Marketing digital para franquias

O marketing digital para franquias refere-se às estratégias e táticas de marketing digital que franqueadores e franqueados usam tanto para atrair novos clientes como para aumentar a conscientização para a marca. Como consequência,  gerar mais receitas para todos.
Marketing digital de franquias indicado por ícones
Para comercializar efetivamente uma franquia, deve-se manter um equilíbrio entre o franqueador e os franqueados. O franqueador deve criar uma marca forte e reconhecida. Da mesma maneira lucrativa e com um modelo de negócios fácil de replicar. Enquanto isso, o franqueado deve seguir rigorosamente os padrões de marketing estabelecidos pelo franqueador, a fim de manter a consistência e a lucratividade da marca, em todos os aspectos.
Então, como franqueadores e franqueados podem combinar esforços para criar uma estratégia de marketing coesa que funcione para a marca em sua totalidade?

Como funciona o modelo de franquia?

Como funciona o marketing digital de franquiasc
O franchising é uma estratégia de negócios específica usada para ganhar participação de mercado, conquistar clientes e manter o relacionamento com esses clientes. Esse tipo de sistema gera reconhecimento para a franquia e seus franqueados, como um todo. Nesse sentido, tanto para os clientes atuais quanto para os futuros clientes.
Você pode pensar no franchising como uma aliança estratégica, uma rede de relacionamentos que permite que os envolvidos compartilhem e se beneficiem da identificação da marca, operações comerciais bem-sucedidas e um sistema de logística e distribuição aprimorado. Muitas marcas de franquia já são bem conhecidas. Logo dando mais um fascínio de uma reputação já obtida, sem os obstáculos de marketing que as novas marcas enfrentam. Então, como se comercializa com sucesso uma franquia?

Como funciona o marketing digital em uma franquia

A publicidade de uma franquia pode ser dividida em algumas categorias principais: publicidade, vendas, promoções, relações públicas e marketing online. Os franqueadores mais bem-sucedidos os separam e alocam recursos para cada um de forma adequada, acompanham seus resultados, ajustam, enxugam e repetem esse ciclo continuamente. Neste post, vamos incorporar esses elementos, atribuindo tarefas tanto para o franqueador assim como para o franqueado.
No que diz respeito à estratégia de publicidade da franquia e às técnicas gerais de marketing, tudo começa com o franqueador. Como criador da empresa, o franqueador é responsável por garantir o sucesso geral da marca. Isso inclui a criação de um plano de marketing abrangente para toda a franquia.
À medida que a franquia cresce, o franqueador deve não somente atualizar suas  estratégias mas também o plano de marketing. Dessa forma será mais fácil promover  o crescimento e rentabilidade do negócio para todas as partes.

Marketing de franquia online

marketing digital de franquias online
O marketing digital de franquias está alinhado com todas as outras estratégias de marketing: o primeiro passo é saber o que você deseja realizar com sua campanha. Quais são seus objetivos?

Objetivos de marketing digital da franquia

A grosso modo, para o marketing digital para franquias, podemos categorizar as metas em três objetivos principais:

Mantendo a consistência da marca ao comercializar uma franquia

Quando se trata de marketing digital para franquia, como proprietário ou diretor de marketing, você tem duas opções. Em primeiro lugar, por ser a escolha predominante,  gerenciar o marketing nacional por conta própria. Em segundo lugar fornecer um guia para seus franqueados seguirem ao criarem um plano de marketing local.
Independentemente da sua escolha, o objetivo é sempre a consistência da marca. Você deve dar a seus franqueados a melhor oportunidade de representar sua marca de maneira positiva.

Ferramentas de marketing digital para franquias

Para atingir esse objetivo, você deve fornecer aos seus franqueados as ferramentas adequadas, dando-lhes a flexibilidade de localizar os esforços de marketing para sua região de atuação.

Algumas dessas ferramentas devem incluir:

Campanhas cooperadas de marketing digital para franquias

Primordialmente, alinhar o marketing digital para franquias é sempre um desafio. A cartilha do marketing digital diz que a marca é e sempre será a prioridade número um. No entanto, as necessidades de seus franqueados locais também são críticas. Você precisará estabelecer um direcionamento comum para sua estratégia de marketing cooperado, que atenda às necessidades de seus estabelecimentos locais, mantendo a consistência da marca.
Mas, como você constrói uma marca quando sua negócio é essencialmente um conjunto de vários donos de empresas sob a mesma bandeira? Primeiramente criando as melhores diretrizes de marca.
Como franqueado, é sua responsabilidade perguntar sobre quaisquer detalhes sobre os quais não tenha certeza: fonte, espaçamento, kerning, uso do logotipo, códigos de cores etc. da marca.

Diretrizes da marca do franqueador

Como franqueador, se você for fazer um esforço de marketing coeso, as diretrizes de marca devem ser objetivas, claras e fáceis de comunicar.

Boas diretrizes de marca devem incluir:

1) Visão geral da marca

Pessoas mostrando diretrizes de marca
Pontos-chave, como a história, missão, visão e valores da marca, proporcionam aos franqueados um melhor senso de identidade da marca. As empresas desenvolvem uma marca para criar uma conexão emocional com seus clientes-alvo. Se um franqueado puder entender e criar com precisão a personalidade da marca em seu local, ele poderá atrair e reter clientes.

2) Missão

A declaração de missão de uma franquia dá aos franqueados, colaboradores e clientes uma razão pela qual a marca existe. Nesse sentido ela lembra a todos  qual é o objetivo da marca. Uma boa declaração de missão pode servir para inspirar todo o sistema de franquias, desde o mais alto nível corporativo até os colaboradores operacionais das franquias individuais.

3) Controle de qualidade

Controle de qualidade no marketing digital de franquias

As diretrizes da marca franqueadora devem abordar a qualidade de seus produtos ou serviços. Os clientes esperam continuidade de qualidade.

Nós fizemos uma pesquisa com diretores de operações de franquias. Nela, entre outras coisas, perguntamos qual seu maior desafio. A maioria dos respondentes disseram manter a mesma qualidade em todos os pontos é seu maior desafio.

4) Operações

Desenvolver um plano de operações bem-sucedido pode custar caro, mas, no final, é ele que consolida o sucesso de sua empresa, pela soma do resultadas das operações de cada unidade franqueada. Um sistema de operações bem azeitado Não somente reduz custos dos recursos utilizados mas também e aumenta os lucros. Da mesma forma sem sacrificar a qualidade.

Aderir a sistemas de operações rigorosos garante que as empresas individuais mantenham sua lucratividade e retorno do investimento dentro ou acima das expectativas.

5) Identidade visual

coca colas
Continuidade da marca. Os clientes procuram o mesmo logotipo, as mesmas cores, as mesmas fontes e as mesmas imagens gerais. Se os franqueados não tiverem acesso a essas coisas, sua unidade provavelmente não será bem-sucedida.

Marketing digital para franquias

Vendas é uma disciplina que requer expertises e tecnologias e que deve ser turbinada por investimentos em mídia. Portanto quanto mais você investir em marketing digital para franquias, maiores serão suas chances de vender. Dinheiro gera leads. Leads se transformam em conversões e conversões se transformam em vendas.

Mas é um pouco mais complicado do que isso, não é?

Esta é uma das muitas razões pelas quais você precisa de uma agência experiente para ajudá-lo a executar suas campanhas de marketing digital para franquias. Você vai querer comparar o custo por lead com conversões e taxas de fechamento, custo previsto por lead com o valor dos leads, etc. Quer dizer, é um trabalho em tempo integral. É por isso que empresas como nós possuem serviços de marketing digital especializados para franquias.
Vejamos alguns esforços que onde franquias e franqueados devem atuar em conjunto para fazer um marketing digital para que promova mais vendas. Como consequência, melhores resultados para todos.

1) Listagens de empresas locais

Pessoa servindo café

As marcas de franquia precisam implementar um programa robusto para gerenciar dados de negócios locais para franqueados nos principais agregadores de dados (por exemplo, Acxiom, Factual, Infogroup), mecanismos de pesquisa (por exemplo, Google, Bing, Yahoo!), perfis de mídia social (por exemplo, Facebook, Foursquare, Yelp) e diretórios online (por exemplo, YP.com, Superpages, CityGrid).

É especialmente importante manter as informações atualizadas nos mecanismos de pesquisa, pois a maioria dos potenciais clientes recorre à pesquisa ao procurar empresas locais. Mas, informações incorretas em qualquer lugar do ecossistema local podem causar estragos, por isso é importante que as marcas de franquia gerenciem os dados de localização em uma ampla variedade de sites.

2) SEO local

Serviços de localização
Cada franquia deve ter uma página de destino específica com conteúdo exclusivo e específico do local. Essas páginas melhoram os esforços de SEO local e a experiência do usuário. Em outras palavras,  entregam uma experiência mais relevante. Nesse sentido, fora do lugar comum que é enviar as pessoas que estão buscando por alguma coisa relacionada ao seu negócio,  para páginas genéricas de localizador de lojas,  que exigem que elas realizem outra pesquisa.
É importante que as informações comerciais nessas páginas sejam atualizadas assim como na diversos agregadores em que elas são listadas. Para garantir que isso aconteça, as marcas de franquia devem contar com uma agência de SEO local , como a Wedoiti, capaz de gerenciar listagens locais, nos agregadores e  páginas de localização .

3) Marketing de conteúdo

Conteúdo blog análise de concorrência

Os blogs e outras iniciativas de marketing de conteúdo não são simples de implementar para os franqueados. Portanto a equipe de marketing corporativo deve fornecer conteúdo de regular para educar os franqueados e informar os clientes de cada localidade. Há uma variedade de ferramentas disponíveis que permitem que os franquias promovam esse conteúdo em suas páginas individuais de mídia social.

4) Manter uma presença ativa na mídia social

A maioria das soluções de gerenciamento de listagens também preenche e otimiza perfis específicos de localização nas principais plataformas de mídia social. Depois que os perfis locais estiverem configurados, é importante postar regularmente. Os profissionais de marketing da marca podem apoiar esse esforço usando as iniciativas de marketing de conteúdo mencionadas acima, com franqueados complementando esse conteúdo com postagens com foco local. (Para marcas preocupadas com conteúdo não autorizado sendo lançado por franqueados, há várias ferramentas disponíveis para exigir a aprovação de postagens locais.)

5) Anúncios de pesquisa local pagos

Anúncios do google - pessoa pesquisando
As marcas de franquia devem complementar os esforços nacionais de pesquisa paga com campanhas hiperlocais direcionadas a consumidores em mercados específicos com anúncios e páginas de destino para locais específicos. Para campanhas do Google AdWords, as marcas de franquia devem aproveitar táticas locais como:
  • Extensões de local: essas extensões de anúncio fornecem informações aos usuários para ajudá-los a encontrar seus locais (por exemplo, endereço comercial, número de telefone, marcadores de mapa etc.);
  • Anúncios de inventário local: esses anúncios mostram aos usuários o inventário disponível em locais próximos quase em tempo real;
  • Ajustes de lance local: permitem aumentar seus lances quando clientes potenciais próximos pesquisam uma de suas palavras-chave.

Essas são apenas algumas das muitas maneiras que, com o investimento certo, as franquias podem se destacar. Aliás, o fator investimento é o nosso próximo tema.

Fundos de marketing de franquia

pessoas fechando negócio para um fundo de marketing digital de franquia

Por que você precisa de um fundo de marketing de franquia?

O princípio básico de um fundo de marketing de franquia, ou gasto coletivo, segue o mesmo processo de pensamento de uma compra cooperada. Esse método garante a consistência da marca e a eficiência das compras. É o alicerce do marketing digital para franquias que permite que os franqueados trabalhem ao lado do franqueador para implementar planos de marketing coesos que beneficiem ambas as partes.

Como você estrutura o fundo de marketing de franquia?

A maioria dos fundos de marketing nacionais são definidos como entidades fiduciárias separadas, mantendo o saldo separado dos lucros e perdas corporativos. Isso oferece ao franqueador a possibilidade de alocar tanto ou quanto ele desejar do fundo nas diversas ações.

O franqueador pode ou não contribuir para a o marketing cooperado, mas normalmente ele tem a palavra final sobre a estrutura e as políticas relacionadas ao marketing da marca e alocação de recursos. Eles podem especificar um valor mínimo a ser gasto em marketing local. O marketing local é então gasto a critério do franqueado para aquele local.

Há franqueadores que muitas vezes fornecem as diretrizes e exigem prova de alocação das verbas de marketing local.

Considerações finais

Este posto é uma lista de tarefas para franqueadores e franqueados no que diz respeito ao marketing digital. Se você precisar de uma agência de marketing digital  que o ajude a realizar todos esses esforços de marketing, entre em contato com a Wedoiti. Venha conhecer nosso conjunto de soluções de marketing digital projetadas para acelerar seu negócio de franquia.

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.

Rolar para cima

Deixe seus dados que entraremos em contato