Transformação digital nas empresas: como dar o próximo passo

A princípio a transformação digital nas empresas não é um processo que se inicia dentro delas, na verdade é um processo que se instaura externamente. Ou seja, quando alguma nova tecnologia surge e, ela representa uma oportunidade de gerar benefícios a curto ou longo prazo para o negócio, é quando se dá início ao processo de transformação digital.
A transformação digital nas empresas é a consequência de um bom planejamento estratégico que enxerga oportunidades em novidades tecnológicas, muito mais do que só adotar softwares ou gadgets da moda. Para isso, é importante entender que o uso de novas tecnologias deve representar de forma efetiva uma vantagem competitiva para o seu negócio, e não apenas por si só a adoção sem motivo aparente de uma tecnologia recente ou que simplesmente está sendo usado pela concorrência, pois cada negócio precisa de tecnologias especificas.
transformação digital nas empresas - wedoiti

Benefícios da transformação digital nas empresas

Primeiramente, para que você entenda a influência que a tecnologia tem sob o seu negócio, é fundamental que você tome conhecimento dos principais benefícios proporcionados pela transformação digital. A seguir, separamos as principais vantagens de investir nesse processo.

Dinamismo no dia a dia

Em primeiro lugar, podemos observar que o processo de transformação digital nas empresas fortalece a otimização de toda a rotina de uma empresa. Por exemplo, o simples processo de encontrar um arquivo antigo se torna mais simples quando você os tem organizados com computação em nuvem, desta forma é possível fazer isso em menos de um minuto, de qualquer lugar com acesso à internet e por qualquer pessoa autorizada a entrar no sistema.
A aplicação de diversas ferramentas digitais traz essa dinâmica que proporciona mais praticidade no dia a dia. Como consequência, o rendimento do trabalho é ainda maior e os processos são mais eficazes.

Diferencial competitivo

No momento que uma empresa investe em tecnologia ela se destaca, dependendo do investimento, esse pode ser o ponto em que ela se difere das concorrentes e conquista a preferência da maioria do clientes.
É um fato que existem uma infinidade de recursos de transformação digital que permitem estudar a fundo quais são as necessidades do seu público-alvo. Essas informações são valiosas para estruturar um plano de negócio que ajude a reduzir os problemas que os clientes enfrentam, fazendo com que os produtos e/ou serviços de uma empresa se apresentem da melhor forma.
Indo além disso, quando você consegue oferecer algo que ainda não é comum no mercado, o seu negócio se destaca com uma facilidade ainda maior em meio à concorrência. Essas inovações podem ser simples, ou muito diferentes do que é visto normalmente, o que importa de fato é que elas garantam que o cliente esteja satisfeito e de forma exclusiva, ou seja, através de uma solução que o cliente não conseguiria encontrar com facilidade em outras empresas.

Experiência do cliente

Investir na melhoria da experiencia do cliente é uma das principais tarefas para atingir melhores resultados, isso é um fato, e através da transformação digital nas empresas você pode atingir isso. Um cliente satisfeito é aquele que se propõe a retornar a fazer negócio com uma empresa e que até mesmo pode indicar os produtos e/ou serviços dela.
Para garantir um bom relacionamento com os clientes é preciso atender às expectativas que eles têm com o trabalho da empresa. O marketing digital é um exemplo de como as inovações tecnológicas fortalecem o crescimento de um negócio. Por meio dele, é possível entender os problemas que um cliente tem e como a sua empresa pode ajudar a resolvê-lo. Partindo daí você pode desenvolver um planejamento estratégico de atração, retenção e fidelização do público-alvo, utilizando os recursos tecnológicos mais favoráveis disponíveis no mercado.
experiência do usuário - celular e icones

Gestão estratégica

O processo de transformação digital nas empresas, através das ferramentas tecnológicas mais apropriadas, faz com que a gestão do seu negócio seja cada vez mais eficiente e alinhada com os objetivos da empresa. A tecnologia permite automatizar processos e reduzir erros, de modo que os gestores possam focar nos pontos que ainda precisam ser melhorados e, como consequência a tomada de decisão se torne mais assertiva.
O ponto inicial para atingir esse objetivo é fazer uma pesquisa aprofundada para encontrar os sistemas mais adequados para uma gestão atualizada de negócio e, em seguida, implementá-los na cultura organizacional da sua empresa.

Aumento da produtividade

Por último e não menos importante, uma das maiores vantagens de se implementar a transformação digital na sua empresa é que os processos internos dela se tornarão mais simplificados e com um ambiente de trabalho mais agradável, a dedicação e o engajamento dos colaboradores também aumentam. Dessa maneira, é possível desfrutar de muito mais produtividade nos processos internos da empresa.
Uma medida imprescindível é a garantia do bem-estar dos colaboradores. Uma forma de realizar esse objetivo é por meio da redução de tarefas manuais e o incentivo da automatização de processos. Além disso, realizar treinamentos e orientações aos colaboradores sobre o uso das tecnologias é outra estratégia que potencializa a produtividade da empresa e proporciona melhores resultados.

Exemplos notáveis de transformação digital nas empresas

1- Hasbro

A Hasbro percebeu que estava direcionado errado suas campanhas de marketing digital, eles estavam as veiculando exclusivamente para crianças, quando deveriam estendê-las para outro alvo, os pais das crianças.
Ou seja, uma das maiores lições do marketing é que existem diversos fatores envolvidos na decisão de compra, além do usuário do produto ou serviço, existem influenciadores. Então ter a tecnologia certa no momento certo facilita a aplicação das campanhas da maneira mais certeira possível.
transformação digital nas empresas- hasbro logo
big data
Para resolver esse problema, a Hasbro usou complexos softwares de “Big Data” para analisar o comportamento de compra dos pais em marketplaces online e começou a anunciar pare eles nos momentos finais de sua jornada de compra, principalmente itens adquiridos “por impulso”. Big Data é uma inovação que permite lidar com uma enorme quantidade de dados, tratando-os de acordo com o objetivo de cada cliente, de maneira rápida. Para a análise do comportamento do cliente, essa é uma ótima ferramenta. Além disso, ela pode ser aproveitada durante a tomada de decisões, avaliação de riscos, estudo do mercado e em várias outras atividades e processos de uma empresa.

2- Netflix

A Netflix é um grande exemplo de transformação digital, eles usaram uma nova tecnologia, o stream de vídeos, ao invés dos pedidos de retirada física, como as antigas locadoras e, estabeleceram um catálogo de filmes digitalmente para as pessoas verem na hora que quiserem, proporcionando uma melhor experiência do usuário.
Além disso a Netflix é conhecida pelo uso de inteligência artificial na sua plataforma, modificando as recomendações feitas paras os usuários através de um algoritmo. Sistemas de Inteligência Artificial têm sido utilizados em diversas aplicações, desde aplicativos para celular até na criação de robôs. Um exemplo muito prático são os chatbots que você encontra em diversos sites, na parte de atendimento ao cliente. Eles conseguem resolver os problemas dos clientes, de forma simples e automatizada, sem ser necessário o contato com atendentes.
wedoiti - netflix logo
A fórmula para a transformação digital nas empresas usada pela Netflix foi: identificar encontrar uma oportunidade de melhoria estratégica, apresentar uma nova tecnologia, causar mudanças significativas na experiência do usuário, nos processos de trabalho e em modelos de negócio.

3- Telefônica Brasil

Um grande exemplo desse tipo de mudança significativa nos processos de trabalho, é visto na Telefônica. Uma de suas iniciativas foi a adoção dos chamados Squads, um modelo de trabalho criado no Vale do Silício.
A tradução de squads para o português é “esquadrões”. Tratam-se de células com 7 a 10 profissionais, cada um com especialidades em áreas diferentes e complementares às dos demais integrantes, com o objetivo de realizar um projeto específico. A maior inspiração para essa inovação vem do Spotify. Que é reconhecido como uma das marcas mais fortes do planeta. Afinal, é uma empresa avaliada em quase U$ 30 bilhões de dólares. E o modelo de organização das equipes, conhecido também como “Spotify Squads”, certamente é um dos motivos para isso.
Como já foi citado, esse tipo de transformação digital nas empresas está focado em processos, impactando diretamente o dia a dia dos colaboradores da empresa. Portanto essa ideia de squad é direcionada para fazer com que todos trabalhem com mais eficiência, se comunicando com mais agilidade e sem burocracia.
wedoiti - telefonica logo

4 passos para a transformação digital na sua empresa

Em suma, usar novas tecnologias na sua empresa é útil em todos os âmbitos de todos os processos do seu negócio, considerando múltiplas possibilidades, desde soluções simples como emitir suas notas fiscais de forma automática, gerenciar todos os processos por meio de um painel de controle com todas as informações que você precisa, ou até mesmo usar big data em anúncios.
Agora que já apresentamos os conhecimentos básicos sobre a transformação digital nas empresas, seus devidos benefícios e os exemplos notáveis no mercado, a seguir separamos um passo a passo de como ela pode ser aplicada na prática:

1- Construa um planejamento

Primordialmente deve-se fazer um planejamento, ele vai ser a base de todas as fases de implementação da transformação digital na sua empresa. A fase de preparação para receber as inovações pode ser um pouco mais longa, pois requer a consideração de diversos fatores, muito estudo sobre as tendências e uma profunda análise do mercado.

2- Entenda os processos da sua empresa

Em seguida é necessário que você avalie quais são os processos atuais da sua empresa e quais alterações eles sofreriam com a transformação digital. Comece dando maior prioridade para os setores que contem processos que necessitam de mais otimização urgentemente. Por exemplo, geralmente as áreas de vendas e de marketing são algumas das que merecem mais visibilidade, mas isso pode depender de empresa para empresa.

3- Engaje sua equipe

O próximo passo para aplicar a transformação digital é conseguir engajar os colaboradores com os objetivos da empresa. Só com uma gestão capaz de inspirar um comportamento coletivo de transformação nos colaboradores, faz com que seja muito mais fácil conseguir um negócio com setores integrados e com foco em alcançar os resultados planejados.
Como já foi citado, a transformação digital está intimamente relacionada com a cultura organizacional. Afinal, é preciso conhecer a empresa para saber quais são as ferramentas que vão beneficiá-la, assim como é preciso que todos os colaboradores entendam como utilizá-las durante seu dia a dia.

4- Adquira tecnologias

Por último, após você ter passado por todos esses passos, chegou o momento de investir nas tecnologias mais apropriadas para solucionar o que foi constatado nas pesquisas. Finalmente aplicando a transformação digital na empresa. Logo após as aquisições, seus clientes devem tomar conhecimento das novidades implementadas no negócio. Nesse caso, o marketing de conteúdo é uma ótima ferramenta para informar e engajar o público. Trazendo à tona como o seu negócio está se tornando cada vez mais moderno e em como essas atualizações também melhoram a vida do cliente.

O que evitar na implementação da transformação digital nas empresas?

Sobretudo, existem muitas decisões e, consequentemente ações, que devem ser evitadas durante a realização da transformação digital. Em primeiro lugar, a falta de uma pesquisa aprofundada em relação as medidas que ofertam resultados positivos para a sua empresa. Muitos gestores cometem o equívoco de investir em tendências distintas, apenas pelo o que ela aparenta representar, sem antes estudar como elas podem ser benéficas para o negócio, não levando em consideração outras ferramentas que poderiam trazer um resultado muito maior.
Outro grande erro que deve ser evitado é a falta de participação dos colaboradores na tomada de decisão durante a implementação da transformação digital, pois são eles que conseguem dizer quais são os pontos fortes e fracos da rotina corporativa, além de terem mais contato com o público-alvo. Portanto, para fazer escolhas que otimizem tanto os processos internos quanto os externos, é preciso interagir com as pessoas que fazem parte da rotina da empresa.
UX design - planejamento ux

Considerações finais

Em síntese, transformação digital nas empresas é uma jornada contínua baseada em concepções e testes incessantes. Uma empresa não pode parar depois de implementar uma inovação, ela deve estar sempre pesquisando novas soluções e formas de implementá-las. Ou seja, novos projetos de tecnologia devem estar em andamento o tempo todo. Caso contrário, será difícil para o negócio atingir objetivos a longo prazo.
Além disso, o investimento precisa ser feito em tecnologias e profissionais de qualidade. Aqui também é necessária uma longa pesquisa, porém, sobre o mercado da tecnologia para saber quais são os requisitos que vão garantir que as medidas escolhidas possam ser devidamente aplicadas.
Definitivamente existem múltiplos caminhos que uma empresa pode trilhar para se transformar digitalmente. Comece decidindo o ponto de partida da sua estratégia, analisando seu mercado e seus clientes. Busque soluções para problemas urgentes e otimize seu fluxo de trabalho com tecnologia e por fim leve essa inovação para os seus clientes.

Conheça nossos serviços de transformação digital: Transformação digital – Wedoiti

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.

Rolar para cima

Deixe seus dados que entraremos em contato