Landing Pages – Guia definitivo de criação e otimização

Definitivamente as landing pages são fundamentais para um marketing digital de sucesso. Landing pages são páginas dedicadas em seu site criadas para converter fontes específicas de tráfego, como de anúncios ou promocional, isto de forma rápida e melhor do que qualquer outra página.

Landing page - exemplo landing wedoiti

Índice do artigo

Capítulo 1 - Fundamentos básicos sobre landing pages

O objetivo deste capítulo é apresentar os fundamentos básicos e os  benefícios das landing pages.  Além disso,  como elas podem ajudar a melhorar o desempenho das suas ações de marketing digital mais rapidamente.

Landing pages e página inicial

A princípio os visitantes podem navegar e converter em muitas páginas diferentes do seu site. Contudo nem todas as páginas do seu site são landing pages. Se você não projetou e a desenvolveu para uma fonte específica de tráfego e campanha de marketing, e além disso ela não fornece uma oferta e um call-to-action (CTA), então não é uma landing page.
Pense na sua landing page como uma ponte para a conversão. Os visitantes podem entrar na página inicial e navegar para uma página específica com facilidade, mas o objetivo da landing page não é converter tráfego, é oferecer uma ponte para uma página que o faça.

Benefícios das landing pages

Boas landing pages oferecem muitos benefícios, mas duas características se destacam como as mais importantes:

1. Oferecem um caminho claro

Você provavelmente já ouviu falar que os humanos têm uma capacidade de atenção mais curta do que a de um peixinho-dourado que é de 9 segundos! Essa é uma constatação surpreendente, apesar disso, nos distraímos facilmente quando estamos sobrecarregados pela escolha. Uma landing page que facilita uma jornada de escolha, alivia a ansiedade do usuário e cria um caminho claro e objetivo para a conversão.
A taxa de conversão média de uma landing page é de 9,7% (muito maior do que qualquer outra página) e as empresas veem um aumento de leads em 55% quando aumentam o número de landing pages.
wedoiti - landing page

2. Podem ser criadas ou modificadas de forma fácil e rápida

Principalmente por conta da facilidade atual oferecida por sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) como o WordPress e o Wix a criação de sites se tornou mais accessível. Entretanto  adicionar uma landing page tanto bem construída como  performática  requer mão de obra especializada. Nesse sentido, pelo menos de um web designer, um redator  e um desenvolvedor.
De qualquer forma, quando uma peça criativa precisa passar pela mão de vários especialistas antes de ir ao ar, você certamente terá um esforço adicional de gerenciamento para manter todos alinhados.
Todavia nem todos podem contar uma equipe multidisciplinar na criação de suas landing pages. Como consequência, muitas empresas viram nisso uma oportunidade e daí surgiram soluções que facilitam muito a construção de landing pages. Ou seja, que procuram abstrair ao máximo a complexidade tecnológica  e assim  ajudar você a criar sozinho suas próprias landing pages.  Dessa forma, com um mínimo de conhecimento tecnológico e em poucos minutos você pode criar uma landing page a partir de um modelo usando um editor de arrastar e soltar.
Atualmente, com a solução certa, qualquer pessoa pode criar landing pages, mesmo quem ocupa funções não técnicas, como escritores, designers, gerentes de projeto e profissionais de marketing de conteúdo. O que acaba tornando o processo de criação de landing pages mais rápido e fácil de publicar e mais escalável do que construir páginas para um site.

Quando você deve usar landing pages?

A princípio você pode usar landing pages para praticamente qualquer tipo de campanha. Não há regras, mas vamos explorar alguns dos casos de uso mais comuns:
landing pages - landing exemplo

Tipos de Landing pages

Em síntese as Landing pages existem em todas as formas, tamanhos, velocidades e cores. Usualmente, você pode agrupar as Landing pages em duas categorias principais:

Landing pages de cliques

Landing pages de cliques não possuem um formulário. Ao invés de um formulário, ela usa um botão de chamada para ação (CTA) que os visitantes precisam “clicar” para passar da landing page para a conversão. Frequentemente oque vem a seguir é um carrinho de compras ou página de checkout.

Quando você deve usar uma landing page de clique? Principalmente Para ofertas de fundo de funil. Logo quando os visitantes podem concluir sua compra ou conversão no site sem a ajuda de um representante de vendas.

CTAs comuns usados em landing pages de clique:

Landing pages de captura de leads

Primordialmente uma landing page de captura de leads (ou landing page de geração de leads) é uma landing page que inclui um formulário para os visitantes enviarem suas informações de contato.
Normalmente, os formulários de geração de leads solicitam uma combinação de informações de contato e informações demográficas, como tamanho da empresa, número de funcionários ou URL do site.

Com toda a certeza, é muito eficiente usar as landing pages de captura de leads quando o intuito é qualificar leads antes de vender um serviço ou quando quiser coletar dados próprios em troca de um download, como um guia ou um e-book.

CTAs comuns da landing page de captura de leads:
landing page - telas com dados landing

Elementos de landing pages de alta conversão

Entre os principais elementos de uma landing page de alta conversão estão algumas características essenciais como:

Capítulo 2 - Dicas básicas para construir suas landing pages

Neste capítulo você encontrará um resumo com as principais dicas para construir suas landing pages. Em suma,  dotá-lo dos principais conhecimentos que o levarão a aperfeiçoar cada um dos elementos de suas landing pages. Logo fazer com que você consiga  otimizar tudo o que é possível para obter o maior número possível de conversões.

Chame atenção com o título de sua landing page

Acima de tudo, o título da sua landing page deve chamar a atenção dos visitantes!  Nesse sentido você deve fornecer um benefício concreto ou uma proposta de valor e torná-los cientes se você é ou não a opção certa para eles.

Confira a seguir alguns exemplos de  títulos e subtítulos que podem lhe ajudar a pensar nos seus:

Segmente seu público-alvo

Definitivamente uma ótima segmentação de seu público-alvo começa muito antes de você veicular um anúncio ou direcionar tráfego para uma landing page. Ela começa durante a fase de diagnóstico, antes mesmo de você desenvolver sua estratégia de marketing digital.
Como resultado da segmentação do seu público-alvo, tanto para campanhas como para landing pages, cada um dos pontos de atenção a seguir exigem uma mensagem diferente:
A princípio, não é tão simples e barato criar uma campanha com uma landing page diferente para cada segmento específico. Contudo, mesmo que você tenha recursos às vezes não faz sentido fazer isso. Por outro lado isso não significa que você deva abordar vários segmentos somente com uma única landing page. A experiência aqui conta muito sobrequal a melhor estratégia.
wedoiti - exemplo de landing duas maquinas

Disponibilize um suporte inteligente

Definitivamente a tendência de chatbots inteligentes demorou a se consolidar, mas finalmente ela está aí disponível para todos. Até 2023, espera-se que 85% das empresas adotem esse tipo de tecnologia no atendimento. Faz sentido, considerando que 69% dos compradores exigem suporte 24 horas por dia e 73% dos clientes consideram ser essa uma forma satisfatória de comunicação com uma empresa.
A Coca-Cola Brasil procurava uma forma de aprimorar a comunicação com clientes e consumidores. O objetivo era melhorar os resultados de operações internas e o aumento de vendas B2B, além de otimizar o engajamento e o relacionamento com consumidor final.  Ao adotar a plataforma da Take a Coca-Cola superou seus desafios, investindo na criação de dois contatos inteligentes, cada um com habilidades e objetivos específicos.
Os resultados dos investimentos da Coca-Cola nos assistentes virtuais são impressionantes. No B2B, em uma das suas franquias, o assistente virtual passou a representar 30% dos pedidos em menos de um mês.  NO B2C, já na primeira promoção com o outro assistente virtual, foram trocadas mais de 80 milhões de mensagens pelo WhatsApp, alcançando 40% dos participantes dentre todas as outras formas de inscrição.
Portanto, quando usado corretamente, o suporte inteligente pode ajudar a fornecer respostas em tempo real, atrair visitantes e direcionar mensagens, o que pode aumentar as conversões. Sem mencionar que uma porcentagem crescente de seus clientes potenciais espera isso.

Nunca venda o último passo, e sim o próximo.

Eventualmente é tentador usar a landing page para ir direto ao ponto: a venda. Em muitos casos, há uma etapa de conversão antes dela, como uma demonstração, uma consulta ou uma reunião de vendas. Então não se afobe.
Em contrapartida, não estamos sugerindo que você não venda os recursos e benefícios de seu produto ou serviço na landing page. Mas se o seu caminho de conversão incluir uma etapa entre o formulário de lead e uma venda, não se esqueça de vender essa próxima etapa também.

Otimize a landing page para ser vista nos celulares

O Brasil tem 440 milhões de dispositivos digitais (computador, notebook, tablet e smartphone) em uso, ou seja, são dois por habitante, de acordo com a 32ª edição da Pesquisa Anual do FGVcia sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas feita pela FGVcia em 2021.
O estudo também revela que são vendidos quatro celulares para aparelho de TV no Brasil. Com relação a computadores, em 2021, o Brasil ultrapassou os 200 milhões de unidades (desktop, notebook e tablet) em uso, ou seja, 9,4 para cada 10 habitantes (94% per capita).  Entretanto, a venda desses aparelhos, que totalizaram 11 milhões, foi 8% menor em 2020 ante ao ano anterior. Em relação aos smartphones, a estimativa era de 242 milhões de unidades em uso no Brasil em junho daquele ano, ou seja, mais de um por habitante.
Em síntese, os dispositivos móveis chegaram para ficar e hpje já são maioria. Portanto suas landing pages precisam refletir prioritariamente as necessidades dos usuários de dispositivos móveis.

Aumente a velocidade de carregamento

De antemão, tenha sempre em mente que, landing pages com carregamento lento são barreiras de conversão. Uma pesquisa conduzida pelo Google descobriu que para cada 1 segundo de melhoria na velocidade da página, as conversões aumentam 2%.  Páginas lentas matam as conversões, nesse sentido a mesma pesquisa descobriu que, à medida que o tempo de carregamento da página vai de 1 segundo para 3, a probabilidade de  rejeição aumenta 32%.
Temos um artigo completo sobre performance do site, recomendamos sua leitura.

Formate o conteúdo adequadamente

Primordialmente, 81% das pessoas vasculham o conteúdo do site, e geralmente o visitante médio do site lê no máximo de 20 a 28% das palavras na página durante uma única visita. Para garantir que sua landing page comunique seus principais benefícios, formate-a de acordo, considerando o uso de: 

Procure colocar incentivos em sua oferta

Um dos incentivos mais comuns é o frete grátis: 73% das pessoas estão mais propensas a comprar um item se ele incluir frete grátis. Quando se trata de landing pages, use incentivos para aumentar as conversões de três maneiras:

Pense no design das suas landing pages

Acima de tudo, uma landing page bem projetada usa recursos visuais para adicionar ênfase, incorpora muito espaço em branco, usa linhas de orientação para direcionar a atenção e cria confiança repetindo elementos de design, estilizando de forma consistente e aproveitando transições suaves. Para melhorar a experiência do usuário em suas landing pages, dobre sua atenção em três pontos principais:

Linhas Orientadoras

Antes de mais nada , faça um exercício: quantas linhas existem ao seu redor? Dê uma olhada no ambiente em que você está. Sua área de trabalho ou mesa faz uma linha horizontal, os cantos da sala fazem linhas verticais, as janelas têm linhas angulares. Quase tudo feito por humanos tem pelo menos uma linha, dependendo da sua visão.

Linhas verticais

As linhas verticais dão a impressão de estabilidade e movimento ascendente. Elas naturalmente guiarão o olho para cima ou para baixo em sua página.
wedoiti - horizontal

Linhas horizontais

As linhas horizontais proporcionam uma sensação de aterramento e solidez. Proporcionam descanso e repouso. Elas são comumente usadas em sites e Landing pages.
wedoiti - horizontal

Linhas diagonais e angulares

Estas proporcionam uma sensação de dinamismo e movimento. Esses tipos de linhas são ótimos quando você quer agitar as coisas ou ilustrar os conceitos de urgência, drama ou energia.
wedoiti - horizontal

Linhas Curvas

Linhas curvas são menos formais do que linhas retas. Eles são melhor usados quando a sensação da sua página precisa ser divertida e um pouco mais dinâmica.
wedoiti - linhas curvas

Ritmo

De antemão o ritmo é o que ajuda a criar fluxo em sua landing page e permite que os visitantes criem confiança e encontrem mais facilmente as informações que estão procurando. Sem um bom ritmo, o todo pode se tornar uma bagunça.
Algumas maneiras pelas quais o ritmo é usado em um design eficaz nas landing pages orientadas à conversão são:

Consistência de estilo

Antes de tudo, para ter esse princípio de estilo faça um esforço conjunto para usar cores de forma consistente, usando padrões e as mesmas fontes, além de outros elementos decorativos que você usa para sua marca geral principal.

Elementos de repetição

Repetir os mesmos tipos de elementos ajuda bastante a fornecer confiança aos visitantes do seu site.
Isso pode significar repetir títulos com os mesmos tipos de estilo, repetir caixas de informações com as mesmas cores de fundo ou, no caso de páginas de vendas mais longas, repetir botões onde fizer sentido.

Abrace o espaço em branco nas suas landing pages

A princípio um espaço em branco refere-se às áreas vazias entre os elementos gráficos da sua landing page. Sobretudo, os espaços em branco são muito importantes para criar equilíbrio e direcionar a atenção dos visitantes, além de ajudar na legibilidade criando contraste.
Pense no espaço em branco como um rio pelo qual seus visitantes flutuam, do topo da página até a base. Enquanto os ícones ou setas funcionam como dicas direcionais explícitas, o espaço em branco funciona como uma dica direcional implícita.

Adicione imagens com propósito

À primeira vista, uma imagem vale mais que mil palavras. Isso porque 90% das informações transmitidas ao nosso cérebro são visuais, e as imagens são muito mais memoráveis do que as palavras.
A primeira vista as imagens são a porta de entrada que seus visitantes perceberão no início da jornada por sua landing page. Em primeiro lugar, as imagens irão te auxiliar a chamar a atenção dos visitantes. Em segundo lugar elas também fornecem contexto, pois enquanto você usa imagens você também está apoiando o conteúdo textual. Em terceiro lugar as imagens também podem não somente transmitir emoção como também  demonstrar o funcionamento do seu produto ou serviço.
Landing pages - imagens com proposito movimento

Use vídeos

Definitivamente os vídeos em landing pages proporcionam um leque infinito de possibilidades para transmitir informações. Eles permite maior profundidade na comunicação atendendo às necessidades dos visitantes. Além disso o vídeo faz mais do que comunicar rapidamente os principais benefícios do seu produto. Ele fortalece relacionamentos, aumenta o alcance da sua marca e torna simples para os consumidores entender exatamente o que é tão atraente na sua oferta.

O HubSpot fez alguns levantamentos interessantes sobre o uso de vídeos:

Portanto é fundamental que você invista no formato vídeo para que você tenha uma landing page de sucesso. Entre as principais recomendações para que você tenha uma boa landing page, estão: Faça um roteiro descrevendo como você pretende que seu vídeo seja, insira um CTA em seu vídeo, utilize opções de execução automática pensando na experiencia do usuário, crie vídeos curtos, se certifique de que o vídeo seja atual e envolvente e o mais importante, não se preocupe em ser perfeito.

Capítulo 3 - Como ter uma landing page performática

Primordialmente, para ter uma landing page de alta conversão é imprescindível que ela passe por diversos processos que visam uma boa experiencia do usuário e que por consequência tornam ela performática. Para entender o quão eficazes são as landing pages no Brasil, a RD Station fez um estudo que abrangeu 20 mil páginas. Como resultado, o estudo descobriu que a taxa de conversão média de landing pages no Brasil é de 19,9%. Além disso o estudo concluiu que apenas 1 em cada 10 páginas consegue superar a taxa de 50% em conversões. Então é muito importante conhecer as orientações básicas que o levem a aprimorar suas landing pages e assim a obter melhores resultados. Nesse sentido, relacionamos a seguir as principais o que consideramos como principais orientações.

landing pages - animação landing

Estabeleça uma hierarquia visual

Uma hierarquia visual suporta a arquitetura de informações, ajudando os visitantes a navegar em landing pages com facilidade e adicionando ênfase a certas partes em detrimento de outras. Para isso, se atente a algumas questões:

É um fato que nenhum design de landing pages que se prezem estarão completos sem uma hierarquia visual claramente definida. Para que você atinja uma hierarquia visual mais consistente para o layout da sua landing page, é importante que você adote a mesma hierarquia visual que seu site ou marca já utiliza.

Proporção 1:1

Uma proporção muito importante para a estrutura das suas landing pages é a de links em relação a sua meta de conversão. Nesse sentido, por exemplo, se sua landing page tiver apenas uma meta de conversão, como uma avaliação gratuita, e um link, a sua landing tem uma proporção perfeita de 1:1.

A proporção 1:1 é ideal porque causa menos distrações nos visitantes e cria um caminho claro, a sua landing terá um caminho intuitivo e simplificado. Toda campanha que envia tráfego para sua landing page deve ter um único objetivo, assim como sua landing deve ter um único objetivo. Adicionar links de navegação desnecessários, links de rodapé ou ícones de mídia social tem o poder de desconcentrar todo o seu objetivo.

Padrões de visualização nas suas landing pages

O modelo (padrão) de visualização da sua landing page é responsável por organizar todos os seus elementos com um único objetivo: privilegiar a experiência do usuário e facilitar sua navegação no conteúdo que procura.

Cada usuário que visitar suas landing pages tem um padrão de visualização subconsciente que ele utiliza para processar o conteúdo existente na página. Esse padrão pode ser diferente para cada usuário. Da mesma forma ele pode mudar um pouco dependendo do tipo de conteúdo que ele está visualizando. Todavia predominam dois padrões mais populares de visualização. São eles o padrão Z e o padrão F.

wedoiti - hierarquia visual exemplo
Ambos os padrões de visualização atendem a um propósito exclusivo com base no tipo de conteúdo que você está criando. Projetar seu conteúdo para fluir com esses padrões ajudará os usuários a ter uma experiência muito melhor.

Landing pages no padrão Z

O padrão Z segue um caminho que começa no canto superior esquerdo e segue para o canto superior direito. Depois ele desce com um bom espaçamento até o canto inferior esquerdo e segue em direção ao canto inferior direito. Esse padrão é melhor usado para aquele conteúdo que não é pesado em texto. A princípio, se você projetar seu conteúdo para fluir com esse padrão ajudará seus visitantes a analisar cada elemento rapidamente e ter uma noção de onde você coloca o peso de cada elemento.

Landing pages no padrão F

Já o padrão F é mais utilizado em páginas com muito texto, como artigos de blog e páginas detalhadas de notícias, produtos ou serviços. No padrão F, o usuário normalmente examina a landing page do canto superior esquerdo para o canto superior direito, depois para a próxima linha da esquerda para a direita e assim por diante.

Cause uma boa primeira impressão

Boas landing pages convencem o visitante a ficar na página logo quando ela carrega, sem mesmo rolar pra ver mais, ou seja, acima da dobra.

wedoiti - user ex
Embora muitos visitantes não convertam apenas na seção acima da dobra (eles precisarão rolar para baixo para obter mais informações), projete-o como se pudesse, incluindo todos os elementos essenciais:

Sessão de benefícios

Por último, e não menos importante, uma landing page precisa de uma seção dedicada aos benefícios concretos que seus clientes podem esperar obter ao usar seu serviço ou produto. Se esforce aqui para reafirmar o valor que pretende fornecer e como pretende fazê-lo.

Capítulo 4 - Erros comuns em landing pages

Acima de tudo, tenha em mente que pequenos erros no desenvolvimento da sua landing page trarão consequências terríveis para os resultados que você almeja com sua campanha. Nesse sentido, existem diversas práticas recomendadas na construção de uma landing page que merecem a sua atenção, do contrário diversos problemas, que são comuns em landing pages mal elaboradas serão facilmente observadas. A seguir separamos alguns dos principais erros que você não deve cometer ao criar sua landing page:
landing pages - erros

Desordem

Em primeiro lugar, destacado, vem a desordem. Ela é um dos erros cometidos mais comuns. Logo ela ocorre ao não se levar em conta os aspectos relacionados com a experiência do usuário. Quando isso acontece, você gera confusão na cabeça do usuário. Além disso pode distraí-lo na jornada que você queria que ele fizesse para chegar no CTA.

Ter landing pages organizadas não apenas ajuda a aumentar as taxas de conversão. Mas isso leva a uma legibilidade mais fácil, melhor experiência e visitantes mais felizes.

CTA não intuitivo

Em segundo lugar, não deixe que o elemento mais importante da sua landing page, o seu CTA, se perca no seu design. Um contraste de cores insuficiente entre a cor do botão, a fonte e o plano de fundo também podem gerar um grande problema na percepção visual do CTA, fazendo com que o visitante se sinta confuso e você provavelmente perca leads. Portanto fique atento a esses detalhes.

Landing pages com muitas solicitações

Em terceiro lugar fique atento as informações que solicita. Pedir muitas informações do usuário no formulário não é uma boa prática. Do mesmo modo se você apresentar CTAs demais na página fará com que seu visitante se sinta intimidado. Torne as coisas mais simples e fáceis para os usuários e não dê a ele muitas coisas para pensar.

Má legibilidade

Em quarto lugar zele pela legibilidade. Assim como as pessoas não querem ler muitas informações, a menos que sejam atraentes e interessantes, elas também não vão ler coisas que não são fáceis de compreender. Alguns desses problemas podem ser observados no texto, onde a fonte pode não estar contrastando o suficiente com o fundo, ou no tamanho da própria fonte que se for muito pequena pode dificultar a visualização, além também da quantidade de texto, se você apresentar uma massa de texto muito grande isso fará com que sua landing page perca legibilidade.
Você pode corrigir esses problemas tomando ações distintas, por exemplo, trabalhando com parágrafos de 60 a 75 caracteres. Transformando suas seções em segmentos legíveis dispostos um ao lado do outro.
landing pages - organização

Landing pages com tipografia ruim

Em quinto lugar procure se certificar de que suas fontes correspondam às personalidades do seu público e evite incompatibilidades. Em outras palavras, suas decisões em relação a tipografia podem mudar completamente a forma com que o usuário percebe a sua landing page. Quando o espaçamento do seu texto é muito pequeno a impressão que fica é de que ele está desorganizado e fica difícil de ler. Outra característica de uma tipografia ruim é quando você usa muitas fontes e pesos diferentes em uma única landing page. Uma boa sugestão é limitar a quantidade delas em até 3 fontes diferentes.

URLs ineficazes

Em sexto lugar teste as URLs para garantir que elas estejam vinculadas ao destino desejado. Percorra todo caminho que você quer que o usuário trilhe pensando em uma boa experiência do usuário. Nesse sentido, teste também todos os links ao longo da jornada de engajamento que você preparou para seu visitante.

Sobrecarga de links

Acima de tudo, com muitos links espalhados pelas suas landing pages, apresentando opções e distrações, você acaba correndo o risco de perder seus objetivos. Além de também perder parte da sua credibilidade. Sob o mesmo ponto de vista, se as pessoas sabem claramente o que você quer que elas façam, elas geralmente o fazem. Então não aponte para muitas direções, ou seja, não use muitos links.

Usar rodapé

Remova seus rodapés. Eles contribuem para a distração dos seus visitantes. Você pode inserir as informações adicionais, que você anteriormente usava em rodapés, nas páginas de agradecimento.

Título confuso

O título da sua landing page é um ótimo estímulo para chamar a atenção dos visitantes, então não o desperdice com uma mensagem confusa. Brian Clark , CEO da Rainmaker Digital e fundador do Copyblogger, diz que o título da landing page é a sua chance de dois segundos de superar os filtros de atenção rápidos. Eem outras palavras o título define se o visitante tomará a decisão de continuar na sua landing page ou não.
nazare - wedoiti
Portanto, seja super específico sobre sua oferta em seu título. E não perca de vista os seus recursos e benefícios que tem a oferecer. As pessoas são mais propensas a entender os benefícios do que os recursos. Tente responder de forma bem direta algumas dessas questões que os usuários normalmente têm:

Landing pages com muitas distrações

De acordo com a Mlabs, geralmente a taxa de rejeição, ou seja, a porcentagem de pessoas que entram no seu site e não convertem, de uma landing page é muito alta, no caso 70-90%. Portanto é fundamental que você trabalhe ao máximo para que esse número seja o menor possível. Então tente manter os processos dentro da sua landing page o mais simples possível com poucos cliques, elimine todas as suas distrações, que podem ser links, imagens, opções e escolhas, barras de navegação, botões de compartilhamento social, rodapés, barras de widgets etc. Dê às pessoas poucas opções com simplicidade para que se concentrem.

Oferta pouco clara

Semelhante ao erro de distrações, é importante desenvolver seu conteúdo com o seu objetivo em mente. Caso contrário, as pessoas se sentirão atordoadas e confusas e poderão abandonar sua página.

Landing pages repetitivas

O único momento em que você deve ser repetitivo é na hora de combinar sua palavra-chave com seu anúncio e landing page. Ser repetitivo em sua página de destino é um desperdício de espaço valioso. Use conteúdos textuais diferentes para demonstrar os benefícios que você tem a oferecer e, se possível, trate sobre as perguntas frequentes que seus visitantes podem ter para eliminar o atrito e gerar um maior interesse.

Uso errado da página de agradecimento

Logo após você efetuar uma conversão, certifique-se de manter seu lead no caminho certo e continuar no funil de vendas. As páginas de agradecimento também fazem parte da experiência da landing page. Seus visitantes são convertidos neste momento, então diga a eles exatamente o que esperar para os próximos passos, então seja específico.
Além disso, este é o lugar para compartilhamentos em redes sociais e espaço para inserir links adicionais e barras de navegação. Se você perder alguma dessas etapas, possivelmente está usando incorretamente a página de agradecimento.

Landing pages sem credibilidade

Por último, perder credibilidade significa que seus visitantes estão se sentindo desconfiados em relação a propriedade da sua landing page. Nesse sentido, faça com que as pessoas se sintam seguras quando visitarem sua página e faça com que percebam que estão no lugar certo. Entre algumas maneiras de evitar esse problema estão: Use mensagens consistentes, use personalidade consistente, escreva conteúdo relevante, use depoimentos realistas, não prometa demais, não exagere e use termos comuns.

Capítulo 5 - Melhore suas landing pages com fundamentos psicológicos

A princípio não é tão simples compreender os fundamentos psicológicos que guiam a percepção humana e nossos comportamentos reativos. A ciência por trás do comportamento do comprador e marketing persuasivo fazem parte de estudos muito complexos. Contudo se analisarmos elementos básicos e tentarmos aplicar durante o desenvolvimento das landing pages é fato que a taxa de conversões crescerá.
Ao incorporar esses conceitos de psicologia de marketing em seus projetos, você vai conduzir o comportamento de seus visitantes com mais facilidade e incentivá-los a converter com mais eficiência. A seguir separamos algumas técnicas que vão te auxiliar substancialmente.
wedoiti - psicologia do marketing

Identidade de landing pages

Assim que as pessoas visitem a sua landing page, é importante que elas sintam uma sensação de identidade e pertencimento.
As pessoas têm uma quantidade limitada de espaço em sua memória de curto prazo. Segundo o médico Drauzio Varella, a memória de curto prazo atua no momento em que a informação está sendo captada, daí essa mensagem é mantida por alguns segundos e, em seguida, ela é enviada para ser armazenada por períodos mais longos, ou ser descartada. Sendo assim, uma campanha de marketing precisa ser atrativa e ter aditivos que fazem com que o público se identifique com a marca ou produto de maneira rápida.
Não há nada pior para as conversões do que assustar as pessoas assim que elas chegam à sua página. Isso pode acontecer porque o anúncio em que clicaram os leva a uma página que os faz se sentir como um estranho perdido.
Ao passo que quando você desenvolver seus princípios de identidade nas suas landing pages, tenha em mente o que você quer que os visitantes se identifiquem. Seus visitantes precisam se identificar com vários elementos das suas páginas, como a emoção, oferta, mensagem e com o tom da sua página.
landing pages - identidade

Interesse Próprio

Em primeiro lugar, as pessoas se preocupam consigo mesmas, então certifique-se de focar toda a sua landing page no seu visitante. A maneira mais clara de tornar sua página totalmente voltada para o visitante é sendo explícito ao mostrar como sua oferta melhorará a vida deles.
Tudo na sua página de destino deve ser sobre o visitante. Dê-lhes algo de graça, resolva seus problemas, fale na língua deles, concentre-se em seu humor. Ou seja, faça tudo sobre seu visitante.

Emoção

Assim como é fundamental evocar uma emoção relevante com a qual seus visitantes possam se identificar facilmente para ajudar a persuadir o comportamento do comprador. Normalmente tomamos decisões de compra com base em nossas emoções.

Contar histórias

De fato, contar histórias nos ajuda a nos conectar com as coisas. A maneira mais rápida de fazer com que seus visitantes se identifiquem com sua oferta é por meio de uma narrativa convincente, sendo mais fácil ainda quando você combina com recursos visuais.

Conteúdo e tom das landing pages

Fale com seus visitantes de forma conversacional em suas landing pages e seja intencional com suas palavras e tom. Acima de tudo, o conteúdo da sua landing page é mais uma oportunidade de obter a resposta desejada, então aproveite.

Ciclo de Ação

A HubSpot descobriu que 96% dos visitantes de suas landing pages não estão prontos para comprar. Isso é muito impressionante. A chave é saber tudo sobre seus visitantes, como e de onde eles vieram e em qual estágio do funil de vendas eles estão, antes de se esforçar para a conversão. E após a conversão, você ainda deve manter uma um bom atendimento, garantindo que o cliente esteja satisfeito e que em um futuro volte. Segundo a pesquisa, divulgada pelo portal Mercado & Consumo, um bom atendimento ao cliente é fundamental para 94% dos entrevistados, então tenha isso em mente.
wedoiti - funil de vendas

Compromisso Gradual

Primordialmente, um pequeno compromisso pode ser usado para impulsionar seus visitantes a assumir compromissos cada vez maiores. As pessoas que se comprometem, oralmente ou por escrito, com uma ideia ou objetivo, são mais propensas a honrar esse compromisso. É o que as pesquisas apontam.
Como você consegue que as pessoas assumam pequenos compromissos em suas landing pages? Adicione mais campos aos seus formulários e use formulários de várias etapas. Torne os campos de baixa ameaça mais fáceis e simples que os primeiros em seu formulário. O compromisso deve crescer a partir daí.

Explique o “Porquê” Primeiro

Antes de mais nada explique as motivações que levariam alguém a efetuar a compra do seu produto ou serviço. Pense nisso como uma base de necessidade de saber, onde apenas as pessoas que são relevantes e podem se beneficiar de saber algo são as que estão informadas.
Se a sua landing page não for imediatamente relevante para o seu visitante, você corre o risco de eles abandonarem sua página.

Efeito de sobriedade

A princípio o efeito de sobriedade é o momento antes de seus visitantes converterem. É aquele momento em que seus visitantes pensam que terminaram de pesar suas opções e estão prestes a clicar no seu CTA ou fazer uma compra. Então a possibilidade de desistir de algo os atinge. Eles se perguntam novamente “o quanto eu preciso disso?”.
A psicologia de marketing pode combater esse efeito, garantindo que a área ao redor do seu CTA esteja livre de qualquer atrito de conversão, o que pode reforçar a decisão de seus visitantes de avançar com sua oferta.
Aqui estão três dicas de design de CTA:
1. Evite pensamentos negativos
Evite usar palavras assustadoras perto do seu CTA, como spam ou venda de endereço de e-mail, mesmo que você queira fazer o contrário.
2. Palavras de ação e dicas direcionais
Use palavras de ação e dicas direcionais em seu CTA. Evite quaisquer fontes de atrito que possam dar ao seu visitante uma reação subliminar no final do processo de tomada de decisão.
3. Evite formulários de inscrição
Os formulários de inscrição são uma etapa extra que pode desencorajar seus visitantes a continuar. Isso é especialmente verdadeiro para sites de comércio eletrônico. Tente evitar que seus visitantes se inscrevam em algo apenas para fazer uma compra.

Aversão à Perda

Demonstrada pela primeira vez com sucesso por Amos Tversky e Daniel Kahneman, a aversão à perda é quando as pessoas preferem evitar uma perda a adquirir algo novo. Alguns estudos mostram que a perda às vezes é duas vezes mais poderosa psicologicamente do que os ganhos. Então é importante dar poucas opções para os visitantes escolherem por que inevitavelmente quando se escolhe, você está perdendo outra opção, e essa sensação pode afastar os usuários da sua landing page.

Urgência nas landing pages

Assim como à aversão à perda, a urgência também desencadeia sentidos nos visitantes. No caso, esta é mais orientada pelo tempo. Uma maneira sólida de conquistar a urgência é por meio de ofertas por tempo limitado ou uma contagem regressiva.
landing pages - timer

Escassez

Quando não resta poucas peças disponíveis de alguma coisa, as pessoas naturalmente querem mais. Em poucas palavras, o pensamento que alimenta a escassez é de que a oferta deve ter sido tão boa que todos queriam participar. Então tenha isso em mente quando lançar seus produtos e serviços.

Estimulação

Com o intuito de manter a atenção de seus visitantes focada em suas landing pages, e melhor ainda, em seu CTA, você deve mantê-los estimulados. Há uma série de conceitos de psicologia que podemos trabalhar em nossos designs de landing pages para atingir esse objetivo. Explore elementos gráficos e textuais chamativos para que você consiga empolgar os visitantes.

Efeito de Primazia

Por fim, temos a primazia que consiste na funcionalidade do nosso cérebro de lembrar as primeiras coisas que ingerimos tanto quanto as coisas que encontramos mais tarde. Isso significa que, se você estiver fazendo uma lista em sua landing page, coloque o conteúdo mais importante no topo, o segundo mais importante no final da lista e o menos importante no meio.

Capítulo 6 - Tendências de landing pages em 2022

Primeiramente, para que você tenha uma landing page de sucesso em 2022 é fundamental que você aplique uma estratégia muito bem definida e que também esteja atualizada com as últimas tendências no segmento. Pois, novos comportamentos exigem novas estratégias, como apontam os especialistas da Euromonitor. Por isso, a melhor forma de entender e aproveitar as tendências é encontrar maneiras de colocar o produto ou serviço dentro da tendência. Em alguns casos, o comportamento pode ser tão disruptivo que exige mudanças, inclusive, no formato da empresa ou em seus serviços. Nesse sentido, é essencial salientar a importância de olhar para as tendências com cuidado, mas sempre aberto às inovações que podem ser feitas para acompanhar o que está por vir. A seguir separamos as principais tendências desse ano em relação a landing pages para que você finalmente se destaque dos demais.
wedoiti - tendencia2022

Conteúdo conversacional

O conteúdo conversacional troca os jargões da indústria, palavras complicadas e estruturas de frases robóticas por uma linguagem natural e casual, como se estivesse em uma conversa, daí vem o conversacional. O conteúdo conversacional é importante para a compreensão dos visitantes médios. É essencial falar a língua deles.

Sessão de instruções nas landing pages

O tempo que o usuário usa para aprender um novo software, ou dominar uma plataforma nova pesa muito na decisão dele fechar uma compra. Para que você não tenha esse problema na sua landing page, fazendo com que o visitante entenda todos os processos envolvendo suas páginas, é fundamental que você dedique uma sessão apenas para dar instruções, uma página de “como funciona”. Isso fará com que o seu produto ou serviço se divida em etapas menores e mais digeríveis integrando melhor o usuário.

Ilustrações personalizadas

À primeira vista, Ilustrações personalizadas ganharam holofotes há alguns anos atrás. Mas, a julgar pelo o que as coisas aparentam, elas estão oficialmente aqui para ficar (até que algum profissional de marketing as declare “mortas”).

Ilustrações personalizadas dão às empresas a chance de expressar sua personalidade única, fornecer contexto para sua proposta de valor exclusiva (e preencher o espaço com significado) além de fazer com que suas landing pages se destaquem dos concorrentes.
Web design - movimento home page

Sombras

As sombras projetadas estão por toda parte nas landing pages em 2022. Com o básico de CSS, você pode criar um belo contraste e separação entre seus elementos gráficos e seu plano de fundo, ao mesmo tempo em que dá à sua landing page uma sensação de dimensão e profundidade.

Design minimalista em landing pages

Menos palavras, mais impacto. Princípios de design como o minimalismo sempre serão importantes, pois mantêm suas páginas limpas e organizadas. Afinal, a simplicidade e o minimalismo são uma maneira eficaz de reduzir a carga cognitiva de seus visitantes e impedi-los de pensar em como sair da conversão.
wedoiti - observação
As tendências de design simples e minimalistas incluem coisas como:

Design de tela dividida (duas colunas)

Uma landing page de tela dividida, ou layout de duas colunas, consiste em uma bifurcação em duas colunas separadas. O layout de duas colunas torna mais fácil para o cérebro processar informações estruturadas. Embora não seja super comum, definitivamente é notável o aumento dessa estrutura nos designs de landing pages em 2022.

O que já caiu em desuso?

Por último, agora que você sabe o que está em alta, é interessante saber oque já caiu em desuso para que você não fique desatualizado.

Conclusão

Em suma, landing page é uma das estratégias mais eficientes para converter clientes no marketing digital. Se bem exploradas, elas podem trazer resultados impressionantes para a sua empresa. Na semana que vem exploraremos outros aspectos das landing pages que serão muito relevantes para que sua empresa possa se destacar no mercado, então não perca.

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.

Rolar para cima

Deixe seus dados que entraremos em contato