Guia para Google Ads

A publicidade online com os anúncios Google é uma das maneiras mais eficazes de alcançar novos clientes e expandir seus negócios. No entanto, antes de começar, você precisa saber como usar o Google Ads de maneira eficaz para maximizar o retorno do investimento de seus gastos com publicidade e evitar cometer erros.

Google ads - olho com logo

O que é Google Ads?

O Google Ads é a plataforma de publicidade on-line de propriedade e operada pelo Google. É também a maior e mais amplamente usada rede de publicidade on-line do mundo, e milhões de empresas anunciam on-line usando a publicidade do Google para alcançar novos clientes e expandir seus negócios.

Os anunciantes que optam por usar o Google Ads podem segmentar usuários em duas redes principais – a rede de pesquisa e a Rede de Display . A rede de pesquisa se refere à publicidade paga por clique , na qual os anunciantes dão lances em palavras-chave que são relevantes para seus negócios e têm a chance de exibir seus anúncios aos usuários que inserem essas palavras-chave no Google como parte de uma consulta de pesquisa. A publicidade paga por clique também é conhecida como pesquisa paga.

A Rede de Display oferece aos anunciantes a opção de colocar anúncios visuais em formato de banner em sites que fazem parte da Rede de Display. A Rede de Display do Google alcança aproximadamente 90% dos usuários globais da Internet, um vasto público potencial. Além disso, é importante dizer que se você ainda não criou sua conta no Google Perfil de Negócio, a hora é agora.

O que é Pay-Per-Click - PPC?

Mouses indicando PPC

Em primeiro lugar, vamos definir alguns conceitos importantes. Depois disso, podemos entrar no que há de bom –  ensinando você como ganhar dinheiro de verdade para sua empresa no Google Ads .

Para começar, precisaremos definir o que é “PPC” – um termo que você ouvirá muito, utilizado no mundo do Google Ads – e estabelecer um entendimento básico de como funciona a publicidade PPC. PPC significa pay-per-click ou “pagamento por clique”, um modelo de marketing de performance em que os anunciantes pagam uma taxa cada vez que um de seus anúncios é clicado.

É  muito mais fácil comprar tráfego para uma página de destino específica em seu site com publicidade PPC do que otimizá-la e cruzar os dedos, esperando que aquela cobiçada classificação de primeira página aconteça de forma orgânica.

Cada vez que uma pesquisa acontece, o Google vasculha o conjunto de anunciantes que oferecem lances para aquela palavra-chave de pesquisa específica para o Google Ads . Em seguida, ele escolhe os “vencedores” para aparecer no espaço de anúncio na página de pesquisa. Os “vencedores” são escolhidos com base em alguns fatores, incluindo a qualidade e a relevância de suas palavras-chave e campanhas, bem como o valor monetário por trás do lance do anunciante.

O Google Ads é uma boa opção?

Anúncios do google - pessoa pesquisando

Desde que surgiu a publicidade PPC, o Google Ads foi considerado uma ótima maneira de gerar novas vendas e leads para o seu negócio. Por outro lado, também foi comparado ao jogo, chamado de investimento inseguro, e evitado por anunciantes avessos ao risco que consideram esse nível de experimentação baseada em dinheiro uma ponte longe demais.

Definitivamente é verdade. O Google Ads é, em essência, um jogo de azar, se não for abordado de forma estratégica. Você está colocando seu próprio dinheiro em jogo, esperando que o dinheiro gasto se converta em receita para sua empresa. 

O Google Ads pode ser o item de maior retorno em vendas do seu orçamento de marketing. Todavia, mal usado pode ser o mais caro e de pior retorno. Características gerais sobre o espaço de sua empresa – setor, concorrência, volume de pesquisa e localização – todos desempenham um papel. Mas atributos específicos de sua empresa também entram em jogo. Variáveis como capacidade da equipe, orçamento de anúncio e estrutura interna podem determinar se você deve ou não se interessar pelo Google Ads.

1. Discuta seu orçamento, restrições de tempo e ofertas de produtos do Google Ads

Definindo e fazendo cálculos de orçamento

Existe um conceito em psicologia chamado “teoria da aversão à perda”, que é mais bem definido pelo velho ditado: “Melhor é um pássaro na mão do que dois voando”. Ou, mais simplesmente, as pessoas preferem evitar uma perda potencial do que arriscar adquirir um ganho equivalente.

Para determinar qual “risco” potencial pode parecer para você, comece sua pesquisa observando seu setor e aprendendo qual é o seu custo médio por cliques. Em seguida, você pode comparar esses dados com quaisquer dados de taxa de conversão atuais ou de referência que você possa ter em seu site. Isso lhe dará uma ideia melhor de quanto provavelmente você precisará gastar em um determinado mês e qual será o retorno desse orçamento.

Observe os dados que seu site está trazendo. Como estão suas taxas de conversão em suas landing pages? Usando essas três métricas – CPC médio, CTR médio e taxa de conversão – você pode extrapolar qual seria o retorno do seu gasto com publicidade.

2. Faça uma pesquisa de palavras-chave para ver seu potencial de tráfego do Google Ads

Uma maneira fácil de ver se o Google Ads é certo para sua empresa é realizar uma pesquisa de palavras-chave  – ver quantas pessoas estão procurando seu produto ou serviço pode determinar se o Google Ads vale a pena.

Se você olhar os termos de pesquisa relacionados aos seus serviços e descobrir que apenas 10 pessoas procuram você por mês, o tempo e o esforço necessários para fazer o Google Ads da maneira certa não valerão a pena para seus resultados financeiros e orçamento de marketing.

No entanto, existem algumas maneiras de examinar as palavras-chave e os termos de pesquisa relacionados à sua empresa.

Uma das melhores ferramentas que usamos para realizar pesquisas de palavras-chave é o  SEMRush . SEMRush é uma ferramenta incrível para ver dados históricos sobre seu site e valiosos insights de SEO, mas você também pode ver o desempenho de palavras-chave.

Claro, não estamos dizendo que você definitivamente não deve usar o Google Ads. Acima de tudo o Google Ads é uma ferramenta imprescindível para o planejamento e gerenciamento dos seus anúncios Google.

3. Olhe para a sua competição

Pessoas competindo no xadrez

A pesquisa de concorrentes é uma ótima maneira de descobrir se as pessoas estão anunciando nos termos de pesquisa que você deseja segmentar. Seus concorrentes não estariam dando lances em palavras-chave específicas sem motivo. Provavelmente, eles estão vendo alguns bons leads e vendas como resultado de sua estratégia de lances.

A pesquisa da concorrência também pode fornecer alguns dados excelentes sobre o que eles estão gastando por mês nessas condições e ajudá-lo a tomar melhores decisões quando chegar o momento do orçamento.

Uma maneira fácil de ver o que seus concorrentes estão fazendo é acessar o Google. Pesquise algumas palavras-chave relevantes para a sua empresa e veja quais anúncios estão sendo exibidos. Então, com a ferramenta Palavras-chave em todos os lugares em mãos,  você pode ver qual é o custo por clique para esses termos.

Usando suas palavras-chave como ponto de partida, você pode criar sua própria estratégia para competir com eles no Google Ads.

4. Teste muito

Teste de carros

O Google Ads tem uma quantidade quase infinita de opções de publicidade. De diferentes personalizações de anúncios e públicos a tipos de anúncios e estratégias de lance, qualquer empresa pode encontrar algumas táticas úteis para gerar um bom retorno e complementar seus outros esforços de marketing.

No entanto, você nunca deve “definir e esquecer” o Google Ads. Você tem um controle tão granular sobre sua conta e sobre o que está gastando que, sempre que algo parecer um pouco estranho ou não funcionar como gostaria, você pode facilmente alterar e ajustar.

Á princípio não existe uma etapa concluída para o Google Ads. Os algoritmos mudam o tempo todo e seu setor também evoluirá. Portanto, lembre-se da regra de ouro do Google Ads – sempre faça testes.

Como configurar uma conta do Google Ads pela primeira vez

Portanto, você avaliou se o Google Ads é ou não adequado para você, fez a pesquisa de palavras-chave e decidiu dar o próximo passo – parabéns! Agora, vamos garantir que você tenha todos os seus patos em uma fileira para que possa ter o melhor sucesso possível com sua nova conta do Google Ads.

As 2 coisas que você precisa primeiro

1. Um site relevante, fácil de usar e bem construído

Isso mesmo – sua primeira etapa para configurar o Google Ads não tem absolutamente nada a ver com a plataforma do Google Ads em si, já que seu sucesso com o Google Ads depende da qualidade de seu website.

Com o Google Ads, você está trazendo mais usuários qualificados para o seu site. Mas depois que eles clicam, é função do seu site fazer com que eles sejam convertidos. Para que isso aconteça, você deve ter páginas de destino atraentes que levem os usuários a agir.

Se o seu site ou páginas de destino estiverem desordenados, não tiverem informações relevantes ou dificultar a compreensão dos usuários sobre as ações que precisam realizar (por exemplo, nenhum caminho de conversão claro), o dinheiro que você está gastando no Google Ads não gerará retorno.

otimização de site

Se você precisar de ajuda para otimizar seu site. Para resolver desde os problemas mais simples, relacionados com a performance,  até os mais sofisticados, como a dificuldade de navegação pelos usuários. Entre em contato conosco hoje mesmo. Faremos um diagnóstico completo do seu site e sem custos!

2. Um Compromisso com o Longo Prazo

Ao configurar sua conta pela primeira vez, é importante estar comprometido com o processo de longo prazo. Leva tempo para montar a estrutura, palavras-chave e mensagens certas. Provavelmente, você também começará com uma  pontuação de qualidade baixa, o que prejudicará seu posicionamento e aumentará seu CPC.

Não tema! Depois de estabelecer a reputação de sua marca no Google Ads, esses números vão melhorar. Mas pode levar de três a seis semanas para que seu índice de qualidade comece a subir.

Configuração de conta do Google Ads

Para se inscrever para anunciar na plataforma do Google Ads, você precisará criar uma Conta do Google . Em seguida, acesse ads.google.com e faça login. Depois de fazer login, você será direcionado à tela de boas-vindas do Google Ads:   

Essa interface nos fornece alguns itens importantes a serem considerados enquanto nos preparamos para o lançamento de nossa primeira campanha.

O básico

Será solicitado que você escolha “Sua principal meta de publicidade”  – seja mais ligações, geração de leads / tráfego para o site/ vendas – seguido por algumas perguntas sobre sua empresa, como o nome e o site.

Em seguida, você precisará escolher um local e terá algumas opções.

Podemos escolher um raio ao redor de uma cidade ou endereço específico, ou escolher vários locais em um grupo:

A partir daí, você precisará fornecer as seguintes informações básicas para criar sua campanha e, em seguida, clicar no botão salvar e continuar na parte inferior da página quando terminar.

Configuração de faturamento

  • Escolha o país ou território onde seu endereço de cobrança está localizado no menu suspenso. Os outros campos devem ser atualizados automaticamente.
  • Insira suas informações de faturamento – detalhes do cartão de crédito, etc.
  • Aqui também é onde você definirá as informações de fuso horário. Tenha cuidado aqui. As configurações de fuso horário e moeda não podem ser alteradas depois de configurar sua conta .
  • Clique em salvar e continue quando terminar.

Existem algumas taxas de ativação da conta. As taxas de ativação da conta e as opções de pagamento variam de acordo com a moeda que você usa e a localização do seu endereço de cobrança.

Quais são os diferentes tipos de Google Ads?

Se você deseja anunciar sua loja de comércio eletrônico e vender produtos específicos na plataforma de compras do Google  ou promover seus serviços para pessoas que procuram palavraschave relevantes  há um formato de anúncio adequado a qualquer empresa e orçamento de publicidade.

Na verdade, a grande diversidade de tipos de Google Ads disponíveis permite que os anunciantes monitorem de perto e ajustem quanto estão gastando em publicidade e segmentem diretamente o grupo demográfico específico de pessoas que desejam.

Fale sobre uma oportunidade para sua marca O Google Ads é uma porta de entrada para um novo mundo de visibilidade para sua marca. Além disso, como anunciante, você pode usar uma enorme rede de sites para obter o máximo de exposição com milhares – ou milhões! – de compradores potenciais.

Então, quais são os diferentes tipos de anúncios que você pode usar e (mais importante) quando você deve usá-los?

Anúncios de texto de pesquisa do Google

Anúncios de pesquisa são a forma mais comum, mais visível e mais utilizada de PPC por empresas em todo o mundo. Esses anúncios aparecem acima ou ao lado dos resultados orgânicos, com base nas consultas do usuário. Portanto, se um usuário pesquisar o produto ou serviço que você oferece, seu anúncio pode ser a primeira coisa que ele vê. E você só paga se eles clicarem no link.

Para configurar um anúncio da rede de pesquisa, você começa dizendo ao Google quando, onde e por que exibir seu anúncio. Isso envolve não apenas escrever seus anúncios do Google,  mas também selecionar as palavras-chave que um usuário precisa pesquisar para que seu anúncio seja exibido.

O conselho mais importante para usar anúncios de texto de pesquisa é tirar proveito de  cada aspecto sobre o  qual o Google lhe dá controle .

Manchetes

Seus títulos são a parte visual mais importante de seu anúncio de texto. Os títulos são o que seus usuários verão primeiro:

Descrições

É aqui que você pode contar aos usuários um pouco mais sobre seu produto ou serviço, ou sobre a página que enviará aos usuários quando eles clicarem em seu anúncio:

Você tem um pouco mais de espaço de manobra aqui, com 90 caracteres por descrição. O Google fornece até duas dessas descrições – o mesmo que acontece com os títulos – o que é mostrado dependerá de sua relevância e índice de qualidade, independentemente de sua segunda descrição ser exibida ou não.

Caminhos de URL

O Google também oferece a opção de personalizar a URL exibido no anúncio. Dessa forma, você não precisa mostrar aos usuários a URL real, que pode conter métricas de rastreamento ou strings de consulta:

Seu domínio raiz precisa ser o mesmo, mas você tem dois caminhos de 15 caracteres que pode personalizar com base no contexto do seu anúncio

Extensões de Sitelink

As extensões de sitelink são extremamente valiosas; você pode adicionar mais links a seus anúncios e dar aos usuários mais opções de visualização em seu site.

Extensões de frase de destaque

Com as extensões de frase de destaque, você pode promover ofertas exclusivas para os compradores, como frete grátis ou atendimento ao cliente 24 horas. Quando os clientes veem seus anúncios, eles obtêm informações detalhadas sobre sua empresa, produtos e serviços. As extensões de frase de destaque são semelhantes às extensões de sitelink, mas sem os links.

O Google recomenda que os anunciantes usem extensões de frase de destaque para chamar a atenção para pontos de venda exclusivos e detalhes e benefícios importantes do produto. Você pode apresentar até quatro frases de destaque em seu anúncio, cada uma limitada a 25 caracteres. Além disso, você deve ter pelo menos duas frases de destaque para que sejam exibidas.

Snippets estruturados

Os snippets estruturados permitem destacar aspectos de seus produtos ou serviços e esclarecer as áreas de serviço que você cobre ou funcionalidades do produto, por exemplo.

Snippets estruturados são exibidos abaixo de seu anúncio de texto na forma de um cabeçalho (por exemplo, “Destinos”) e uma lista de valores (por exemplo, “Havaí, Costa Rica, África do Sul”).

Práticas recomendadas para anúncios de texto expandidos

Anúncios de texto expandidos são os anúncios tradicionais que você criará para cada um dos grupos de anúncios em suas campanhas. Para eles, recomendamos que você … 

Escreva pelo menos três anúncios por grupo de anúncios. Você não quer colocar todos os ovos na mesma cesta aqui. Ter vários anúncios proporciona uma boa rotação e pode fornecer uma visão sobre o melhor desempenho das mensagens. Por padrão, o Google também terá a opção “Preferir anúncios de melhor desempenho” desmarcada.

Isso significa que o Google analisará o desempenho de seus três anúncios e dará preferência ao melhor.

Inclua suas informações mais importantes em seus títulos. Isso é o que os usuários verão primeiro, e nem todos lerão suas descrições e extensões completamente. Então diga a eles o que é importante logo de cara. Lembre-se também de que H1 é muito mais importante do que H2.

Crie seus anúncios para que funcionem para os usuários em todos os dispositivos. Apenas certifique-se de não frustrar os usuários de celular com conteúdo que não faz sentido ou enviando-os para uma página com a qual eles não podem interagir em seus telefones.

Inclua suas principais palavras-chave nos caminhos de URL. Isso aumentará a probabilidade de um clique.

Agora, vamos examinar outro tipo de Google Ads – os anúncios de pesquisa responsivos.

Anúncios de pesquisa responsivos

Ao usar anúncios responsivos, você concede ao Google controle sobre sua composição geral. Isso significa que, com base no espaço disponível, o Google modificará seu anúncio para caber naquele espaço determinado. Assim, o Google fará um anúncio personalizado com configurações diferentes, para que você possa ver quais títulos, descrições e extensões têm melhor desempenho.

Com os anúncios responsivos, você basicamente testa quais aspectos de seus anúncios ressoam melhor com os usuários, bem como quais resultam em mais cliques, conversões etc. Ao contrário de um anúncio de texto expandido, você insere várias combinações de títulos e descrições. Em seguida, o aprendizado de máquina do Google testará e otimizará para obter a combinação de melhor desempenho.

Quanto mais títulos e descrições forem inseridos, mais o Google Ads poderá testar e aprender quais combinações funcionam melhor com diferentes consultas de pesquisa.

Vantagens dos anúncios de pesquisa responsivos

Deixe a IA trabalhar por você

Os anúncios responsivos permitem que você coloque até 15 títulos diferentes e até quatro descrições diferentes. Agora, se você se lembra corretamente da seção acima, obtém 30 caracteres por título e 90 caracteres por descrição.

Essa é uma grande quantidade de informações que você pode obter na frente de seus compradores em potencial. Em seguida, o Google testará e executará todas as combinações possíveis e registrará o que acontece, para que você possa ver quais títulos e / ou descrições têm melhor desempenho em qualquer campanha.

Isso elimina a necessidade de fazer testes A / B em seus anúncios. A IA do Google agora testará tudo automaticamente para que você possa se concentrar em outras áreas da campanha. 

Aumente a sua relevância

Assim como os anúncios de texto tradicionais, os anúncios responsivos também podem exibir três títulos e duas descrições. Você também pode especificar a largura de seus anúncios, dando a você controle granular sobre como eles são exibidos nas telas de dispositivos móveis. 

Seus anúncios serão exibidos com mais frequência

Ao usar várias combinações de títulos e descrições, seus anúncios terão a oportunidade de competir em mais leilões. Isso ajudará sua mensagem a alcançar mais clientes, sendo exibida em mais pesquisas. Os anúncios otimizados têm uma chance muito maior de enviar a mensagem certa para o usuário certo e irão aumentar a taxa de cliques e diminuir o CPC de suas campanhas.

Práticas recomendadas para anúncios de pesquisa responsivos

Aqui estão seis dicas rápidas para usar anúncios responsivos direto do Google :

  • Crie o máximo de títulos que puder. O Google terá mais opções para jogar, o que lhe dará mais dados para avaliar, como resultado;
  • Use uma palavra-chave forte em pelo menos dois de seus títulos;
  • Mas também crie pelo menos três títulos sem nenhuma de suas palavras-chave;
  • Experimente diferentes comprimentos. Não tente maximizar o número de personagens em todas as manchetes;
  • Adicione pelo menos duas descrições distintas;
  • Faça bom uso dos alfinetes.

Novamente, você tem a garantia de um H1, H2 e uma descrição. Portanto, certifique-se de que as informações mais importantes que você deseja transmitir estejam incluídas neles.

Anúncios gráficos

Uma das partes mais legais de ter uma conta do Google Ads é a oportunidade de anunciar na Rede de Display do Google (GDN).

A GDN é, literalmente, uma rede de sites que permite aos anunciantes exibir anúncios neles. A GDN quebra o padrão dos anúncios de pesquisa tradicionais e permite que os anunciantes alcancem os usuários em sites que eles navegam regularmente. Dessa forma, os usuários não precisam estar procurando seu produto ou serviço para ver seus anúncios.

O GDN oferece suporte a uma variedade de formatos de anúncio:

  • Texto: literalmente, os mesmos anúncios que você usa para suas campanhas de pesquisa podem ser usados aqui. Mate dois coelhos com uma cajadada só aplicando seus anúncios existentes a uma nova campanha da GDN.
  • Imagem: Uma imagem vale mais que mil palavras, certo? Anúncios gráficos são um tipo de anúncio mais atraente, permitindo que você use imagens de suas cores atuais de marketing ou marca.
  • Rich media: são semelhantes aos anúncios gráficos, mas são mais interativos.
  • Vídeo: Semelhante a rich media, mas com um vídeo incorporado.

A forma como os anúncios GDN funcionam é semelhante a seus anúncios da rede de pesquisa. Você define lances em palavras-chave para escolher onde os anúncios serão exibidos. Há uma diferença aqui, entretanto. Você pode escolher o canal e como segmentar os usuários na GDN:

  • Segmentação contextual / por tópico: aqui, você seleciona palavras-chave e seus anúncios são exibidos em sites relevantes para o seu negócio ou setor. Os usuários verão seu anúncio enquanto navegam ou leem sobre tópicos relacionados à sua empresa.
  • Segmentação por canal: esse tipo de segmentação pode se tornar entediante, pois você está escolhendo sites específicos para exibir seus anúncios. Mas se você tiver ótimos dados de usuário e souber onde seus clientes navegam, isso pode ser extremamente eficaz.
  • Remarketing: o remarketing não é exclusivo da GDN, mas com esse modelo, você pode anunciar para usuários que estiveram em seu site recentemente. (Abordaremos o remarketing como um todo em um capítulo posterior.)
  • Demográfico / geográfico e idioma: se você tiver muitos dados dos usuários, poderá segmentar clientes em potencial com base em determinados dados demográficos ou idioma.

Práticas recomendadas para publicidade GDN

  • Comece com remarketingSe você algum dia tiver algum sucesso com a GDN, ele chegará primeiro. 
  • Gerenciar sua segmentação por canal. Esse é o único método de segmentação que oferece controle sobre os locais específicos em que seus anúncios são exibidos. Se você usa segmentação contextual ou por tópico, está delegando controle ao Google. É melhor obter alguns dados antes de permitir que o Google assuma o controle.
  • Teste seu orçamento. Os anúncios gráficos alcançam cerca de 90% dos usuários todos os dias – embora a extensão desse alcance pareça incrível, o potencial para gastar dinheiro também é incrível. Comece com um orçamento pequeno com o qual se sinta confortável.
  • Teste formatos diferentes. Experimente todos os formatos pelo menos uma vez. Anúncios visuais, em geral, têm uma taxa de cliques muito mais alta, mas alguns sites mostram apenas anúncios de texto. E se você for o único anunciante fazendo lances em um determinado formato para um determinado site, terá mais exposição por um preço muito mais barato. Surpreendentemente, dado o melhor desempenho dos anúncios visuais, dois terços dos anúncios na GDN são anúncios de texto.
  • Trate suas campanhas da Rede de Display como se fosse sua pesquisa. Muitos anunciantes tratam as campanhas da Rede de Display como um complemento para suas buscas, e suas campanhas são prejudicadas. É como um segundo filho – sem favoritismo até que você possa dizer honestamente que vê um vencedor significativo.
  • Fique de olho onde seus anúncios são exibidos. Depois que suas campanhas forem veiculadas por um tempo, é uma boa ideia olhar periodicamente os sites que estão sendo exibidos. Você não quer que sua marca seja associada a alguns dos sites não tão legais (por falta de um termo melhor) na rede.
  • Não deixe que os jogos para celular gastem todo o seu dinheiro. Já viu esses anúncios na parte inferior do seu jogo Candy Crush? Cada aplicativo gratuito que existe usa a rede de display para monetizar seus aplicativos. Eles acabam sendo um grande sugador de dinheiro para a maioria das empresas. Você pode (e deve) excluir a GDN móvel nas configurações de sua campanha.

Anúncios de compras

Embora você possa usar a publicidade de pesquisa para promover seu site ou negócios em andamento com a pesquisa tradicional, o Google Shopping permite que você anuncie cada produto individualmente, sem ter que personalizar os anúncios para cada produto.

Começando no Google Merchant Center , você pode fazer upload de um feed de seus produtos e definir um orçamento para seus anúncios. Agora seus produtos aparecerão na plataforma do Google Shopping e também nas páginas de resultados de pesquisa do Google: 

Na maioria das vezes, no entanto, o produto que você deseja que as pessoas comprem por meio do Google Ads aparecerá na plataforma de compras. A plataforma compara os preços de seus produtos com os de seus concorrentes e permite que os usuários procurem o produto que procuram. É uma boa ideia adicionar uma oferta promocional aos seus anúncios do Shopping quando você estiver iniciando as campanhas, para que seus custos apareçam os mais baixos possíveis para o usuário.

Anúncios do Gmail

Email notification

Os anúncios do Gmail são uma grande oportunidade para as marcas que estão tentando expandir seu alcance publicitário. Eles operam com base na atividade da conta de um determinado usuário. Eles são anúncios interativos exibidos na parte superior da sua caixa de entrada.

Quando alguém clica no anúncio, ele pode abrir sua página de destino ou expandir para o tamanho de um e-mail normal para mostrar seu anúncio completo:

As pessoas podem interagir com seu anúncio expandido de diferentes maneiras, dependendo do layout do seu anúncio. Eles podem reproduzir vídeo, preencher um formulário, clicar para ir para o seu site ou (quando estiverem no celular) clicar para ligar ou para ir a um mercado de aplicativos.

O bom dos anúncios do Gmail é que eles não cobram conforme o usuário interage com o anúncio. Somente quando eles clicam pela primeira vez para expandir o anúncio, isso conta como um clique.

Práticas recomendadas para anúncios do Gmail

Coloque seus anúncios para os públicos-alvo certos. O Gmail tem mais de um bilhão de usuários ativos todos os meses, então sua segmentação é tão importante quanto com os anúncios da Rede de Pesquisa. Use palavras-chave e segmentação por intenção de compra para alcançar os clientes certos.

O Gmail também permite que você carregue uma lista de endereços de e-mail que você pode segmentar. A partir daí, o Google criará públicos semelhantes com base nessa lista de clientes. Em seguida, você pode segmentar outros usuários do Gmail semelhantes aos clientes de sua lista. Dessa forma, você está visando apenas clientes em potencial que já provavelmente comprarão ou realizarão uma conversão.

Faça seus anúncios recolhidos tão atraentes quanto possível. Coloque suas frases de chamariz mais importantes na frente do anúncio para que os usuários entendam imediatamente. Apenas cerca de 45 caracteres serão exibidos no celular, portanto, lembre-se disso ao criar seus anúncios.

Duas coisas que determinarão o sucesso de suas campanhas no Google Ads

Se você tirar apenas uma coisa da leitura deste guia – bem, duas coisas – esperamos que sejam a importância da mensagem e do conteúdo, e a importância de rastrear as conversões corretamente.

Amigos, essas são as duas variáveis que farão ou quebrarão suas campanhas do Google Ads, mais do que qualquer outra coisa sobre a qual você tenha controle.

A importância do conteúdo e das mensagens

Um dos componentes mais importantes para a criação de campanhas bem-sucedidas do Google Ads é garantir que seu conteúdo e suas mensagens estejam corretos. E por local, queremos dizer que há uma correlação direta entre a consulta de pesquisa, seu anúncio e a página de destino para a qual ele direciona.

Se você implementar as práticas recomendadas que descrevemos no guia, é provável que seus anúncios sejam veiculados para a pessoa certa no momento certo – no entanto, cabe a você garantir que está veiculando a mensagem certa para eles. Quando um usuário pesquisa por uma “frase de palavra-chave”, ele está esperando resultados de pesquisa que respondam à sua consulta.

Isso significa que, quando decidem clicar, querem ver algo relevante .

Por que isso é importante?

Se você entregar conteúdo por meio de seu anúncio que atenda às necessidades e intenções do usuário, construirá uma confiança imediata entre você e o pesquisador e aumentará as chances de eles fazerem negócios com você. Essa também é a chave do sucesso com o Google Ads.

Além disso, 39% do seu índice de qualidade vem da experiência na página de destino e 22% vem da relevância do anúncio.

Portanto, nem é preciso dizer que não trabalhar para garantir que seu conteúdo e suas mensagens estejam corretos certamente “quebrará” sua experiência com o Google Ads. Se quiser saber mais sobre como melhorar sua UX para o Google, temos o artigo perfeito para isso.

Como acertar seu conteúdo e mensagens

Não há atalho com esta etapa. Você precisa reservar um tempo para planejar suas campanhas e grupos de anúncios, no que eles se concentrarão, bem como para onde estão direcionando o usuário. Além disso, você precisa planejar o que deseja que o usuário faça quando chegar à sua página de destino.

Coloque-se no lugar do pesquisador e pergunte-se o seguinte:

  • Meus anúncios estão respondendo às perguntas ou consultas dos pesquisadores?
  • A cópia é atraente e informa ao usuário o que devo esperar quando ele clicar?
  • Minha página de destino fornece uma solução para os pontos problemáticos dos usuários?
  • Minhas palavras-chave estão na cópia do anúncio e na página de destino?
  • A página de destino é otimizada para celular?

Abordar seu conteúdo e mensagens como se você fosse o usuário final acabará por ajudá-lo a criar a jornada perfeita para levar os usuários do pesquisador ao cliente e manter o Google feliz ao longo do caminho.  

A importância das conversões de rastreamento

Resumindo, você não está acompanhando a conversão corretamente (ou de forma alguma), sua percepção do ROI será distorcida, o que fará com que você não consiga tomar decisões com segurança em sua conta.

Quando feito corretamente, o acompanhamento de conversões no Google Ads é poderoso.

Ajuda a identificar o desempenho de suas campanhas e se estão realmente gerando vendas / leads. Além disso, ter as conversões configuradas corretamente permite que o Google entenda o que significa sucesso para você e suas campanhas. Isso significa que a IA (aprendizado de máquina) do Google pode otimizar melhor sua conta.

Sem o acompanhamento de conversões, o Google otimizará seus anúncios às cegas com base nas metas de sua campanha, não em seus dados reais.

Mais especificamente, os efeitos de não ter o acompanhamento de conversões configurado corretamente incluem sinais insatisfatórios (de conversões configuradas incorretamente), resultando em otimização de conversão insatisfatória por meio do aprendizado de máquina, o que levará a leads não qualificados e desperdício de gastos com publicidade. E, claro, isso acabará por levar a pontuações de baixa qualidade, cujos efeitos discutimos longamente neste guia.

Dedique um tempo para se concentrar em seu conteúdo e mensagens e para configurar suas conversões desde o início. Analise os dados que chegam, itere e gire com base no que você aprendeu. É assim que você terá sucesso com o Google Ads.

marketing de performance

Se você precisar de ajuda com o Google Ads, , para implementar ou otimizar suas campanhase toda sua estratégia de marketing de Performance. Conte com a Wedoiti! Faremos um diagnóstico completo da sua estratégia atual e sem custos! Para lhe propor uma estratégia assertiva e de resultados.

Como redirecionar os visitantes do site por meio do remarketing

Prometemos que discutiríamos o remarketing – também conhecido como retargeting e aqui estamos! Uma maneira realmente excelente de conduzir os clientes em potencial pelo funil de vendas é usar o redirecionamento na plataforma do Google Ads para direcionar os usuários de volta ao seu site.

Retargeting é o método de veicular anúncios para usuários (em toda a web) com base em suas atividades em seu site. Assim que um visitante chega ao seu site, um cookie é definido e agora você pode direcioná-lo para outros sites que ele visitar.

Existem várias maneiras de fazer isso na plataforma do Google Ads.

Primeiros passos com redirecionamento

Vamos começar com os públicos do Google Analytics . Você pode criar um público do zero ou aproveitar as vantagens de públicos-alvo pré-configurados desenvolvidos diretamente pela equipe do Google Analytics em sua conta do Google Analytics. 

Existem algumas coisas que você precisa saber sobre os  públicos do Google Analytics, você:

  • Precisará de permissão de edição para a propriedade do Google Analytics para a qual deseja criar seu público;
  • Está limitado a 2.000 públicos por propriedade;
  • Só pode publicar um público para um tipo de destino (por exemplo, Google Ads);
  • Apenas pode publicar no máximo 20 públicos no Google Analytics. 

Independentemente do método escolhido para criar seu público, você poderá ver uma estimativa do tamanho do seu público de acordo com os usuários nos últimos sete dias ao passar pelo processo de verificação. Observe que esse valor é determinado pelo número de usuários que atenderiam às suas condições naquele período.

Definindo seu público

A principal vantagem de criar públicos no  Google Analytics é que você pode entender melhor o comportamento de aquisição e o desempenho de conversão de seus pesquisadores.

Algumas etapas importantes para garantir sempre que você está seguindo ao criar seu público incluem:

  • Ative os recursos de remarketing e relatórios de publicidade em sua conta do Google Analytics.
  • Vincule corretamente sua conta do Google Analytics à conta do Google Ads.
  • Defina o seu objetivo de público.
  • Decida sobre as condições / critérios deste público.
  • Determine a duração da associação do seu público (um dia a 540 dias).

Depois de criar seu público, não se esqueça de publicá-lo. Com as contas do Google Analytics e do Ads vinculadas, seus públicos-alvo recém-criados estarão automaticamente prontos para serem usados ​​em sua conta do Google Ads.

Agora você pode aproveitar as vantagens da segmentação por público-alvo, que permite ser mais preciso ao escolher quem vê seus anúncios do Google. Você poderá aproveitar as vantagens dos modificadores de lance com seu público-alvo ou direcionar-se diretamente a esse público específico.

Não importa como você decida construir seu público, você não está maximizando o engajamento de sua campanha, a menos que esteja aplicando suas listas a suas campanhas. Encontre seu público mais responsivo e dimensione a partir daí.

Rede de Display do Google (GDN) para seus esforços de retargeting

O Google Ads na GDN ajuda você a promover seu produto e / ou serviço enquanto as pessoas navegam em seus sites favoritos on-line. O alcance é tremendo, atingindo 90% dos usuários da Internet em todo o mundo.

Esses locais incluem:

  • Gmail;
  • Youtube;
  • Apps;
  • Pesquisar sites de parceiros.

A ideia da GDN é ajudar você a encontrar o público certo. Isso é compatível com as várias opções de segmentação que você terá disponíveis em sua conta do Google Ads, como canais, palavras-chave e tópicos. Tudo isso ajudando você a encontrar o cliente / cliente potencial certo, no lugar certo e na hora certa.

Os ativos de segmentação que você pode usar incluem:

  • Vídeo;
  • Imagens;
  • HTML5 (imagens animadas).

Em última análise, direcionar as pessoas de volta ao seu site ou atrair novos visitantes em potencial. O que quer que você escolha, planeje com antecedência – ao construir ou modificar sua GDN, o Google pode levar de 12 a 24 horas para aprovar.

Anúncios gráficos responsivos

Os anúncios gráficos responsivos são a mais recente adição à família GDN de formatos do Google Ads. O que realmente gostamos neles é que são automatizados e são outra opção no lugar da criação de anúncios gráficos tradicionais. Eles economizam tempo e são 100% responsivos, o que é ótimo para quem não tem uma equipe de design disponível, visto que ficam ótimos em dispositivos móveis.

Os anúncios gráficos responsivos funcionam de maneira semelhante aos anúncios criativos dinâmicos do Facebook. Você simplesmente carrega suas imagens ou vídeo e seu logotipo junto com várias opções de título e descrição e o Google criará várias combinações para servir para um desempenho ideal.

É altamente recomendável verificá-los e adicioná-los à estrutura de sua campanha onde achar adequado.

Conclusão

Se você chegou até aqui, já domina as configurações do Google Ads. Como você provavelmente notou, algumas configurações (como sugestões de anúncios) têm práticas recomendadas infalíveis (não as use!). Para outros (rotação de anúncios), alguma conversa com sua equipe e testes são necessários para determinar a melhor estratégia com base em seus objetivos de campanha. 

Se você quiser saber mais sobre como melhorar a performance do seu negócio no Google, a próxima etapa é ler nosso guia de SEO e mergulhar em todas as maneiras de segmentar (e excluir) consultas de pesquisa em suas campanhas do Google Ads.

Você tem mais dúvidas sobre as configurações de campanha do Google Ads? Ou você está procurando uma auditoria imparcial de terceiros para sua conta? Somos uma equipe de especialistas do Google Ads orientados para o desempenho e estamos aqui para ajudar!  Entre em contato conosco para discutir seus objetivos para que possamos determinar o melhor caminho para você!

 
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Saiba mais sobre o autor
Saiba mais sobre o autor

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.

Rolar para cima

Deixe seus dados que entraremos em contato