A Importância da Criatividade no Marketing e Como Ativar a Sua

À medida que nos preparamos para o ano de 2023, a criatividade emerge como um elemento crucial para o sucesso no marketing. Neste artigo, vamos explorar não apenas a razão pela qual a criatividade é essencial, mas também como ela desempenha um papel fundamental na melhoria do desempenho e na possível proteção do setor de marketing para o futuro.

A Automação Como Propulsora da Inovação

Enquanto alguns veem a automação como uma ameaça, podemos utilizá-la para para ter mais tempo para sermos criativos. A automação libera tempo que antes era consumido manualmente rastreando pontos de dados para otimizar o desempenho de uma página de destino, por exemplo. Isso nos permite reinvestir esse tempo na criação de mais páginas de destino para testes.
automação inteligência artificial
Inovações em plataformas de anúncios, como o Google Performance Max, possibilitam aos profissionais de marketing criar mensagens publicitárias mais diferenciadas para testes e otimização mais rápidos.
Edições de vídeo, transições chamativas e correção de cores, que antes demandavam horas e computadores de alto padrão, agora podem ser automatizadas em nossos smartphones. Portanto, convido-os a abraçar a automação. Afinal, o tempo é nosso commodity mais valioso, e a automação nos oferece mais tempo tanto para abrir espaço para estratégias e criação quanto para nosso dia a dia.

Estratégia: A Aliada Inseparável da Criatividade

A necessidade de aplicar o pensamento criativo para desenvolver estratégias de marketing eficazes muitas vezes é negligenciada. Desenvolver estratégias criativas é uma habilidade subestimada, principalmente em tempos de dados e fórmulas, mas profundamente importante para campanhas de marketing bem-sucedidas.
Na essência, a estratégia é resolver problemas, mapeando soluções de táticas, ferramentas e processos para ir de onde você está para onde deseja estar. Isso pode exigir pensar sobre dados de maneiras criativas, explorar a conexão de canais de marketing de ângulos diferentes e até mesmo reexaminar as partes do funil de marketing para diferentes clientes.

Lembre-se, uma mentalidade criativa não se limita a copy e design. Sem uma estratégia, não há visão de como as peças do quebra-cabeça de marketing se encaixarão. Sem criatividade, sua estratégia de marketing provavelmente não terá sucesso.

Canais de anúncios, conteúdo de site, e-mails, plataformas sociais, etc. — cada um requer uma compreensão diferente ao adaptar o conteúdo ao meio específico. É preciso criatividade para montar uma estratégia que atinge diversos canais enquanto se adapta a cada um deles.

Fidelidade: O Resultado da Criatividade

Em 2024, a fidelidade do cliente, e consequentemente, o valor vitalício do cliente, se tornarão ainda mais importantes. Com uma possível recessão no horizonte, as marcas precisam reter o máximo possível de negócios repetidos.
Onde a mentalidade criativa entra em jogo? O que impulsiona a lealdade varia. Pode ser necessário combinar dados, mensagens e criatividade em canais diferentes para encontrar uma estratégia eficaz de alcance, acompanhamento e promoções baseadas na lealdade de seus clientes.
Isso pode até significar realizar pesquisas junto à sua base de clientes para entender melhor suas necessidades e desejos, permitindo a implementação de programas de fidelidade criativos e inovadores.

A Busca do Cliente por Inovação

Em última análise, os clientes têm sede de criatividade, algo que se destaque entre o ruído e os faça prestar atenção. Há uma razão pela qual as pessoas sempre falam sobre os comerciais que veem durante o Super Bowl; é o “Super Bowl” das ideias criativas.

A boa notícia (e a má notícia) é que não há regras em torno de conceitos criativos. “Somos todos mamíferos” da Parmalat ou o jingle do Big Mac eram conceitos básicos, mas que marcaram o mundo da publicidade e ainda são lembrados hoje pelo público geral.

Há uma razão pela qual os consumidores de todas as faixas etárias migraram para plataformas como o TikTok: somos atraídos por novas ideias. Essa plataforma criou uma nova maneira onde os criadores promovem produtos de formas que grandes marcas jamais poderiam prever.

O ponto é que os clientes sempre estarão em busca de novas ideias criativas e conceitos. Empresas e marcas sempre precisarão de estratégias criativas para progredir. Os profissionais de marketing não podem ignorar o poder da criatividade.

Conclusão

Investir na criatividade é mais do que uma estratégia; é um requisito para os profissionais de marketing que buscam se destacar em 2024. Neste artigo, exploramos a relação intrínseca entre criatividade e sucesso em diversas facetas do marketing.

Não podemos subestimar o poder que ideias originais e estratégias inovadoras têm na retenção de clientes, impulsionando a fidelidade e adaptando-se a um mercado em constante evolução.
Neste contexto, a escolha de uma agência de marketing digital torna-se crucial para traduzir a criatividade em resultados tangíveis. Empresas como a Wedoiti oferecem expertise comprovada, combinando estratégias criativas com as mais recentes ferramentas digitais. Essa parceria pode ser o catalisador para transformar suas visões criativas em uma presença online robusta e impactante.
Saiba mais sobre o autor
Saiba mais sobre o autor

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.

Rolar para cima

Deixe seus dados que entraremos em contato