Vale a pena entrar no TikTok?
A descontração é quem manda no TikTok. A plataforma de compartilhamento de vídeos ainda é crua em certo sentido, não possuindo regras rígidas de censura, o que é parcialmente o motivo pelo qual tantos jovens são atraídos à plataforma. O ambiente no TikTok geralmente é bem descontraído, então procure identificar se sua marca se encaixa neste perfil. Ainda assim, marcas que possuem um tom maior de seriedade conseguem ter sucesso ao ter um conteúdo informativo e acessível, sem o lado humorístico. Portanto, é uma questão de integrar sua linguagem com a da plataforma.
Além disso, aqui estão algumas perguntas que você deve se fazer antes de montar sua estratégia de conteúdo para TikTok:
Minha persona está no TikTok?
Sua persona é a alma do seu negócio. Afinal, é o grupo de pessoas com quem seu produto mais ressoa. Se você está no mercado há algum tempo, provavelmente tem uma boa quantidade de dados sobre seu público-alvo. Capaz que já tenha uma persona definida.
Então, depois de coletar os dados necessários, verifique se o público do TikTok se encaixa no perfil do seu cliente. Para referência, 32,5% dos usuários do TikTok no Brasil têm entre 10 e 19 anos. Portanto, por exemplo, se você vende software de contabilidade empresarial, é provável que tenha dificuldade em gerar conteúdo para este público no TikTok. Estes dados sobre seu público, aliados a estudos do mercado, que devem pautar a decisão de produzir conteúdo para o TikTok ou não.
Qual é o seu propósito ao ter conteúdo no TikTok?
Embora plataformas como Twitter ou LinkedIn possam ser melhores vias para conteúdo e diálogos otimizados para conversão, não ignore a importância do reconhecimento de marca que pode ser gerado pelo TikTok. Reconhecimento que futuramente irá sustentar conversões conforme seu público for seguindo na jornada de vendas.
Seus concorrentes possuem conteúdo no TikTok?
- Como eles formatam e estruturam seus vídeos?
- Qual é a mensagem deles?
- Com que frequência eles promovem diretamente seu produto?
- Com que frequência eles pulam nas últimas tendências?
- Que tom eles estão usando?
Os benefícios da estratégia de marketing de conteúdo de TikTok para sua marca:
Menos concorrência
Isso deixa o TikTok pronto para inovação e novas vozes. Muitas grandes marcas ainda precisam migrar para o TikTok, apesar de terem uma presença sólida no Instagram e no Facebook.
Oportunidade para um diálogo aberto
Portanto você pode usar isso a seu favor. Responda a comentários negativos em vez de simplesmente excluí-los, inicie discussões e envolva-se.
Viralidade
A música foi o principal gancho para incentivar os usuários do TikTok a criar conteúdo sobre a série e eles mesmo virarem embaixadores da marca. Por meio de um desafio de hashtag, os usuários do TikTok puderam fazer um dueto com Emicida e cantar um rap em homenagem à série. O formato permite que as marcas coloquem os usuários no centro de suas conversas e alcancem um sucesso de mídia incomparável.
7 dicas para sua estratégia de conteúdo para TikTok
1. Acompanhe e envolva-se com as tendências virais
Essas tendências vêm e vão toda semana, por isso é importante ficar de olho no que está sendo popular. Você também pode usar a página de descoberta do TikTok para ajudar em sua pesquisa.
2. Lance competições
3. Use músicas que estão em alta nos seus vídeos
4. Entre em contato com influenciadores
5. Publique regularmente
6. Comente regularmente
7. Defina metas
Conclusão
Fontes: Social Media Examiner, Hootsuite e Influencer Marketing Hub.