Introdução
O termo “conteúdo gerado pelo usuário” refere-se a qualquer tipo de conteúdo online criado por usuários ou colaboradores não pagos, em vez de uma marca ou empresa. Também conhecido como conteúdo criado pelo usuário, o UGC se tornou cada vez mais popular à medida que a própria internet se torna mais acessível e prevalente, com os usuários acessando vários sites e plataformas de mídia social para compartilhar o conteúdo que criaram e se envolver com outras pessoas. O UGC pode parecer simples, direto e possivelmente até inconseqüente – mas, como muitos outros termos e conceitos de marketing, esse não é realmente o caso.
O UGC tornou-se importante no contexto do marketing online e até mesmo se tornou uma subdisciplina de marketing por si só. Embora empresas e marcas, por definição, não possam criar UGC, elas podem se beneficiar muito com isso incorporando-o em suas estratégias de marketing. Ao criar conteúdo, os usuários estão se envolvendo forte e claramente com uma determinada marca e até mesmo promovendo seus negócios em seu nome. Dessa forma, o UGC pode ter um grande impacto em suas atividades de marketing digital, incluindo seus esforços de otimização de mecanismo de pesquisa.
Conteúdo gerado pelo usuário e seu impacto na marca
UGC é autêntico
UGC inspira fidelidade à marca
UGC é memorável
UGC conquista a confiança do cliente
Hoje, a confiança é o Santo Graal de marketing que as marcas buscam obter de seu público. Claro, também é uma das coisas mais difíceis de alcançar.
UGC cultiva comunidade
UGC é escalável
Tipos de conteúdo gerado pelo usuário
Visual (fotos e vídeos)
Visual UGC pode vir de:
- Clientes: Pessoas elogiando seu produto e postando imagens on-line são algumas das melhores marcas de UGC que podem obter. Aproveitar as postagens orgânicas de pessoas comuns usando seu produto em um ambiente real oferece inspiração e prova social influente para os compradores.
- Defensores: Essas são as pessoas que não apenas compram seus produtos, mas também estão entusiasmadas e altamente engajadas com sua marca – talvez ativas na comunidade de sua marca ou clientes fiéis fiéis. Como os defensores são tão apaixonados e próximos de sua marca, você pode frequentemente solicitar diretamente que eles criem tipos específicos de UGC em torno de campanhas, produtos específicos, etc.
- Funcionários: Um bom UGC também vem das pessoas que representam sua marca todos os dias. Também conhecido como EGC (conteúdo gerado por funcionários), esse tipo de conteúdo pode dar uma visão interna de como é a cultura da sua empresa. Também dá ao seu público uma perspectiva única, atraente e especializada sobre o seu negócio.
Avaliações e análises de clientes
UGC em SEO
O UGC molda os atributos básicos de SEO naturalmente
UGC ajuda naturalmente a classificação do seu site para palavras-chave de cauda longa
Evolução do Google quanto a UGC
UGC aumenta a otimização social
Mais envolvimento geralmente significa maior tráfego de novos clientes em potencial que procuram uma experiência semelhante. Por exemplo, os tópicos que se relacionam com os usuários na pegada social de uma marca provavelmente chamarão sua atenção.
UGC é ideal para otimização automática e manual
Conteúdo gerado pelo usuário com campanhas de marketing por e-mail
Ao integrar o UGC em sua estratégia de marketing por e-mail, você obtém o melhor dos dois mundos em termos de esforços de marketing. Você não apenas mergulha seu conteúdo social, mas também incentiva mais atenção em suas campanhas e produtos de hashtag.
Quer sua meta seja mais vendas por e-mail ou direcionar os clientes para seu feed de redes sociais compráveis, UGC e e-mail combinados são uma combinação poderosa.
Obtendo UGC de qualidade
Para obter imagens de melhor qualidade de seu público, você pode fazer três coisas principais:
- Defina o tipo de visual que você deseja: estabeleça dentro da equipe de marketing o que UGC significa para sua marca. Você quer uma mídia com um tipo específico de composição, para determinados canais ou de um determinado produto ou serviço? Entender isso o ajudará a saber quais tipos de recursos visuais você deseja obter de seu público.
- Seja específico com as perguntas de conteúdo: Lembre-se de ser sempre claro e conciso em suas perguntas de conteúdo. Quando você decidir quais tipos de UGC são mais importantes para sua marca, inspire seu público a criá-los, mostrando a eles exemplos de como poderia ser.
- Construir uma comunidade de criadores: para desenvolver proativamente uma estratégia de UGC de longo prazo, tente fazer com que seus clientes apaixonados se tornem uma comunidade ativa de criadores de conteúdo. Crie um destino centralizado para se comunicar com eles online e, em seguida, peça explicitamente (e talvez até mesmo recompense) que criem e compartilhem os tipos de conteúdo de que sua marca precisa. Isso não apenas ajudará a aumentar sua biblioteca de conteúdo, mas também permitirá que você crie conexões mais profundas com seus melhores clientes.
Exemplos de conteúdo gerado pelo usuário
Aqui estão alguns de nossos exemplos favoritos de como as marcas estão aproveitando o poder do UGC para ajudar a impulsionar seu marketing omnicanal:
Compartilhamento de conteúdo gerado pelo usuário em canais de mídia social
Uma das formas mais clássicas de coletar e compartilhar UGC é por meio da mídia social. Por exemplo, o Burger King iniciou uma parceria com o TikTok Brasil, para divulgar o lançamento de dois novos sanduíches Furioso Chipotle e o Furioso Jalapeño.
Na campanha, a rede de fast food desafia seus seguidores à provar os novos sabores e postar suas reações à picância do lanche no TikTok. Com isso, o Burger King provoca seu público, que então usa a hashtag #DesafioFurioso. Resultando, em um conteúdo espontâneo que a marca pode interagir ou repostar. Se aproximando ainda mais de seu consumidor.
Exibir UGC em anúncios
Outro exemplo de como a marca pode usar o UGC em seu próprio conteúdo foi a seguinte campanha da Vivo.
Com esses vídeos, a propaganda fica muito mais leve, mostrando uma interação digital entre os clientes e a empresa. Além disso, o anúncio promove a ideia de que a marca ouve seus consumidores. Um bom exemplo de como o UGC pode gerar conteúdo para anúncios.
Como incentivar as pessoas a criar conteúdo gerado pelo usuário
Às vezes, obter o conteúdo específico que sua marca deseja requer um pouco de esforço. Aqui estão algumas práticas recomendadas para incentivar seu público a criar um conteúdo incrível gerado pelo usuário para sua marca:
- Peça às pessoas o UGC: é muito simples, mas testado e comprovado. Se você quer que as pessoas sejam criativas e façam muito conteúdo bonito para seu negócio usar, basta perguntar a elas!
- Torne mais fácil + simples: quanto menos barreiras para compartilhar UGC, melhor. Faça com que sua equipe de marketing crie uma hashtag simples, mas criativa, que as pessoas possam usar sempre que postarem sobre sua marca, produto ou campanha. Diga a eles claramente qual é o seu nome de usuário e identificadores de mídia social para que possam marcá-lo em suas postagens. Você pode até mesmo fornecer às pessoas uma maneira de enviar UGC diretamente para o seu site.
- Organize uma competição: se você está tendo problemas para conseguir UGC suficiente, tente incentivar as pessoas realizando uma competição online onde sua marca escolhe os vencedores e talvez até dê uma oferta gratuita. Saiba mais sobre como construir uma competição social vencedora.
- Organize um evento: realize um evento virtual ou presencial com atividades divertidas que incentivem as pessoas a gerar UGC e a serem tão criativas quanto quiserem com ele. Divirta-se com cenários instagramáveis ou motive as pessoas a se fantasiarem e ligarem suas câmeras para reuniões virtuais.