A ciência tem sido uma ferramenta valiosa para ajudar as empresas a criar estratégias de marketing mais eficazes e relevantes para o público. A neurociência, em particular, tem oferecido uma compreensão mais profunda sobre o comportamento humano e como o cérebro processa informações. Nesse artigo, vamos explorar como métodos científicos são usados no marketing digital, incluindo estratégias de marketing de conteúdo, design e inbound marketing.

Ciência no Inbound Marketing
Análise de Dados

Pesquisas Comportamentais

Neurociência no Marketing
Além da análise de dados e pesquisas comportamentais, a neurociência também tem sido usada para entender o comportamento humano e criar estratégias de marketing mais eficazes. Essa junção é comumente chamada de neuromarketing.

Emotion Design

Um caso curioso ocorreu quando, em um estudo de neuromarketing de 2003, Read Montague, um neurocientista do Baylor College of Medicine, usou máquinas de fMRI para estudar o que chamou de Paradoxo da Pepsi. No estudo, os participantes foram divididos igualmente quando fizeram um teste cego de sabor de Pepsi e Coca-Cola. No entanto, quando os participantes sabiam o que estavam bebendo, três quartos preferiram a Coca-Cola. Montague viu atividade no córtex pré-frontal, indicando processos de pensamento superiores. Ele concluiu que os participantes estavam associando a bebida a imagens positivas e mensagens de marca dos comerciais da Coca-Cola.
Estímulos Sensoriais
A neurociência tem mostrado que o cérebro é ativado por estímulos sensoriais, como cores, formas, som e textura. As empresas podem usar esses estímulos para criar conteúdo e campanhas de marketing mais atraentes e memoráveis. Este método também foi nomeado marketing sensorial.

A Visa começou a incorporar uma experiência de marketing sensorial ao final das transações de seus usuários. Isso porque eles descobriram que o som desempenha um papel na forma como os consumidores fazem compras.
Uma vez que o titular do cartão Visa usa seu cartão e sua transação é oficialmente concluída, os consumidores ouvem um som único, um som que a empresa trabalhou muito para aperfeiçoar. Quando os clientes ouvem esse som, eles sabem que sua compra foi finalizada com sucesso e segurança. Esse tipo de branding sensorial oferece conforto e consistência aos portadores de cartões Visa. O som do Visa Checkout fomenta o sentimento de confiança e segurança que os consumidores associam à marca.
Usando a Análise de Dados para Otimizar Campanhas de Marketing

- Entender o desempenho das palavras-chave e ajustar sua estratégia de SEO;
- Identificar as páginas mais populares e otimizá-las para melhorar a taxa de conversão;
- Analisar o desempenho das campanhas de email marketing e ajustar sua estratégia de acordo;
- Entender a eficiência de suas campanhas de publicidade programática e otimizá-las para melhorar sua entrega.
Usando a Psicologia para Criar Campanhas de Marketing Eficazes

- Criar conteúdo que gere emoção e desperte o interesse dos consumidores;
- Usar técnicas de persuasão, como a técnica do influenciador, para convencer os consumidores a tomar uma ação;
- Aproveitar o poder da escassez e da urgência para incentivar as pessoas a agir rapidamente;
- Criar campanhas de marketing que apelam aos valores e crenças dos consumidores.
Usando a Ciência para Personalizar a Experiência do Usuário

A personalização é uma tendência crescente no marketing digital e pode ser potencializada ao utilizar estudos e métodos científicos. As empresas usam dados sobre o comportamento dos usuários para personalizar a sua experiência e aumentar a sua satisfação. Por exemplo, as empresas podem usar pesquisas científicas para:
- Personalizar a jornada de compra do usuário, oferecendo recomendações de produtos baseadas em suas preferências anteriores;
- Ajustar a linguagem e o tom de suas mensagens de marketing para se alinhar às preferências do usuário;
- Oferecer uma experiência de navegação personalizada, exibindo conteúdo e produtos relevantes para o usuário.