WhatsApp Marketing

WhatsApp marketing, ou seja, aplicar ações de marketing através do WhatsApp, ajuda a promover seu produto e/ou serviço através das dezenas de funcionalidades disponíveis no aplicativo. Comumente é aplicado usando a função de envio instantâneo do aplicativo, enviando conteúdos como ofertas ou até mesmo informações. Além disso também pode ser usado para atendimento ao cliente e relacionamento com ele. As ações de WhatsApp marketing possuem algumas semelhanças com as campanhas de e-mail marketing, afinal: demandam que você tenha o contato do cliente e exigem que o usuário tenha autorizado sua empresa a fazer contato.
Entretanto, o WhatsApp marketing pode ser muito mais simples. Ao longo deste artigo abordaremos as mais diversas formas de se implementar o WhatsApp marketing na sua empresa, além de apresentar algumas dicas que já são usadas no mercado dentro dessa estratégia.
WhatsApp Marketing - mandando mensagem através do app

Por que implementar o WhatsApp Marketing?

Primordialmente existem diversas razões que reforçam a necessidade de você investir nessa estratégia. Primeiramente é interessante ressaltar que o WhatsApp é totalmente gratuito, seja na versão comum ou na versão empresarial. Outra vantagem é que ele é amplamente usado por todos os públicos, facilitando o contato. Outro ponto interessante é que ele permite o envio de mensagens para vários usuários simultaneamente em tempo real, entre leads e clientes. Segundo pesquisas, qualquer mensagem enviada no WhatsApp conta com 70% de chances de ser aberta. Além disso, o aplicativo é muito versátil em relação ao conteúdo que suporta, permitindo o envio de mensagens de texto, imagens, vídeos e gifs.

Passo a passo para implementar o WhatsApp marketing

Em primeiro lugar você deve preparar um banco de dados voltado ao seu público-alvo. É muito importante que seja segmentado, ou seja, dividido nos diferentes tipos de clientes que você deseja atingir. Desta forma, você poderá direcionar da forma mais correta as mensagens a serem enviadas através do app e ter uma melhor chance de obter uma resposta comercial. Logo após preparar o banco de dados, você deve trabalhar a mensagem, ou seja, definir o que você quer comunicar ao seu público.
WhatsApp tools
É essencial que você use áudios, vídeos ou imagens. O WhatsApp é fácil de usar. Você pode enviar mensagens em formatos de mídias distintas, que ampliem as possibilidades de comunicação. Você terá mais sucesso e os destinatários poderão encaminhá-lo para seus contatos. Por último, planeje de forma adequada os envios. Eles devem ser feitos de acordo com a quantidade de destinatários:

6 vantagens que o WhatsApp marketing oferece

1. Relacionamento em tempo real com os clientes e prospects

Sobretudo, oferecer um bom atendimento é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Trabalhando com a estratégia do WhatsApp Marketing, você pode facilitar diversos processos e elevar sua marca a outro nível.
Através das mensagens instantâneas do aplicativo, você pode agir com atenção, educação, rapidez e simpatia, conquistando o interesse de qualquer cliente. Pois, ter suas dores ouvidas e resolvidas é o que todo tipo de público busca.
Além disso, o WhatsApp funciona até mesmo como um meio de poder reparar possíveis erros de comunicação que sua empresa cometeu anteriormente. O aplicativo permite conversas privadas, então desta forma sua empresa pode reverter situações delicadas, proporcionando um atendimento exclusivo de forma imediata.

Comunicação

Essa é a principal funcionalidade do WhatsApp, proporcionar um atendimento personalizado e exclusivo, solucionando dúvidas ou gerindo situações negativas. Oferecer atendimento ao cliente e suporte em tempo real proporciona uma melhor experiência para clientes.
O aplicativo disponibiliza alguns recursos muito interessantes como bate-papo, chamadas de voz e vídeo, com eles você pode oferecer tratamento direto e personalizado aos seus clientes. Lembre-se que a sua empresa, no WhatsApp, é representada pela imagem, estilo e atendimento, ou seja, deve possuir personalidade, como um ser humano.
Whatsapp divulgação - wedoiti

2. Atrai e retem clientes

Assim como, o WhatsApp Marketing também possibilita a divulgação de anúncios, indo muito além do que já foi citado em relação a comunicação. Quando você estiver aplicando os anúncios tome muito cuidado para não parecer invasivo ou, então, você corre o risco de ser bloqueado.
Para evitar o problema, se comunique por WhatsApp apenas com os clientes que aceitarem ser abordados via app. Isso faz com que sua mensagem não seja vista como spam ou que suas mensagens sejam enviadas a pessoas que não são exatamente clientes e, por isso não querem receber informações sobre os seus produtos e/ou serviços.

3. Divulgação de conteúdos de valor

Outra grande vantagem é que você pode facilmente encaminhar para as pessoas certas, conteúdos relacionados ao seu nicho, como dicas úteis, estudos científicos, tendências ou respostas às dores dos clientes.
Essa ação demonstra empatia pelo cliente e ao mesmo tempo, gera autoridade. Para criar um post para WhatsApp, trabalhe com imagens de 1200 x 1800 pixels em formato PNG, esse formato ajuda a conservar a qualidade durante o envio. Além disso, considere que a prévia da imagem que será visualizada pelo cliente no aplicativo na aba de mensagens, tem o tamanho de 500 x 500 pixels.
Uma última recomendação é criar um gatilho mental de curiosidade para instigar o cliente a clicar na imagem e ler mais de perto o conteúdo da mensagem. Para isso insira um CTA (call to action) na imagem. Pense em algum texto que chame a atenção, dizendo para o cliente clicar na imagem afim de acompanhar mais conteúdo relevante.

Possíveis conteúdos

Entre alguns dos assuntos que mais criam empatia e autoridade estão: Dicas rápidas; estudos e tendências. Além disso, podem aumentar o tráfego do site e gerar conversões, se divulgadas a partir de um link. As linhas de transmissão, que falaremos com mais detalhes ao longo do artigo, permitem entregar a mensagem a diversos clientes simultaneamente. Aqui também vale o bom senso e o correto gerenciamento da lista de clientes.

4. Aumenta o tráfego do seu site e gera conversões

Algo interessante a se salientar é que você pode unir marketing de conteúdo e WhatsApp Marketing para converter leads ou aumentar suas vendas. Para isso, experimente divulgar conteúdos de qualidade, como os que citamos anteriormente.
Desenvolva um conteúdo que chame a atenção dos clientes sobre os benefícios que vão encontrar ao clicar em um CTA, seja o resultado disso o acesso a uma landing page ou seu site.
Na landing page você pode oferecer um ebook, um relatório, webinar ou qualquer outro material rico em troca das informações do cliente ou prospect. É comum, em estratégias de marketing digital, que as taxas de conversão mais altas estejam relacionadas com as landing pages.

Descontos, ofertas e promoções

Outra possibilidade, pensando no aumento das conversões, é oferecer descontos, ofertas ou até mesmo apresentar promoções. Essa ação só deve ser feita com a permissão do cliente e um cuidado especial para não parecer invasivo. O recurso de compartilhamento de status permite gerar mais engajamento com campanhas válidas por 24 horas. O WhatsApp possui um recurso de pagamentos, que permite enviar e receber dinheiro.
Facilitar a finalização do pagamento é uma das formas de ampliar as taxas de conversão. Assim como um e-commerce deve oferecer um checkout facilitado, também é indicado que as vendas feitas diretamente pelo WhatsApp tenham um caminho fácil e agradável para efetuar o pagamento.
Se você deseja informar aos clientes onde está localizada sua empresa fisicamente, seja direto e use o recurso de compartilhamento de localização. Além de indicar seu endereço ele também mostra o trajeto que o cliente deve percorrer para chegar até o local.
Em suma, aposte na simplicidade e não bombardeie seus contatos com mensagens. Use o bom senso e compartilhe apenas informações relevantes com seus leads. Somente assim você manterá o interesse deles por seus conteúdos e mensagens.
vendas em redes sociais - celular com apps

5. Facilita a comunicação em massa

Uma das maiores vantagens que o WhatsApp oferece é a facilidade de enviar mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo. Um método muito popular e fácil para isso são as listas de transmissão. Elas servem para que sua empresa possa enviar a mesma mensagem para mais de um cliente. Ou seja, não precisa encontrar o contato de cada cliente e enviar um por vez.
Por sua vez, um ponto de atenção é novamente em relação ao SPAM, se você usar essa função de forma exagera e sem cuidado você pode ser penalizado pelo próprio WhatsApp. Se você tiver as personas mapeadas e contar com a autorização dos clientes para envio de comunicações, a chance de ter algum problema é baixíssima.
Através de listas de transmissão no WhatsApp, você pode enviar uma mensagem para qualquer cliente que você tenha o contato salvo e que ele também tenha o número da sua empresa guardado na lista de contatos dele. A resposta de contatos para uma mensagem em lista é exibida como uma mensagem normal individual.
Essa função do WhatsApp é normalmente usada para compartilhar mensagens de marketing como: lançamentos de novos serviços/produtos; ofertas especiais; descontos; informação sobre horários de atendimento e etc.

Grupos

O WhatsApp tem uma funcionalidade de criar grupos, unindo diversos contatos. Com isso você pode criar uma espécie de chat com os clientes. O WhatsApp permite que os usuários criem grupos de até 256 membros. Então você pode aproveitar essa função para interagir com os clientes e estimular que eles se ajudem, como uma comunidade, coletivamente trocando informações. Contudo, tenha cuidado para não exagerar no envio de mensagens dentro desses grupos e se tornar mal visto pelos clientes. Seja profissional e tenha bom senso.

6. Humaniza a sua marca

Por fim, é fundamental que sua empresa no WhatsApp tenha um perfil com foto, pois quando o cliente conversar com você ele se sentirá bem mais seguro de forma instintiva. Por isso, é importante escolher uma foto de perfil que transmita a essência da sua marca e, ao mesmo tempo, profissionalismo.
Seu cliente quer conversar com um humano. Então, se você mostrar que existe uma pessoa por trás do seu negócio e não um robô, ele vai se sentir bem mais confortável.
transformação digital - AI digital transformation background in blue with robotic hands

Erros comuns que você deve evitar no WhatsApp Marketing

Já ficou claro que essa estratégia pode alavancar suas vendas e estreitar o relacionamento com o cliente. Porém, apesar do imenso potencial de alcance do WhatsApp Marketing, ele possui um manual de ética a ser seguido.
Entre algumas das atitudes que você deve evitar, estão: lotar a caixa de mensagens do cliente; enviar mensagens sem autorização; enviar mensagens em horários inadequados; enviar conteúdo muito pesado para carregamento; solicitar ou divulgar informações de pagamento.

Ferramentas de WhatsApp Marketing

Por último, se você quiser começar a desenvolver as suas estratégias de marketing no WhatsApp, conheça as principais ferramentas que são utilizadas no mercado para essa estratégia. Cada uma delas, tem funções especificas que facilitam processos distintos, abaixo separamos algumas sugestões essenciais:

Canva

Através do Canva, você pode criar artes para todo tipo de conteúdo de forma simples. A ferramenta é gratuita e permite, inclusive, a criação de post para WhatsApp. Para fazer o seu, basta ter uma conta na plataforma e, em seguida, digitar “WhatsApp” no campo de busca. Em questão de segundos, você vai ter acesso a templates prontos para serem editados dos temas mais variados.

Whatsy

O Whatsy disponibiliza chatbots personalizados, padronizando o atendimento de forma sistemática com o intuito de otimizar a relação com os seus clientes. Contando também com um atendimento multioperador que centraliza todo o atendimento de forma simultânea, dando acesso a várias pessoas remotamente. Além de oferecer um painel de gerenciamento muito intuitivo e simplificado. Um grande diferencial é que o Whatsy faz uma integração com a plataforma do RD Station. Com isso, seus leads são capturados, qualificados e nutridos diretamente pelo canal de comunicação do WhatsApp.
logo RDstation

Take blip

O Take blip vincula uma API ao seu Whatsapp. Desenvolvida para empresas de médio e grande porte, a API possibilita automatizações e integrações, mas é liberada somente em parceria com provedores oficiais como o Take blip. Além disso eles oferecem serviços de gestão e análise métrica.

Twilio

Twilio é uma ferramenta de comunicação que possibilita enviar mensagens pelo WhatsApp de forma simples e segura, integrando o WhatsApp a outros canais de comunicação, como SMS e MMS. Com ferramentas e softwares integrados para fluxos de trabalho visuais, botões interativos, análises e gerenciamento de mensagens de modelo. Além de oferecer gerenciamento e suporte ao cliente, com interações de vendas nos canais que eles preferirem. Entregando lembretes de compromisso e confirmação de compra, tudo programável e automatizado.

Conversational Marketing

Por fim existe uma opção promissora de inteligencia artificial. O Conversational Marketing ajuda a otimizar o tempo de atendimento aos clientes e prospects, por meio de um chatbot no WhatsApp.
Com o Conversational Marketing, você pode enviar mensagens, notificações e configurar conversas por meio da inteligência artificial. Desta forma, a sua empresa vai estar sempre disponível para interagir com os clientes e agilizar o atendimento às dúvidas e necessidades deles.
Com a plataforma do Inbenta, por exemplo, você pode proporcionar aos seus clientes uma melhor experiência do usuário em diversos segmentos através do processamento de linguagem natural deles que consegue entender o que o cliente está buscando. Além de poder usufruir das funcionalidades que a Inbenta oferece, como orientações para melhorar o atendimento digital e uma área de teste para avaliar os módulos da solução.

Considerações finais

Em conclusão, o WhatsApp marketing representa praticidade, custo benefício e acessibilidade para qualquer perfil empreendedor, essa estratégia tem tudo para ajudar você a aumentar suas vendas. E vai gerar ativos valiosos para o marketing de relacionamento da sua empresa.

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.

Rolar para cima

Deixe seus dados que entraremos em contato