
Conectar-se com os prospects certos e gerar leads que preencham seu funil e se transformem em vendas é um desafio. Mesmo quando você encontra os prospects certos, pode ser difícil alimentá-los e mantê-los engajados. O mesmo tipo de alcance ou nível de comunicação não funciona para todos os leads, e utilizar apenas uma estratégia de marketing genérica para encontrar e construir conexões muitas vezes não é proveitoso. É aí que entra a segmentação no marketing digital.
Por que a segmentação é tão importante?
Em poucas palavras: a segmentação de marketing está dividindo sua lista de leads e/ou clientes em grupos menores e mais semelhantes para mensagens mais direcionadas.
Marketing digital personalizado: o novo normal

A personalização não é apenas algo agradável de se ter. É o que seu público espera — independentemente de você vender para consumidores ou empresas.
Aqui estão algumas estatísticas importantes antes de nos aprofundarmos nos detalhes:
- 79% dos consumidores dizem que só usarão as promoções de uma marca se forem adaptadas às interações anteriores;
- 88% dos profissionais de marketing experimentaram um aumento mensurável nos resultados de seus negócios graças à personalização;
- A personalização pode aumentar de 5 a 8 vezes o ROI nos gastos com marketing e aumentar as vendas em 10% ou mais.
E a razão pela qual a personalização no marketing funciona é porque leva em consideração as necessidades do seu público. E não apenas as necessidades gerais — mas as necessidades do comprador naquele momento .
E a personalização começa com segmentos.
Tipos de segmentação
Você pode segmentar seu público com base em vários atributos. Esses atributos ajudam a entender melhor seu público-alvo. Existem quatro tipos principais de segmentação:
1. Segmentação demográfica
- Idade;
- Gênero;
- Estado civil;
- Número de familiares;
- Ocupação;
- Nível de educação;
- Renda;
- Etnia;
- Religião.
- Tamanho da empresa;
- Indústria;
- Função de trabalho.
2. Segmentação geográfica

A segmentação geográfica agrupa as pessoas com base em sua localização e é considerada a informação mais simples de se coletar.
- País;
- Cidade;
- Código postal;
- Raio em torno de um local específico;
- Urbano ou Rural;
- Clima.
3. Segmentação comportamental
Exemplos de pesquisa de segmentação comportamental incluem:
- Hábitos de compra : com que frequência e quando eles compram?
- Hábitos de compras online : rastreando os comportamentos de compra do seu público-alvo online.
- Ações realizadas em um site : em quais páginas eles estão clicando? Com qual conteúdo eles estão se envolvendo ? Quanto tempo eles permanecem nas páginas do seu site antes de clicar em outra coisa?
- Benefícios pretendidos : Qual é a necessidade que seu cliente em potencial está tentando solucionar com seu produto ou serviço?
- Interações com sua marca/taxa de uso : segmentar os comportamentos dos clientes por uso intenso, médio ou leve de seus produtos ou serviços moldará como suas mensagens atendem às necessidades desses grupos.
- Fidelização do cliente à marca : Quão leais são seus clientes ? Eles têm um de tudo que você vende? Eles compram de marcas com base apenas no preço versus qualidade?
- Classificações anteriores de produtos: você aparece favoravelmente aos olhos do seu cliente ou não consegue? Seus clientes estão abertos para você mudar e melhorar o que precisa de ajuda?
4. Segmentação psicográfica

A segmentação psicográfica inclui:
- Traços de personalidade: Os cinco grandes traços de personalidade são abertura, consciência, extroversão, amabilidade e neuroticismo. Alguns pesquisadores sugerem um sexto traço chamado honestidade-humildade;
- Interesses: São aquelas atividades ou atividades que iluminam uma pessoa. Isso inclui lazer, recreação, hobbies, interesses profissionais, disciplinas escolares e qualquer tópico que você goste de pesquisar;
- Crenças: Uma crença é um pensamento que você categoriza como verdade. Estes incluem crenças centrais, crenças limitantes e sistemas de crenças;
- Atitudes: São predisposições ou conjuntos de expectativas que fazem com que uma pessoa responda ao estímulo de uma determinada maneira;
- Valores: representam um conjunto de crenças que motivam as pessoas a agir. Estes podem ser intrínsecos, como amor, verdade e liberdade, ou aparecem como meios para um fim, como ambição, responsabilidade ou coragem.
Segmentação no marketing digital

Segmentação nos canais de marketing digital
Segmentação no SEO

Alcançar efetivamente nichos de mercado específicos requer esforços de marketing direcionados. Veja como você pode fazer isso com sua campanha de SEO:
- Selecione os parâmetros do perfil. Descreva seu público por diferentes tipos, identifique quem você pode alcançar e use esses tipos como sua categoria. Pense nas informações que as pessoas usam para pesquisar seus produtos e serviços específicos. Pode ser sua idade, localização, sexo, estado civil e outros dados demográficos quantificáveis;
- Encontre segmentos personalizados viáveis. A segmentação por demografia ou localização é padrão nas estratégias de marketing, mas você pode ir além disso na segmentação de marketing digital. Concentre-se no comportamento de seus visitantes para que você possa entender melhor seu mercado;
- Uma boa maneira de determinar a viabilidade do seu segmento-alvo é por meio do Google Analytics. Na seção Público, você pode encontrar categorias rastreadas que fornecerão informações sobre como segmentar os visitantes do seu site;
- Pontuação de leads. Pontue leads com base no histórico de conversão, qualidade dos dados, histórico de compras e prontidão geral para vendas. Avalie e classifique fatores como avaliações online e opiniões de usuários, estilos de vida, interesses e hobbies.
Pagamento Por Clique (PPC)
Se você planeja investir tempo e recursos em serviços de gerenciamento de PPC , certifique-se de atingir essas três táticas de segmentação de mercado:
Segmente suas palavras-chave
É vital segmentar as palavras-chave de acordo com cada tipo de público para que você entregue a mensagem apropriada nas páginas de texto e de destino. Para segmentá-los corretamente, primeiro você precisa entender a intenção por trás das palavras-chave. Isso é bastante óbvio para alguns termos de pesquisa. Por exemplo, quando um pesquisador digita o termo “computador doméstico” na barra de pesquisa do Google, as empresas de tecnologia exibem uma cópia que destaca “família”, “amigável ao usuário” ou “divertido”.
Permita que os usuários se segmentem
Segmentação por proximidade
E-mail marketing

Segmentação geográfica
B2B e segmentação de especialização
Segmentação específica de conteúdo
Segmentação específica de comportamento
Marketing de mídia social
Seleção de plataforma adequada

É importante observar que cada plataforma de mídia social tem sua própria maneira de permitir que você segmente seu público. Por exemplo, o Facebook permite que você filtre seu público, para que você possa restringir as pessoas que deseja segmentar. O Linkedin oferece uma maneira de se conectar com segmentos pré-definidos de vários públicos. O Twitter permite criar listas que separam manualmente seus seguidores em diferentes categorias.
Faça bom uso dessas ferramentas e recursos para segmentar seu público para nichos mais restritos e específicos.
Conclusão sobre a segmentação no marketing digital
Se você chegou até aqui, certamente você já possui uma melhor compreensão do seu público-alvo digital e como você pode alavancar a segmentação de mercado em vários canais. Da mesma forma como você pode ajustar todo o seu plano de segmentação no marketing digital. Adotar a segmentação como uma prática cotidiana trará vários benefícios comerciais para seu negócio — desde marketing inteligente e econômico até aumento de vendas e maior fidelidade da sua base de clientes.