Identidade visual no marketing digital: 7 exemplos para te inspirar

Assim como sua identidade o torna único, a identidade visual de sua marca é um detalhe especial de seu negócio que o diferencia de todos os outros. E o design da identidade da sua marca? É o que molda sua empresa.

Iremos explorar mais sobre essa pergunta nesse artigo através de exemplos. Mas antes, vamos a teoria por trás da identidade visual.

Banner identidade visual

O que é identidade visual de uma marca?

A identidade da marca é o que torna uma marca reconhecida. A própria definição da palavra o descreve perfeitamente. Mas não é como a carteira de identidade emitida pelo governo ou o passaporte que temos. A identidade visual da marca, então, é bem diferente. E o design desempenha um papel fundamental nisso.
Resumindo, a identidade visual da marca consiste no design geral da marca, nas cores que ela usa, no logotipo, no nome da marca, na fonte, no estilo de anúncios, na mensagem da marca e, basicamente, em todos os elementos visuais da empresa. Ou seja, toda parte visual do planejamento da marca (branding). Quando tudo isso é montado e equilibrado em perfeita harmonia, dá origem a uma identidade visual de sucesso.
Veja a Coca-cola, por exemplo. Sua icônica cor vermelha e o logotipo da tipografia são reconhecidos em todo o mundo. Pessoas que vivem em regiões culturalmente diferentes e distantes daquela que originou a Coca-cola, ainda reconhecem instantaneamente a marca apenas por suas cores e design do logotipo.
Esse é o principal objetivo de uma identidade de marca. Para tornar a marca facilmente reconhecível e memorável. Claro, a identidade da marca também faz parte da consistência.

Qual é a importância da identidade visual de uma marca?

Identidade visual coca cola
Uma identidade de marca significa criar um sistema de design para os designs de sua marca. Trata-se de criar regras e padrões específicos, como paleta de cores, estilo de design, fontes e logotipos que podem ser usados de forma consistente.
Uma empresa nunca fica muito tempo na mesma agência de publicidade. Imagine cada agência usando cores diferentes para os cartazes e cartazes da campanha de sua marca. Ou usando fontes diferentes para seus anúncios e rótulos. Isso simplesmente arruinará a consistência da marca.
Ter uma identidade de marca adequada ajuda você a ser consistente com todos e cada um dos aspectos das promoções de sua marca e designs de produtos. Porque cada vez que você contrata uma nova agência de publicidade ou projeta uma nova embalagem de produto, você pode consultar a identidade da sua marca para escolher as cores e o design certos. Independente de qualquer que seja o veículo de comunicação escolhido.

Elementos principais de uma identidade visual

É difícil descrever um conjunto específico de elementos para a identidade de uma marca. Porque cada marca tem suas qualidades únicas. Por exemplo, a criação de elementos de marca para aplicativos móveis e interfaces de usuário faz parte de startups e empresas digitais.

De qualquer forma, esses são alguns dos principais elementos que você deve ter em todo design de identidade de marca:

Principais exemplos de identidade de marca

1. Firefox

O Firefox anunciou um novo design de rebranding há alguns anos atrás com o foco principal na representação digital da marca. Uma agência de design chamada Ramotion foi responsável pelo processo de rebranding. O Firefox queria criar um design de marca compartilhado que tornasse todos os seus diferentes aplicativos e serviços atraentes para as novas e futuras gerações. Bem como para diferentes culturas, gêneros e todos os públicos.

identidade de marca firefox 1
Este foi um grande redesenho que abrangeu todo o design de sua marca. Tudo, desde o logotipo a ícones, designs de interface de usuário de aplicativos e muito mais, passou por grandes mudanças.
firefox 2
Uma das mudanças mais notáveis ​​foi a adição de formas geométricas na identidade visual da marca. Eles chamaram isso de “partículas atômicas”. Essas partículas atômicas coloridas fazem parte do processo de tornar a marca relevante para as gerações mais jovens, ao mesmo tempo que representam os principais conceitos da marca. Ele foi testado pela primeira vez na campanha “O Firefox luta por você”.
firefox
De acordo com a agência de design, essa nova abordagem ajudou o Firefox a lançar novos produtos. Além de criar um novo sistema visual e diretrizes a serem compartilhadas por toda a sua marca.

2. Blocknews

Nosso segundo caso é de um de nossos próprios clientes. O Blocknews, é um portal de notícias criado para informar sobre e promover a inovadora tecnologia Blockchain.

Antes da parceria com a Wedoiti, o Blocknews possuia um logo bem singular e com uma marca bem definida. Porém, após a análise feita pela Wedoiti, observamos que ao aplicarmos nossos princípios de Design Thinking, a marca poderia obter um destaque ainda maior. Por exemplo, o logo anterior feria a legibilidade (principalmente em dispositivos móveis. Além de não ser compatível com diversas cores de fundo.

mudança do logo blocknews

Vamos às diretrizes que aplicamos em nossos serviços de branding:

SIMPLICIDADE

DISTINÇÃO

ATEMPORALIDADE

VERSATILIDADE

ADEQUALIDADE

Destacando que, o logo atual ainda não é o final. Mas sim um intermediário para que a mudança não seja abrupta ou gere atritos. Ainda assim, já podemos ver o efeito de nossas diretrizes na marca.

3. Airbnb

Assim como seu serviço, a marca do Airbnb tem a ver com viver uma vida ativa. Por meio de suas imagens repletas de pessoas e seu logotipo rosa em negrito, eles incentivam as pessoas a aproveitar ao máximo a vida – e usar o Airbnb para isso.
identidade visual airbnb 1
identidade visual airbnb 2

4. Evernote

identidade visual da marca evernote
Evernote é uma marca que tem um relacionamento próximo com criativos. A identidade de sua marca foi projetada com seu público-alvo em mente. Apresentando uma paleta de cores mínima e uma bela abordagem para designs de formas e ilustrações.
Cada padrão, textura e cor usados ​​na identidade da marca Evernote serve a um propósito. Eles até encontraram um tipo de letra geométrico para acompanhar seu design de identidade geométrica pesada.
identidade da marca evernote

5. Dropbox

O Dropbox é um ótimo exemplo de designs mínimos de identidade de marca. Ele usa uma paleta de cores restrita, limitando a maioria de seus designs a 2 ou 3 cores.
identidade visual dropbox
Um aspecto que você notará nesta identidade de marca é sua abordagem para designs em diferentes plataformas. Por exemplo, você notará que o Dropbox usa diferentes tons da cor azul em marcas de desktop e aplicativos móveis.
identidade visual dropbox 2
É certamente uma abordagem única para designs de identidade de marca digital.

6. Nubank

logos nubank
Seguindo os passos de outras marcas de tecnologia, o Nubank simplificou seu logo. O que segundo a própria empresa foi com o intuito de humanizar a marca.
identidade visual nubank 2
A intenção de humanizar e passar a imagem de receptividade pode também observada no design de aplicativos do Nubank. A empresa procura utilizar mais desenhos ou stickers descontraídos. Sendo assim, o Nubank consegue passar uma mensagem de modernidade e simplicidade em todas as suas plataformas.

7. Havaianas

promoção havaianas
Outro grande exemplo de identidade visual bem feita é o da marca Havaianas. A marca consegue passar a mensagem de descontração de diversas formas. Como podemos ver nas imagens seguintes.
e commerce identidade visual havaianas
O grande mérito da identidade visual da Havaianas está em sua capacidade de adaptação.
havaianas identidade visual
Mesmo com a mudança de cores ou até em campanhas diferentes, a Havaianas consegue manter sua identidade intacta. Ou seja, uma boa identidade visual não precisa necessariamente ter sempre as mesmas cores ou visual, desde que sempre passe a ideia da marca de forma clara.

Conclusão

Olhar para ótimos exemplos é sempre uma boa maneira de encontrar inspiração e ter novas ideias para seus próprios projetos de design. No entanto, criar uma identidade de marca é uma tarefa responsável que você não deve tentar realizar sozinho.

Esses exemplos servem para reforçar o argumento que uma boa identidade visual é aquela que melhor reflete as características da marca. Portanto, você deve sempre fazer pesquisas adequadas, obter feedback, considerar o público-alvo e colaborar com especialistas na área para criar uma identidade de marca mais eficaz. Ou seja, que passa uma mensagem clara para este público sobre o que é sua empresa. E além disso, seja ao mesmo tempo atraente para este público-alvo.

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.

Rolar para cima

Deixe seus dados que entraremos em contato