Como fazer marketing digital para marcas premium

A princípio, uma marca premium é uma marca que comercializa seus produtos e os vende aos clientes a preços mais altos em troca de uma qualidade superior ou melhor experiência.
Marca premium de camisa

O que é uma marca premium?

É sempre importante ressaltar que o premium vai além do preço. Dito isso, produtos premium são aqueles que incluem qualidade e geralmente oferecem desempenho superior.
Esta categoria busca oferecer vantagens e benefícios que justificam um maior investimento financeiro. E, claro, há pessoas que estão dispostas a gastar mais dinheiro se essa diferenciação valer a pena.
Marcas de luxo são muitas vezes confundidas com marcas premium. Ambos são dois conceitos ligeiramente diferentes.
A princípio, as marcas premium tentam segmentar e atrair um público maior do que as marcas de luxo. Eles querem vender para qualquer pessoa disposta a diferenciação.
As marcas de luxo, por outro lado, pretendem manter-se relevantes para um público mais restrito, de forma a manter a exclusividade e manter o seu status de luxo. Eles não disponibilizam seus produtos prontamente para muitas pessoas ou por meio de muitos canais de distribuição e tendem a usar preços ainda mais altos do que outros no mercado, justamente para manter essa exclusividade.

Por que se posicionar como marca premium?

Divisória indicando prestígio de marca premium

Justificativa para o preço

Se você tem um produto que é mais caro que seus concorrentes, mas desempenha essencialmente a mesma função, como você pode convencer os clientes a escolherem seu produto?
O que fará com que seu cliente-alvo gaste mais do seu dinheiro suado em seu produto quando outra pessoa está vendendo algo não tão diferente pela metade do preço?
Você tem que mostrar a eles que há uma diferença. Se o seu produto ou serviço é mais caro que seus concorrentes, você precisa se posicionar como tendo uma diferença clara que vale a pena pagar. Assim, o posicionamento premium e as técnicas atreladas a ele, ajudam as marcas a mostrar essa diferença.

Fidelidade

As marcas premium também costumam desfrutar de altos níveis de fidelidade à marca. Os clientes gostam de ser associados a marcas de sucesso (ou, se preferir, marcas que as pessoas “bem-sucedidas” escolheriam).
E marcas premium são muito boas em construir um sentimento de pertencimento. As marcas premium cuidam muito da forma como se apresentam para reforçar esse sentimento; na escolha de design, tom, e até mesmo através do patrocínio de celebridades. Olharemos mais para essas táticas mais abaixo.
Em suma, quando os clientes sentem que fazem parte de uma comunidade ou tribo, eles também são muito mais propensos a falar positivamente sobre você para amigos e familiares. Eles se tornam embaixadores da marca e, assim, ajudam a trazer ainda mais clientes.

"Custo" de se ter uma marca premium

É importante lembrar que uma marca premium não significa necessariamente que seu negócio será mais lucrativo. Cada um dos benefícios de uma marca premium (produtos de alta qualidade, melhores materiais, fabricação ética) pode ser caro agora, mas pode oferecer um grande retorno sobre o investimento no futuro.
Além disso, as marcas premium costumam ser menos acessíveis do que as marcas regulares devido aos custos de produção mais altos, o que as torna mais exclusivas, financeira e conceitualmente. Tenha isso em mente ao começar a construir sua marca premium.

Como construir uma marca premium

Agora, olharemos para algumas técnicas que especialistas de marketing apontam como importantes para se construir uma marca premium.

1. Transmita confiança

Confiança Marca premium

As marcas premium são isso mesmo, premium. Por isso, é importante agir de acordo. Certifique-se de que sua marca se destaque mostrando que você não apenas possui uma imagem única. Compare sua marca até com si mesmo, para mostrar como você busca a excelência a todo momento (ou seja, “nosso melhor produto até agora”, “nossa criação mais inovadora até agora”, etc.). Quando sua marca transmite confiança, os clientes que querem poder passar confiança também são atraídos. Aí que também entra a questão de pertencimento que a marca premium procura ativar.

2. Certifique-se de comunicar qualidade

Cacau Brasil e Kopenhagen
Comparação entre o posicionamento das marcas Cacau Brasil e Kopenhagen, ambas da mesma empresa.
Além da confiança, é preciso comunicar qualidade. A maioria das marcas dirá que oferece produtos e serviços de qualidade, mas como uma marca premium, seu nível de qualidade deve superar todos os outros. Dependendo do seu produto, certifique-se de mostrar exatamente o que o torna tão especial.

Por exemplo, se você está vendendo produtos de beleza, faça questão de destacar os ingredientes sofisticados, raros, hipereficazes ou caros, usados em seu produto. Mostre como ele ajuda com condições específicas da pele e apoie-o com dados claros e embasados. Nessa mesma linha, se você estiver vendendo roupas, certifique-se de enfatizar os benefícios do tecido, do artesanato, da produção e até do fornecimento. Conte sua história e mostre por que seus produtos valem um pouco mais do que as principais marcas de massa.

3. Dê muita importância ao design e aos canais

Isso inclui seu site, plataformas de mídia social e em todos os lugares em que sua marca é apresentada. Comunique uma marca premium criando uma aparência premium.
Algumas das marcas premium mais proeminentes usam essa técnica em seus sites e páginas de mídia social e não apenas atraem muitos visitantes, mas também obtêm altas conversões. Você mesmo pode reconstruir seu site premium ou usar um serviço de hospedagem para criar a aparência perfeita para você e sua marca premium.
Mas não importa o que você quer que sua marca diga, se você não pensar nos veículos digitais onde seus produtos ou serviços são vendidos, como eles são comercializados e até mesmo seu custo pode contar aos clientes em potencial uma história importante sobre a marca que você construiu.
Sua marca é exibida em sites de comércio eletrônico com alto tráfego? As fotos que acompanham são de alta qualidade? O preço está onde deveria estar para o seu tipo de marca? Pense nesses critérios e muito mais ao começar a distribuir seus produtos ou serviços e definir preços.

Concluindo: foque no longo prazo

Como você pode ver, construir uma marca premium não é necessariamente difícil, mas exige um certo nível de foco, compromisso e até risco. Embora sua marca premium não torne sua empresa mais lucrativa logo de cara, ela a levará a um nível mais alto que pode levar a lucros maiores ao longo do tempo. Lembre-se, criar uma marca premium significa elevar o nível de sua marca atual, e isso significa prestar atenção aos detalhes.
Resumindo: atenha-se ao básico, eleve o que puder, seja criativo onde importa, sempre coloque a qualidade sobre a quantidade e mostre de fato aos clientes por que você é a melhor escolha para o produto ou serviço que oferece.
Saiba mais sobre o autor
Saiba mais sobre o autor

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.

Rolar para cima

Deixe seus dados que entraremos em contato