Os dados são cruciais para medir o progresso do seu blog e impulsionar melhorias. Mas que tipo de dados você deve analisar? Dependendo da natureza do seu nicho e do nível de compreensão, você pode analisar diferentes tipos de dados estatísticos.
Acompanhar quantos novos usuários visitam seu blog é uma forma de medir o crescimento. Se o seu blog está adquirindo mais sessões este mês do que antes, certamente você deve estar fazendo algo certo.
Um tempo de engajamento baixo não é necessariamente uma coisa ruim. Isso pode significar que seus leitores estão obtendo o que desejam de maneira rápida e saem do seu blog depois de obter o que estavam procurando. Portanto, o “Tempo Médio de Engajamento” é uma métrica importante que desencadeia a “pergunta do porquê”.
Pode ser tentador escrever sobre qualquer coisa que o empolgue. A tendência mais recente do setor, notícias de última hora parecem ser ótimas ideias para seu blog pegar tração. Mas, esses tipos de posts geralmente têm vida útil curta.
Enquanto seu artigo for classificado no Google para consultas de pesquisa relevantes, você receberá tráfego de pesquisa orgânica consistente e passiva. Portanto, pense em produzir conteúdo nas duas frentes. Alguns posts para atingir esses picos de tráfego mas os principais devem ter maior longevidade.
As pessoas que visitam seu site chegaram lá porque estão interessadas no tópico que você aborda. Isso é o mais direcionado para um público que você pode conhecer. É importante que você colete suas informações de contato para poder continuar a comercializar para esses indivíduos.
Felizmente, existem ferramentas de marketing, como o RD Station, que podem te ajudar a coletar e organizar seu e-mail marketing, garantindo o sucesso de seu blog.
Além disso, você desejará usar um formulário de inscrição desenvolvido profissionalmente, para que não haja dúvida de que o usuário se inscreveu na lista de discussão. A última coisa que você quer é ser acusado de enviar spam para aqueles que estão em sua lista de discussão. Algumas das ferramentas de lista de e-mail mencionadas acima possuem formulários ou plug-ins opt-in integrados que são sincronizados com seu blog.
Uma página Sobre realmente incrível precisa ter mais do que apenas os fatos sobre sua empresa. Deve ser a história de você e como você cresceu seu negócio, quais são suas crenças principais e o que o torna diferente de seus concorrentes.
Sua página Sobre deve ser um reflexo de sua declaração de negócios e sua própria personalidade. Torne-o interessante e os leitores sentirão como se conhecessem você em um nível pessoal.
Aproveite o tempo para trabalhar em postagens antigas do blog e leia-as regularmente. Encontre e corrija os erros gramaticais. Mesmo as peças que passaram por várias edições podem conter erros de digitação.
Gere novas ideias e conteúdo de suas postagens antigas. Por exemplo, você pode:
Depois de fazer a pesquisa de palavras-chave, você provavelmente terá várias ideias de postagens de blog. Às vezes, uma grande lista de palavras-chave pode sobrecarregar os iniciantes a um ponto em que eles simplesmente desistem.
Para garantir que isso não aconteça com você, recomendamos a criação de um calendário editorial (um plano tático de jogo). Lembre-se, nenhum blog grande foi construído em um dia. Além disso, siga essa duas dicas:
Como você pode fazer para melhor atender o público do seu blog? Sem conhecer seus leitores fica difícil responder essa pergunta.
Colete informações, estatísticas e faça gráficos. Você pode encontrar pesquisas e enquetes ferramentas úteis à mão. A pesquisa do público do seu blog ajuda a determinar seus dados demográficos.
Dê uma olhada nas diferentes categorias em seu site. Faltam categorias? Você pode criar uma página de hub e apresentar seu melhor conteúdo nessa categoria? Ou talvez você simplesmente queira destacar um tópico específico sobre outros porque sua análise de dados mostrou que os visitantes do seu site estão mais interessados em XYZ.
Com uma página central para seu blog, fica muito mais fácil para os seus leitores irem para o conteúdo mais relevante.
Extensos testes são necessários para otimizar a velocidade de carregamento do seu site. Envolve ajustes diários para alcançar os melhores resultados, mas seu investimento em tempo será recompensado em termos de otimização aprimorada de mecanismos de pesquisa e taxa de conversão.
Os títulos das postagens do seu blog são tão importantes quanto o conteúdo em si. Isso porque os títulos ajudam os leitores em potencial a decidir se devem clicar e ler mais. Preste atenção aos títulos dos artigos que você vê nas notícias, nos artigos de concorrentes e palavras-chave de busca.
Considere utilizar uma ferramenta como o plugin Headline Analyzer, se seu blog estiver no WordPress. Ferramentas como essa te darão uma maior noção de como melhorar seus títulos.
O objetivo principal aqui é alcançar e construir um relacionamento com outros produtores de conteúdo, que pode acabar contribuindo para ambos. Como por exemplo, através de links, menções, parcerias comerciais e muito mais.
Profissionais de relações públicas criam e mantêm relacionamentos com jornalistas, editores e influenciadores para colocar sua marca nos lugares certos. Portanto, não é surpresa que uma forte campanha de relações públicas ajude seu conteúdo a causar o maior impacto possível. Ao mesmo tempo, relações públicas eficazes dependem de ótimas histórias para chamar a atenção. Então, faz sentido que o marketing de conteúdo, que tem tudo a ver com contar histórias, seja uma ferramenta importante da profissão.
Ao combinar suas estratégias de relações públicas e marketing de conteúdo, você está dando a esses jornalistas, editores e influenciadores histórias prontas que têm o potencial de se tornarem virais e causarem ondas poderosas. E, claro, você também gera mais conteúdo sem retrabalho.