Exemplos de mulheres na história do marketing e na da Wedoiti

A mulher na história do marketing é algo tão importante para o marketing assim como o restante da própria história dele. A indústria do marketing, nos seus primórdios e por muito tempo foi dominada por homens. Entretanto, a partir do início do século XXI, o número de mulheres que trabalhavam em marketing cresceu de forma exponencial. Atualmente, em praticamente todos os países ocidentais elas ocupam, em média, metade das posições de trabalho no setor. Com variações para mais ou para menos não superiores a 5% na maioria dos países.

mulheres na história do marketing
As mulheres têm uma longa história no marketing, cujos primeiros registros remontam a 1880, nos Estados Unidos, e com o passar do tempo, o que se percebe são cada vez mais mulheres entrando e prosperando na indústria do marketing.
Em homenagem ao Mês Internacional da Mulher, aqui está uma breve lembrança de mulheres que fizeram e outras que ainda fazem acontecer na história do marketing no mundo, no Brasil e na Wedoiti.

Três mulheres pioneiras na história do marketing

mulheres na história do marketing - Mathilde Weil 1899 1366x768

A primeira mulher na história do marketing a criar uma agência

Mathilde Weil fotografada por Eva Watson-Schütze
Em 1880 Mathilde C.Weil fundou a M.C. Weil Agency. Somente 20 anos após a Guerra Civil americana e bem antes do lendário J. Walter Thompson fundar sua agência, que é reconhecida até hoje como a primeira agência de publicidade a ser criada. Não há muitas informações sobre a agência da Mathilde, visto que as mulheres não tinham nenhum direito naquela época, e a propriedade de empresas, por lei, era permitida somente aos homens.
Não há também muitas informações sobre a vida de Mathilde, todavia, ela entrou para a história do marketing por abrir caminho para as mulheres que a sucederam. Ela morreu em 1942 e não faz parte do Advertising Hall of Fame, pois ele só veio a ser criado em 1948.
Mulheres na história do marketing - helen resor

A primeira mulher redatora na história do marketing​

Fotografia de Helen Resor
J. Walter Thompson contratou Helen Lansdowne Resor, e ela se tornou a primeira mulher redatora da história do marketing. Ela criou o anúncio “Uma pele que você adora tocar” para a Woodbury em 1917 e é considerada pioneira no estilo editorial de publicidade que temos até hoje.
O anúncio criado por ela gerou um grande escândalo por conta de suas conotações sexuais. Helen é conhecida como a primeira mulher a conceber, planejar e implementar uma campanha publicitária de abrangência nacional nos Estados Unidos. Ela entrou no Advertising Hall of Fame em 1967, três anos após seu falecimento.
Mulheres na história do marketing - Caroline Robinson Jones v1

A primeira mulher negra a se destacar na história do marketing

Fotografia de Caroline Jones
Caroline Robinson Jones foi uma mulher negra de grande destaque na área de marketing. Ela foi a primeira redatora sênior negra da J. Walter Thompson Co. Durante seu tempo na agência, ela chegou ao cargo de diretora de criação depois de começar como secretária e redatora trainee. Ela trabalhou por quase 10 anos na JWT e decidiu finalizar sua história por lá para enfrentar um novo desafio, em uma nova agência.
A princípio, ela saiu de sua zona de conforto, numa posição reconhecida, bem remunerada e premiada, numa das maiores agências mundiais e, foi para a Zebra Associates. Tratava-se na época de uma das primeiras agências de publicidade de propriedade de negros nos Estados Unidos. Enquanto estava lá, chegou à posição de vice-presidente.
Depois de trabalhar e ser reconhecida pelo seu trabalho em grandes agências, procurou um novo desafio. Então, ela fundou sua própria agência em 1986, depois de trabalhar para grandes marcas como American Express e McDonald’s, entre muitas outras.
Caroline é hoje um símbolo de força e é reconhecida por abrir o caminho para as gerações seguintes. Apesar de todas as suas conquistas e contribuições, ela nunca foi incluída no Advertising Hall of Fame e morreu em 2001.

Três mulheres brasileiras de destaque na história do marketing

Foto Martha Gabriel

Martha Gabriel

Foto de Martha Gabriel por Conectar Marketing
Martha Gabriel é um ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação. Futurista pelo IFTF (Institute For The Future), engenheira (UNICAMP), pós graduada em Marketing (ESPM) e design (Belas Artes), mestre e PhD em artes pela ECA/USP e formação executiva pelo MIT Sloan.
Autora dos best-sellers “Marketing Na Era Digital”, “Educar: A (R)Evolução Digital na Educação” e “Você, Eu e os Robôs”, duas vezes finalista do Prêmio Jabuti.

Embaixadora no Brasil da Geek Girls Latam, ONG de fomento de educação tecnológica para garotas focando na diminuição da inequalidade e no aumento da diversidade nas áreas STEM (science, technology, engineering, mathematics).”

liliane ferrari rdsummit 2019 1 v

Liliane Ferrari

Foto de Liliane Ferrari em palestra no RD Summit 2019

Liliane é uma reconhecida consultora de estratégia de projetos digitais com foco em Mídias Sociais e Marketing de Influência para marcas de diferentes segmentos e portes.
Em 2009, ela foi apontada como uma das 10 mulheres mais influentes da internet no Brasil pelo portal Ig e revista TPM. Foi escolhida também para representar o Brasil no BBC Live Nation Day Digital, em 2012 e recentemente, em 2020, entrou na lista dos 100 especialistas que marcaram a História da internet brasileira pela Locaweb.
Sua filosofia de trabalho é voltada à humanização do marketing, tema principal das suas aulas, cursos palestras e reflexões. Segundo ela, humanizar não se trata de aprender um apanhado de técnicas e apertar um botão. Mas envolve um olhar amplo e realmente humanista aliado à uma prática ética de negócios verdadeiramente empáticos e centrados nas pessoas.
Nina Silva

Nina Silva

Foto de Nina Silva no Fórum Brasil-África
A Nina é uma carioca, de São Gonçalo, profissional da área de Tecnologia da Informação e empreendedora. Ao longo da sua jornada profissional contribuiu para empresas como Petrobrás, L’oreal, Honda e Heineken.

Nina é fundadora do Movimento Black Money (MBM), um hub de inovação com foco na inserção da comunidade negra na era digital e no fortalecimento do ecossistema empreendedor negro. O MBM se destaca por sua oferta de cursos de gestão, marketing digital, programação e educação financeira. Estas disciplinas são elementos essenciais para executivos e empreendedores no mundo de hoje.

A Forbes considera a Nina uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil e está entre as 100 pessoas negras mais influentes do mundo com menos de 40 anos.
Além de empreendedora e especialista na área de TI, Nina ainda é palestrante em eventos como a famosa Campus Party, HSM Expo e RD Summit, colunista do MIT Sloan Management Review Brasil e membro da diretoria da Federação das Mulheres Empresárias e Empreendedoras.

As duas forças femininas na direção da Wedoiti

Beatriz (Bia) Aguirre

A cabeça que pensa em marketing na Wedoiti é a da nossa Bia! Acima de tudo, ela é a razão e sensibilidade tão essenciais em qualquer coisa que envolva o marketing. A Bia é uma profissional de marketing e Comunicação sênior, com mais de 30 anos de experiência na área. Sua trajetória envolve grandes empresas, como: Grupo Santander (finanças), Grupo Iguatemi (varejo), Laureate International University (educação) e Paramount Têxteis (indústria).

Ela tem ampla experiência em estratégia de marketing e comunicação, branding, marketing digital, mídias sociais, produção de conteúdo, gestão de campanhas, marketing de varejo, gestão de crises, marketing focado no trade, pesquisa, comunicação institucional, patrocínios, eventos, atendimento ao cliente, desenvolvimento e performance.
Também fazem parte de sua trajetória, as experiências como empreendedora tanto no âmbito de planejamento empresarial, de negócios, marketing e comunicação, quanto na gestão de entidades sem fins lucrativos.
A Bia valoriza muito a busca pelo autoconhecimento, processos de feedback e desenvolvimento pessoal, acreditando que através deles passamos a ter uma visão mais humana e empática tanto nas relações pessoais como profissionais.

Silvia (Silvinha) Takao

A Silvinha é a nossa lógica e racionalidade no uso e aplicação das tecnologias em todas as jornadas e canais do marketing, vendas e atendimento. Ela é graduada em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e pós-graduada em Gestão de TI pela FIAP.
Sua paixão de vida é trabalhar com tecnologias emergentes e gerenciar equipes de alto desempenho à serviço de marcas e negócios.
O foco de sua atuação no Time Wedoiti é na criação de produtos e serviços digitais, aplicando processos de design diferenciados e, na busca de novas oportunidades que agreguem inovação as nossas soluções, explorando e se relacionando com o mundo das martechs, adtechs, brandtechs, outras startups, aceleradoras e incubadoras.

Para fazer a história do marketing é preciso cada vez mais mulheres

Trabalhar com marketing é ter e administrar emoções diariamente. Nunca um dia é igual ao outro, não importa o que você esteja fazendo, sempre há algo novo para aprender e experimentar.

O marketing é uma indústria em constante crescimento e há sempre a necessidade de encontrarmos novas formas de segmentar clientes todos os dias. Entre milhares de outras coisas.
Sempre haverá espaço para mais mulheres no marketing. O mundo precisa que as mulheres criem campanhas que inspirem e induzam outras mulheres a sonharem e descobrirem sua beleza natural. Seja você a próxima mulher inspiradora no marketing da sua empresa!
Growth marketing

Se você precisa dar mais visibilidade para seu site, gerar mais leads e clientes. Fale Conosco. 

A mentalidade Growth Hacking está no DNA das nossas ações de marketing digital.

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.

Rolar para cima

Deixe seus dados que entraremos em contato