Ativação de marca: como aproveitar grandes eventos

Muitas marcas usam uma variedade de estratégias de marketing para engajar seu público e promover vendas. As ativações são uma forma comum de introduzir e comercializar uma nova marca ou produto. Compreender as ativações da marca e reunir ideias inspiradoras pode lhe ajudar a criar um reconhecimento positivo da marca e engajar-se ainda mais com seu público.
ativação de marca
Neste artigo, definimos ativações de marca, analisamos por que elas podem ser importantes e fornecemos uma lista de ideias que você pode considerar usar.

O que é ativação de marca?

As ativações de marca são campanhas ou eventos de marketing que interagem diretamente com um público-alvo para criar um relacionamento de longo prazo e construir a reputação de uma marca. Novas marcas e empresas que desejam refazer a marca podem usar esse tipo de método de marketing. No geral, essa pode ser uma boa maneira de mostrar a personalidade e a identidade de um produto ou marca. Esses eventos ou campanhas geralmente são interativos de alguma forma para que os clientes em potencial possam se envolver diretamente com a marca e aprender como ela pode se encaixar em seu estilo de vida.

Por quê ativação de marca é importante?

A ativação de marca é importante porque ajuda a criar uma conexão mais forte entre a marca e seu público-alvo. Ela envolve a criação de experiências memoráveis e positivas que se relacionam com os valores e personalidade da marca.
Ao criar essas experiências, a marca pode gerar um maior engajamento com seus clientes, aumentar a fidelidade à marca e, consequentemente, impulsionar as vendas e o sucesso geral do negócio. Além disso, a ativação de marca também pode ajudar a diferenciar a marca da concorrência, aumentar a consciência da marca e consolidar a posição da marca no mercado.
Em resumo, a ativação de marca é uma estratégia crucial para criar uma conexão emocional duradoura com os consumidores e fortalecer a presença da marca no mercado.

Chame atenção

Algumas ativações de marca atraem a atenção da imprensa ou da mídia social, de modo que podem espalhar o boca-a-boca positivo em torno de uma marca. Se você atrelar sua marca à um grande evento, envolver uma figura pública popular ou agendar uma atividade divertida para os convidados participarem, isso dará às pessoas uma experiência mais imersiva com sua marca. É uma ótima forma de dar histórias para pessoas contarem e, consequentemente, vivenciar algo diferente com sua marca.
conferencia evennto virtual

4 ideias de ativação de marca

Se você pretende melhorar o reconhecimento da marca e alcançar mais pessoas, a ativação da marca é a decisão certa. Preparamos várias ideias para você se inspirar para sua próxima campanha e se conectar com seus leads e clientes de forma criativa e inusitada.

1. Surpreenda seu público

A melhor maneira de construir um forte reconhecimento da marca é fazer algo que ninguém espera.
O tão esperado retorno da San Diego Comic-Con ou simplesmente SDCC, dominou a cidade de 21 a 24 de julho de 2022. Foi a primeira reunião presencial em grande escala desde o 50º aniversário da convenção em 2019 (embora os organizadores tenham feito um evento menor “Edição Especial” em novembro passado), e o evento atraiu a mistura de celebridades, fans da cultura pop, quadrinhos criadores e muito mais, incluindo grandes anúncios de empresas como Marvel Studios e DC Entertainment, para o centro de convenções de San Diego.
Para muitas marcas, a ação real ocorreu fora do local oficial. Uma mistura de festas VIP, ativações inteligentes e experiências memoráveis ​​encheram as ruas do Gaslamp District, com empresas como HBO Max, Audible e Apple TV+ lutando pela atenção da multidão do evento.

House of dragon na San Diego Comic-con

Como parte de sua campanha de marketing global House of the Dragon, a HBO Max transportou os convidados da Comic-Con para Westeros com um espaço imersivo chamado “House of the Dragon: The Dragon’s Den“, uma experiência de 18 minutos. No interior, a ativação mostrou tudo, desde um crânio gigante de dragão e 12 ovos de dragão personalizados a mais de 40 membros do elenco, incluindo atores, dublês e músicos.

A experiência multissensorial, construída pela agência criativa Giant Spoon, guiou os participantes através de uma cerimônia para o nascimento de dragões. Os visitantes podiam interagir com os elementos visuais, sons e pessoas de King’s Landing, além de selecionar seu próprio ovo de dragão enquanto estão imersos com sons realistas da série, fornecidos pela Bose. Além disso, os efeitos especiais incluíam fogo falso, projeção de perfume, fumaça falsa e neblina.

2. Ativação de marca mesmo à distância

Com o intuito de levar a emoção da Uefa Champions League a lugares no mundo inteiro e garantir que os consumidores vivenciem o grande evento, a Heineken costuma todo ano fazer uma espécie de turnê mundial com o troféu do torneio. Permitindo que os fãs comemorem como se tivessem vencido a competição e tenham um vídeo em câmera lenta de suas comemorações compartilhado imediatamente com eles via Facebook. Os poucos sortudos puderam compartilhar essa experiência também com ex-atletas vencedores da competição.

Heineken ativação de marca
Além disso, a marca ainda promoveu, em um dos ginásios do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, uma festa com DJs e a transmissão ao vivo da final do campeonato. Além de diversas watch-parties em outras cidades do Brasil.

3. Use a ativação de marca para promover valores da empresa

A Audi do Brasil construiu seu espaço no Festival Primavera Sound, que teve a sua primeira edição no país nos dias 05 e 06 de novembro, na cidade de São Paulo. Entre as ações da montadora durante o evento, esteve o projeto “Águas do Rio Tietê”, que distribuiu copinhos de água ao público que simbolizam a esperança na despoluição do Rio Tietê.
Primavera sound ativação de marca
A marca também assumiu o compromisso de plantar uma muda de árvore para cada pessoa que visitar o seu estande no festival.
Audi ativação de marca
Dona do maior portfólio de carros elétricos do mundo, a Audi também convidou a banda indie Jovem Dionísio para participar de uma ação da marca com divulgação em redes socias. Com isso, a banda promoveu uma chamada “eletric tour” partindo de Curitiba até São Paulo, uma viagem de aproximadamente 400 quilômetros, a bordo do modelo elétrico Audi e-tron Sportback. Além disso, os veículos híbridos e elétricos da marca estavam expostos no estande da marca. Por fim, veículos da montadora também foram disponibilizados aos headliners do evento.

4. Resolva problemas ou ajude seus clientes

Quais problemas seus clientes enfrentam? Use uma atividade interativa para provar que suas ofertas podem ajudar. Por exemplo, se sua empresa vende equipamentos esportivos, configure uma “estação de nebulização” no final de uma maratona e distribua garrafas de água de marca para os corredores. Você não apenas resolverá o problema da desidratação após a corrida, mas também fornecerá um presente que ajudará os clientes em potencial a se lembrarem de sua marca muito tempo depois que o evento terminar. Destacar a necessidade de um produto por meio de uma experiência de marca criativa é estratégico e eficaz.
Ativação de marca - Sprite
Muitas vezes, a ativação de marca acaba sendo relacionada apenas a eventos de entretenimento. Mas eventos corporativos também contam com inúmeras possibilidades para ações de engajamento com marcas parceiras. Se você já participou de feiras de negócios, provavelmente recebeu uma sacola com canetas e materiais de escritório. Isso é uma forma de ativar a marca mesmo no B2B. Além disso, outras ações podem incluir: distribuição de carregador portátil para celular; espaço de descompressão com sofás, cadeiras e almofadas; demonstração de tecnologias e produtos com as quais o público pode interagir.

Dicas para você ativar sua marca

Independentemente do método e da configuração que você escolher, essas diretrizes ajudarão você a criar a experiência mais gratificante para seu público.

Respeite seu público

Certifique-se de planejar e preparar a ativação da sua marca com seu público em mente. Essas campanhas devem ser divertidas e envolventes, mas evite qualquer atividade fora da marca, inadequada ou irritante. Em caso de dúvida, recomendamos discutir sua ideia com alguns de seus principais clientes para avaliar a resposta deles.

Humanize sua marca

A interação humana é a maneira mais rápida de iniciar relacionamentos significativos com seu público-alvo. Não importa qual método de ativação de marca você escolha, é importante envolver seres humanos reais que representam sua marca.
Empatia no marketing
Por exemplo, um outdoor gigante em uma rodovia movimentada pode chamar a atenção para sua marca. Mas, um estande pop-up administrado por três de seus funcionários reais é uma maneira muito mais pessoal e eficaz de ativar sua marca. A interação humana dá um rosto à sua empresa, que humaniza sua marca de uma forma que faz você parecer mais relacionável e confiável.

Aproveite o storytelling

Você pode se comunicar de forma única e convincente com seu público usando storytelling em seu marketing. O principal objetivo de qualquer marketing é apresentar uma narrativa relacionável para clientes em potencial. A base do marketing emocional é que, ao apelar para as emoções das pessoas, você torna a interação muito mais interessante e memorável para seu público.
Ideias para ativar marca
Ajudaria se você montar sua história em torno dos problemas do seu público-alvo. Em seguida, demonstre como seus serviços podem ser úteis.

Utilize o poder dos influenciadores

As pessoas, no geral, adoram celebridades e muitos se engajam mais com influenciadores; por isso, incluir alguns influenciadores no evento é sempre uma ideia brilhante para a ativação do evento. Além disso, contam com apoiadores que aumentarão o público regular de uma campanha de ativação de marca.
Influencers
Alguns blogueiros e influenciadores são bem conhecidos em seus respectivos campos, tornando suas sugestões e comentários mais úteis na criação de campanhas de marketing e ativação de eventos. Dependendo do produto, eles podem convidar influenciadores respeitáveis ​​e conhecidos para animar o evento.

Concluindo

Construir uma marca forte é um processo gradual e multifacetado. Não espere que uma campanha ou evento transforme sua marca em um fenômeno da noite para o dia ou dobre instantaneamente seu público.
Mas, em conjunto com suas iniciativas de branding em andamento, as ativações de marca podem fornecer o impulso adicional que você procura. Eles ajudam a aumentar a exposição, cativar seu público para sua marca e remodelar a maneira como seus clientes percebem sua empresa e seus produtos. Em uma época em que a percepção e a conexão pessoal são tão essenciais para o sucesso do negócio, as ativações de marca devem ser um elemento essencial para sua estratégia de branding.
Saiba mais sobre o autor
Saiba mais sobre o autor

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Deixe seus dados que entraremos em contato