O e-mail marketing é encarado por muita gente como o patinho feio do marketing digital. Entretanto há mais de 4 décadas ele vem gerando resultados consistentes para as marcas e negócios que se dedicam a utilizá-lo da forma certa. Bem usado, o e-mail marketing tem a melhor relação custo-benefício entre todas as demais opções disponíveis. Para cada R$ 1,00 bem gasto ele traz de volta mais de R$ 40,00! Definitivamente o e-mail marketing está mais vivo do que nunca. Portanto você não deve deixá-lo de fora de sua estratégia de marketing digital.
Entramos em 2022, com a real possibilidade de mais uma onda global de restrições de locomoções. Novas e mais complexas cepas do coronavírus são as novas ameaças. Mais do que nunca, priorizar o uso do e-mail marketing passa a ser mandatório na estratégia digital de muitos negócios. E por uma razão muita simples: ele mais do que já se provou que funciona. Não somente em tempos normais mas principalmente em tempos atribulados. Sobretudo como esses em que a pandemia ainda ronda sobre nossas cabeças.
Acima de tudo, tanto o ano de 2020 como o de 2021 foram anos de abundância para o marketing digital. Sobretudo potencializado pelas implicações da pandemia da COVID-19. Ela impactou milhares de famílias e além disso limitou muito a circulação de pessoas. Como consequência, mais de 80% das jornadas de compra mudaram de forma radical. Primordialmente elas passaram a acontecer no digital. Não apenas no varejo mas também em diversos outros setores.
Nesse sentido o impacto foi tremendo na forma como as marcas geram tanto visibilidade e engajamento. Bem como na conversão e fidelização de consumidores ou clientes. Tente deduzir qual foi a primeira alternativa de comunicação no digital que a grande maioria das empresas recorreu logo no início da pandemia? O e-mail marketing!
Principalmente 2020 e 2021 foram anos de bonança para a indústria do marketing digital. Todavia, em sentido contrário foram também anos de grandes desafios para a mesma indústria. Nesse sentido por causa de cenários até então não vividos e que nos foram trazidos pela pandemia. Além disso surgiram novos regulamentos de privacidade. Em síntese, eles passaram a restringir ainda mais a captação de dados dos usuários. Portanto, mais um fator para complicar. Com impactos tanto no marketing digital como na vida de seus profissionais.
Porém, em meio a tudo isso, o e-mail marketing continuou gerando resultados. Como vem fazendo constantemente, de forma consistente, há décadas.
Entretanto, se você conversar com um profissional de marketing experiente, obterá uma visão diferente. Em princípio, 7 em cada 10 deles dirá que o e-mail marketing está entre suas principais estratégias para a geração de leads.
Caso não apareça uma tecnologia disruptiva que transforme o e-mail em dinossauro, o canal de e-mail marketing continuará sendo relevante pelos próximos anos.
Logo, se você não está usando atualmente o e-mail marketing, está perdendo uma oportunidade. Principalmente para a geração de leads. Portanto, é super recomendável que você inclua o marketing por e-mail em sua estratégia de marketing digital para 2022.
De antemão tenha em mente de que seu CRM, com os dados básicos dos clientes é somente o início da sua jornada. Nesse sentido, o CRM sozinho, não é suficiente para uma estratégia de sucesso de personalização do seu e-mail marketing. Acima de tudo, personalizar e-mails de maneira eficaz, pressupõe coletar e tratar os dados em todos os canais de marketing e transformá-los em informação que possa ser utilizada em tempo quase real.
Em primeiro lugar, você pode começar essa jornada de captura de dados pelo mais simples. Ou seja, otimizando seus formulários por e-mail a partir de 2022. Nesse sentido, procure coletar dados mais acurados dos usuários nesses momentos. Todavia, tenha cuidado para não sobrecarregar as pessoas com muitos campos nos formulários. Por exemplo, inclua estratégias adicionais com questionários, quizzes, gamificação, entre outras possibilidades.
Em segundo lugar você pode começar a implementar algumas coletas mais sofisticadas. Por exemplo, se alguém baixar um guia em seu site, você pode enviar um e-mail com informações úteis relacionadas a ele de forma instantânea. De maneira idêntica, se alguém adicionar um item ao carrinho e sair do site sem comprar, você pode enviar um e-mail de retargeting para incentivá-lo a concluir a compra. Do mesmo modo se alguém comprar um item qualquer como uma bolsa ou sapato, você pode enviar um e-mail com itens adicionais sugeridos, com alguma promoção.
Uma captura e tratamento de dados um pouco mais sofisticada é geolocalização. Você pode imaginar que é coisa complicada. Nem tanto. Acima de tudo, o mais importante já está pronto: mais de 90% dos brasileiros possuem sua localização liberada para os apps.
Sempre que você utilizar uma estratégia de geomarketing em tempo real poderá acompanhar cada passo de seus clientes. Ou seja, não importa onde eles estejam, você saberá. Em seguida você pode começar a adaptar o conteúdo por conta da localização. Atualmente há soluções superacessíveis que incluem Big Data e inteligência artificial voltadas ao geomarketing. Nesse sentido elas permitem não somente a grandes empresas, mas também a médias e pequenas processar uma enorme quantidade de dados. Logo, incluindo as informações de localização e assim permitindo atuar em tempo quase real.
Todas essas ações implicarão em mais conversões e fidelização à sua marca.
Certamente o grau e capacidade de investimento de cada negócio tem uma relação direta com seu poder de personalização. Todavia mesmo com poucos recursos é possível dar um toque de personalização. Ela tem uma importância incalculável!
Atualmente, personalizar um e-mail, não se trata somente de querer ser simpático assim como causar uma impressão de maior proximidade. Acima de tudo a personalização do marketing por e-mail é importante porque as pessoas assim o esperam.
Constantemente, todos nós, recebemos dezenas de e-mails todos os dias. Portanto aqueles e-mails que se destacarão no seu correio e farão você abri-los e dar uma olhada serão aqueles que foram personalizados. Nesse sentido, foram pensados para se destacarem no meio da multidão. Com a personalização do e-mail, você pode aplicar dados de marketing oriundos de várias plataformas. Dessa forma é possível agregar valor aos destinatários e torná-los mais propensos a atuar no sentido do seu objetivo.
A personalização de seu e-mail marketing é o que permite que você atenda às necessidades e interesses exclusivos de cada destinatário. Ao mesmo tempo que os guia para a próxima etapa do funil de vendas. Considere um indicador aqui: e-mails personalizados, aumentam as conversões em torno de 10%.
Em suma, deixe para trás o conceito de que personalização já acontece apenas como a inclusão do nome e empresa do destinatário, assim como outras informações tradicionais do CRM, no corpo do e-mail. A personalização nos dias de hoje vai muito além disso. Confira a seguir algumas sugestões de personalização.