Como aproveitar influenciadores B2B da melhor forma

Conforme a publicidade online está aumentando em preço e, em alguns casos, diminuindo em eficácia, empresas de todos os tamanhos estão se voltando para a exposição conquistada por meio do marketing de influenciadores B2B.
Banner como usar influenciadores b2b

Como os influenciadores operam?

O marketing de influenciadores é uma estratégia de marketing em que um influenciador de mídia social promove um produto de uma empresa. O objetivo é usar personas com muitos seguidores engajados para apresentar o produto ou serviço aos seus seguidores. Atualmente, é uma das melhores estratégias de ROI para profissionais de marketing.
Os principais objetivos do marketing de influência são:
Basicamente, é o equivalente moderno da comunicação boca-a-boca. O principal benefício das mídias sociais de hoje também é o fato de que esse tipo de marketing pode ser usado para atingir milhares e potencialmente milhões de novos clientes.
Algumas das principais plataformas de marketing de influenciadores de mídia social incluem Instagram, TikTok, Youtube, Twitter, Instagram, LinkedIn e outras. A maneira como você faz o marketing de influenciadores B2B se quiser usar o LinkedIn, por exemplo, é que primeiro você precisa encontrar os principais influenciadores do LinkedIn e levá-los a promover seu produto.

Como funciona o marketing de influenciadores no B2B?

Você já deve ter ouvido falar sobre o grande potencial que o marketing de influenciadores tem no B2C, mas como exatamente ele funciona no B2B?

Com o marketing de influência B2C, você pode fazer com que seu influenciador publique uma campanha de marketing em seu perfil. Em questão de minutos a horas, você poderá ter suas primeiras compras que virão devido a essa campanha.

Com o marketing de influenciadores B2B, as coisas são um pouco diferentes.
Como você deve saber, o marketing B2B geralmente envolve dois ou mais tomadores de decisão. Então o natural é que esse tipo de marketing de influenciadores B2B demore um pouco mais para ver os resultados. Os resultados provavelmente virão após algumas semanas ou até meses de marketing de influenciadores, ao contrário do B2C.
A segunda coisa que é diferente no marketing de influenciadores B2B é que muitas vezes é tudo sobre a qualidade dos influenciadores e seus seguidores, não necessariamente a quantidade.

Com o marketing de influenciadores B2B, geralmente é melhor escolher influenciadores de nicho com seguidores engajados em vez de influenciadores que têm milhões de seguidores não engajados. O B2B exigirá um pouco mais de persuasão para ser mais bem-sucedido do que o B2C, pois envolve vários tomadores de decisão em outra empresa e provavelmente um processo de tomada de decisão mais rigoroso.

Como e onde você encontra influenciadores para marketing B2B?

Agora, talvez uma das tarefas mais difíceis para os profissionais de marketing seja encontrar os influenciadores B2B certos para ajudá-los a fazer o marketing para eles.

Conteúdo relevante para influenciadores B2b
Com o B2B, as coisas são um pouco mais complicadas no sentido de que a autoridade do influenciador importa muito. É por isso que você precisa prosseguir com muitos escrutínios se quiser encontrar os influenciadores B2B que fornecerão sucesso a você regularmente.

Aqui estão as etapas que você precisa seguir para encontrar os influenciadores com quem deseja trabalhar quando se trata de marketing  de influência B2B.

  • Selecione os canais

    O primeiro passo será selecionar a plataforma em que você deseja trabalhar. Para fazer isso, considere o tom de voz do seu negócio e a natureza dos influenciadores que você está procurando. Você também precisa levar em consideração o nicho específico em que trabalha.

  • Pesquise

    A melhor maneira de encontrar bons influenciadores é usar vários bancos de dados de influenciadores. Ou você pode querer fazer alguma pesquisa e tentar encontrar os principais influenciadores em sua plataforma selecionada para o seu nicho. Isso levará um pouco de tempo e esforço.

  • Organize

    Em seguida, você desejará criar uma lista ou planilha de influenciadores nos quais está interessado. Pode ser útil incluir algumas informações sobre eles, como a contagem de seguidores, o número de visualizações e a taxa de engajamento.

  • Avalie

    Depois disso vem um longo período de avaliação. Não se apresse e saiba mais sobre os influenciadores que você incluiu na lista. Como já mencionado, você precisa tomar cuidado para escolher influenciadores de qualidade. A primeira bandeira vermelha é uma alta contagem de seguidores com muitos perfis falsos seguindo-os – é melhor escolher influenciadores com menos seguidores, mas seguidores de alta qualidade.

Observe que alguns influenciadores podem se aproximar de você primeiro. Se for esse o caso, você também precisa tomar muito cuidado com os influenciadores com os quais decide trabalhar. Não importa com qual pessoa você quer trabalhar, o mais importante é escolher influenciadores confiáveis que produzam regularmente bons conteúdos com muito valor.

E quanto à compensação?

A compensação que você precisará pagar ao influenciador B2B de sua escolha dependerá de alguns fatores. O primeiro e mais significativo fator será o tamanho e a reputação do influenciador.
Se você decidir trabalhar com mega influenciadores, talvez seja necessário concordar com uma taxa com uma agência ou outro representante.

Por outro lado, se você decidir trabalhar com influenciadores B2B menores, talvez seja necessário comprometer os tipos de postagens que usará quando decidir trabalhar com esses influenciadores B2B. A razão é que influenciadores menores tendem a ter um público mais focado, então eles podem não aceitar todas as suas propostas.

A compensação também dependerá do seu orçamento.
Antes de decidir com qual influenciador trabalhar, considere suas finanças. Você deve saber que alguns grandes influenciadores B2B podem ser muito caros para trabalhar, então você pode precisar reduzir um pouco.
Mas de qualquer forma, o bom do marketing de influenciadores é que é mais econômico do que usar anúncios para promover seu produto, por exemplo. Ao mesmo tempo, ele também oferece um ROI melhor, então você não pode errar se decidir sobre o marketing de influenciadores, independentemente do seu orçamento.

Melhores estratégias para marketing de influenciadores B2B

Veja como você pode aproveitar ao máximo o marketing de influenciadores B2B.

Concentre-se no conteúdo do vídeo

O conteúdo de vídeo é o vencedor claro quando falamos sobre diferentes tipos de conteúdo. Em 2022, 82% de todas as visualizações de conteúdo na internet são visualizações de vídeo e o número só vai crescer nos próximos anos, então é melhor dobrar se você tiver o tipo de produto que se encaixa nesse tipo de conteúdo.
Conteúdo em vídeo
Youtube, Instagram e Tik Tok são algumas das melhores plataformas para usar no marketing de influenciadores se você quiser se concentrar no conteúdo de vídeo. Você também pode considerar o LinkedIn e o Twitter para postagens escritas.

Foco em fornecer valor

Quando você tenta o marketing de influenciadores, o mais importante é que você e o influenciador pareçam genuínos. Não force o conteúdo se for comprometer a imagem do influenciador. Em vez disso, é melhor permitir que eles sejam naturais enquanto promovem seu produto.
Pesquisa para conteúdo original no LinkedIn
Embora você queira adicionar algumas coisas ao conteúdo, é melhor deixar o influenciador ter alguma liberdade criativa para incluir seu produto em seus vídeos. Funcionará melhor se for incluído naturalmente de uma forma que não seja forçada. Então é por isso que também é importante escolher os influenciadores certos para trabalhar em primeiro lugar.

Trabalhe com influenciadores com um público engajado

Influenciadores B2B com 50 mil seguidores ou menos normalmente terão um público muito mais engajado do que influenciadores maiores. Portanto, você não deve ignorar aqueles que têm um número relativamente pequeno de seguidores. Lembre-se, qualidade acima da quantidade quando se trata de B2B!

Redes sociais B2b
É melhor trabalhar com alguém que possa cativar seu público. Você pode medir isso através das respostas e da taxa de engajamento dos seguidores dos influenciadores. Por exemplo, você pode fazer isso medindo a porcentagem de seguidores que assistem suas postagens ou vídeos.

Tenha vários influenciadores B2B promovendo seu produto/serviço

Quanto mais influenciadores B2B você usar para promover seu produto ou serviço, mais rápido a notícia se espalhará sobre você.

É claro que trabalhar com vários influenciadores ao mesmo tempo pode ser caro tanto financeiramente quanto em termos de tempo. Mas se você tiver uma equipe dedicada a isso e recursos suficientes, poderá construir rapidamente uma base estável de influenciadores.

Expanda seu leque de plataformas

Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn e Youtube são ótimas plataformas para marketing B2B. Mas você também não deve esquecer de incluir plataformas que normalmente não são vistas por um público mais voltado para os negócios, como o TikTok.
A importância do TikTok parece estar crescendo mesmo na esfera B2B. Em 2021, atingiu a marca de 1 bilhão de usuários, e o número de usuários só cresce. Em alguns anos, o TikTok poderá ter 2 ou 3 bilhões de usuários, o que o tornará indispensável até para oportunidades de negócios.

Acompanhe

Para avaliar o sucesso da sua campanha, você precisa rastrear algumas métricas. Dependendo das plataformas que você usa, a duração da campanha e seus objetivos, pode ser necessário observar diferentes análises. Quantas pessoas você alcançou? Quantos novos clientes você conseguiu como resultado de seus esforços? Quantos novos seguidores você atraiu? Estas são algumas das perguntas para você começar.

Resumindo

Em suma, as tendências e dados atuais sugerem que o marketing de influenciadores é uma das estratégias de melhor ROI na esfera B2B. É muito mais econômico do que os anúncios, mas produz os mesmos resultados ou até melhores.
Assim, com as ferramentas e o orçamento certo, você poderá construir uma poderosa estratégia de influenciadores B2B que funcione.  Então, leve em conta que demandará tempo e esforço. Muitas pessoas subestimam a exigência do marketing de influenciadores B2B. Você precisará gerenciar os influenciadores e também encontrar os certos para trabalhar em primeiro lugar.

Porém, o fato é que diversas empresas líderes em seus setores já usam influenciadores B2B. Em breve, vai se tornar requisito para ter uma boa visibilidade nas redes sociais. Portanto, já é hora de começar a pensar em como utilizar influenciadores no B2B. Se precisar de ajuda, entre em contato com um de nossos especialistas, para mais dicas e estratégias.

Saiba mais sobre o autor
Saiba mais sobre o autor

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.

Rolar para cima

Deixe seus dados que entraremos em contato