Aprenda a usar emojis no seu marketing digital

De acordo com muitos especialistas em linguística, os emojis são a linguagem global que mais cresceu em todos os tempos. Desde sua aparição no final dos anos 90, com os primeiros emoticons, até os mais de 3600 que temos registrados no UNICODE hoje.

Vários emojis
Primeiro, vamos recapitular como e por que os emojis surgiram, depois veremos alguns prós importantes quando se trata de usar emojis em seu copy de marketing digital.

A história dos emojis

Os emojis apareceram pela primeira vez no final da década de 1990 no Japão, onde as empresas de telefonia móvel, inspiradas por símbolos usados em mangás e previsões do tempo japonesas, tentaram atingir um público crescente no mercado de telefonia móvel: a geração Hello Kitty.
A palavra “emoji”, na verdade, é tão japonesa quanto parece. É tirado das palavras japonesas “e” (“imagem”) e “moji” (“personagem”).
Porém podemos ver exemplos de uso de “carinhas” ou imagens para expressar sentimentos desde à maquina de datilografia (imagem abaixo). Depois com os desenhos em caractéres mais usados durante o início da internet.
1982 marcou a primeira aparição dos emoticons “rosto sorridente” 🙂 e “rosto triste” 🙁. Estes permaneceram em uso comum ao longo dos anos 80 e 90 e, de fato, ainda aparecem nas comunicações digitais até hoje.

Agora, o emoji provou atender às necessidades da crescente indústria de telefonia celular móvel com tanta perfeição que logo todos estavam envolvidos. Inicialmente, cada telefone individual ou provedor de serviços individual tinha seu próprio conjunto de emojis. No entanto, surgiram problemas de compatibilidade ao se comunicar de rede para rede, principalmente em diferentes regiões do mundo.

Como os emojis assumiram o controle

De forma instintiva, muitas vezes nós imitamos as emoções e expressões faciais uns dos outros quando conversamos pessoalmente.

Esse contágio movido pela emoção tem sido uma grande parte de como formamos relacionamentos e expressamos empatia. Online, no entanto, sentimos falta desse elemento de emoção e empatia. Pelo menos até quando fizemos os emojis, que passamos a usar tanto, aparecer.
Em 2014, uma equipe de cientistas publicou um estudo que descobriu que olhar para smileys online estimula as mesmas áreas do nosso cérebro que olhar para uma pessoa sorrindo pessoalmente.
O que é incrivelmente interessante se pensarmos que isso não é algo com o qual você nasceu. Isso é algo que nossos cérebros desenvolveram com o crescente uso de emojis. Em outras palavras, a cultura da Internet criou um novo padrão cognitivo em todos nós.

Eles também estão mudando nossos padrões de fala

Nossos cérebros agora processam emojis como informações não verbais, o que significa que os lemos como informações emocionais, não palavras. Essencialmente, os emojis agora estão fazendo o que a voz faz no telefone e o que os gestos faciais fazem na comunicação direta. Na verdade, o Instagram tem provas de que os emojis estão mudando nosso vocabulário.
Agora em 2022, vemos que enquanto o uso de emojis continua a aumentar, gírias populares como LOL, RS e FLW caíram.
O uso de emojis no texto de marketing adiciona um contexto emocional extra às mensagens. Da mesma forma que um ponto de exclamação pode mudar o tom de uma mensagem, usar um emoji pode transmitir uma emoção que o texto não consegue fazer sozinho. Um bom exemplo seria no Twitter, onde as marcas são limitadas a 280 caracteres. O uso de emojis pode adicionar um elemento de emoção quando palavras extras não podem ser usadas.

Eles são ótimos para aumentar o engajamento

Por que você acha que amigos e familiares usam emojis para se comunicar? Além de serem divertidos, tem um fator de descontração e aproximação atrelado a eles. O mesmo se aplica quando usado por marcas.
Os emojis fazem as pessoas quererem se envolver mais porque se destacam mais do que o texto e têm uma aparência atraente. Além disso, muitas das redes de mídia social agora suportam a pesquisa de emojis no aplicativo, o que significa que eles são mais acessíveis do que imagens. Isso permite que marcas e usuários acessem conversas temáticas, assim como você pode fazer com hashtags no Instagram e no Twitter.

Eles adicionam uma pitada de personalidade da marca

Quando os usuários confiam em uma determinada marca, é muito mais provável que a recomendem a amigos e familiares e se tornem clientes de longo prazo.
O uso de emojis nas mensagens pode adicionar uma pitada de personalidade a uma marca. É uma maneira de se relacionar com os usuários usando emojis que eles usam ao enviar mensagens do WhatsApp e postar em suas redes sociais.

No entanto, se você está pensando em usar emojis em suas mensagens de marketing, precisa identificar quem você planeja segmentar. Embora os emojis sejam uma maneira criativa de humanizar sua marca, usar muitos ou alguns poucos que não ressoam com o público-alvo pode aliená-los.

Nossas dicas para usar emojis no marketing digital

Nesse ponto, você pode ficar tentado a descartar seu conteúdo existente e reescrevê-lo para incluir emojis, mas lembre-se de que você precisa entender seu público-alvo. A demografia desempenha um papel importante em como e quando você usa emojis em suas campanhas de marketing digital.

Portanto, você precisa fazer uma pesquisa completa e conhecer seu público-alvo. É a única maneira de ter certeza de que os emojis que você deseja usar estão alinhados com o que eles querem ver e interagir.

Seus canais de marketing preferidos também influenciarão o tipo de emojis que você usa em suas mensagens. Coisas como retornos de linha e espaçamento podem criar diferentes variações em como eles são exibidos em dispositivos móveis e computadores.

Além disso, diferentes dispositivos móveis têm seus próprios estilos de exibição para cada símbolo. Isso significa que um emoji pode ter sua própria conotação quando visualizado em diferentes dispositivos.

Como os emojis ajudam no marketing de redes sociais

Emojis e mídias sociais andam de mãos dadas. Milhões de pessoas usam emojis para animar suas postagens de mídia social e interagir com seus seguidores todos os dias.
Não há motivo para sua marca não fazer a mesma coisa. Ao usar emojis em suas postagens de mídia social, você deve fazê-lo com o engajamento em mente.

Sabemos que é fácil colocar um emoji ou dois em um tweet ou post no Instagram, e você definitivamente deveria. Mas há outra maneira de impulsionar intencionalmente o engajamento: incentive seus seguidores a usá-los também.

Isso pode ser tão simples quanto pedir aos seguidores que concordem ou discordem do seu conteúdo respondendo com 👍 ou 👎. Você também pode fazer uma pergunta como “que esporte você gosta de assistir com os amigos? 🏀⚽🎾”, e interagir com seu público.

Emojis para e-mail marketing?

De forma alguma os emojis são adequados apenas para mídias sociais. Sim, eles são mais prevalentes e amplamente usados ​​nesses canais, mas também podem aumentar o envolvimento do usuário e as taxas de abertura quando se trata de email marketing.

Ao usar emojis em conteúdo de e-mail, use-os para destacar pontos específicos; para não substituir o texto em si. Diferentes sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), como MailChimp ou Campaign Monitor, podem exibir emojis de maneira diferente, portanto, você não deve confiar neles para comunicar uma mensagem de marketing importante.

Alguns de seus assinantes também usarão vários provedores de e-mail (Outlook, Gmail, Yahoo etc.) que exibem emojis de maneira diferente. Portanto, é imperativo que você teste seus e-mails antes de enviá-los para as massas apenas por segurança.

Emojis para publicidade paga?

A publicidade paga é voltada para o público, altamente segmentada e muito mais cara em comparação com as mídias sociais e o marketing por e-mail. É por isso que tantas marcas relutam em incluir emojis em suas estratégias de publicidade paga.
Ao redigir seus anúncios, não deixe espaço para interpretações erradas. Às vezes, os emojis são usados fora de seu propósito, o que pode ser bom. Você só precisa saber por que você os está usando. Uma boa ideia é fazer um teste A/B de seus anúncios com um público de amostra para ver se você obtém o engajamento/ações que deseja. Apenas certifique-se de que seus anúncios comuniquem exatamente o que você deseja.

Emojis no atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é, obviamente, um componente crítico da administração de um negócio. É uma forma de estabelecer relações, responder a dúvidas ou resolver reclamações e uma forma de resolver os problemas dos consumidores.

São incrivelmente eficazes e podem ajudá-lo a fazer isso de forma criativa. Eles podem ajudar a transmitir um atendimento autêntico ao cliente simplesmente porque comunicam emoção. Ao interagir com os clientes, é útil incluir emojis relevantes (ou seja, 👋 para “olá”, 🙇‍♂️ para se desculpar ou 😊 para “que bom que pudemos ajudar”.S

Pronto para começar a usar mais emojis?

Os emojis são muito mais do que uma moda de mensagens millenials e da Geração Z. Eles são uma ótima maneira de injetar mais emoção em suas mensagens de marketing. Eles também são criativos, visualmente atraentes e altamente eficazes para aumentar as taxas de engajamento.

Você pode adicionar uma pitada de personalidade e cor a qualquer e-mail, postagem de mídia social, anúncio pago e página de destino que desejar. Use-os estrategicamente em seu marketing e comunicação e você colherá os benefícios.

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.

Rolar para cima

Deixe seus dados que entraremos em contato