Blog 2022: descubra como ter um blog eficiente e atualizado

Primordialmente ter um Blog em 2022 é criar um ambiente confiável para seu público alvo onde sua empresa possa entregar um conteúdo relevante sobre um assunto ou nicho em que seu negócio se enquadre.
Blog 2022 - Mulher pensando
Antes de mais nada, os blogs surgiram e se popularizaram como uma forma de registro, tal como um diário só que virtual, onde os autores escreviam textos sobre seu dia a dia, dicas, tutoriais e histórias. Com o passar dos anos os blogs começaram a ser mais diversos, inúmeras possibilidades surgiram e além de páginas pessoais, o blog se tornou uma possibilidade muito interessante para desenvolver uma estratégia de marketing digital sólida.

Blog em 2022

De antemão, um blog em 2022 proporciona muitas particularidades eficientes para o seu negócio, como: engajar leitores, atrair clientes, gerar tráfego, aumentar sua autoridade e expor um conteúdo de informações úteis, além de gerar leads para a etapa de funil. Algo que elucidaremos de forma mais aprofundada ao longo deste artigo é que a prática de manter um blog colabora e muito para o SEO. O conteúdo do blog é fundamental para que a sua empresa esteja bem colocada no ranqueamento dos mecanismos de pesquisa como o Google.
Apesar disso muitas pessoas ainda têm dúvida se vale a pena ter um blog em 2022. Com a popularização das redes sociais, é normal observar pessoas que pensam que blog é coisa do passado, e que é mais eficiente demandar mais do marketing digital para essas redes. Contudo, ter um blog é muito vantajoso, a gente explica isso melhor a seguir:

Quais as vantagens de ter um blog em 2022?

Recompensa do Google e do público

Sobretudo, o blog é uma das maneiras mais simples e eficazes de entregar novos conteúdos e com regularidade dentro do seu site. Simplesmente adicionando novo conteúdo regularmente, o seu site vai subir nos rankings de busca, ou seja, o Google, e outros mecanismos de pesquisa, recompensam os sites que têm conteúdo novo.
Além de agradar os mecanismos de pesquisa, o seu público estará satisfeito. As pessoas gostam de conteúdo novo, então gere conteúdo para que as pessoas voltem a visitar o seu blog.
Wedoiti - google

Transforma usuários em clientes

Ter novas visitas no seu site é sempre importante, mas seu real objetivo é que algumas dessas visitas convertam em novas vendas, ou seja, novos leads e clientes. Quando você constrói os posts do seu blog de forma eficiente, não apenas atrai visitantes, mas pessoas que tem um grande potencial de se tornar cliente.
Para isso, antes de fazer os posts pense bem quais são os tipos de perguntas ou problemas que seu cliente ideal pode ter. De forma que o produto ou serviço que seu negócio ofereça salte os olhos de quem visita seu site.

Oferece oportunidade de venda fácil

Normalmente podemos observar em blogs alguns posts específicos que contém “vendas fáceis”, esses posts terminam com algum tipo de call to action. Um call to action vai estar melhor posicionado quando ele fizer sentido com o contexto do post em que ele está inserido, e quando ele está relacionado com algum produto ou serviço que seu negócio oferece.
Basicamente seu blog tem que ser recheado de conteúdo útil para os visitantes e regularmente criar essas situações em que se posicione como solução para algum problema do usuário, por meio de algo que sua empresa possa oferecer.

Blog em 2022 com um melhor ranqueamento

A busca orgânica são os resultados não pagos que aparecem quando o usuário manualmente pesquisa uma palavra chave no mecanismo de busca desejado. O ranqueamento em que os resultados orgânicos são posicionados é definido pelos algoritmos das search engines, que realizam uma varredura nos sites e definem quais são os mais relevantes para cada pesquisa.
Quando você aplica os fundamentos de otimização para mecanismos de busca (SEO) nos seus posts e faz novas publicações com certa regularidade, naturalmente o seu site vai começar a ser melhor posicionado, ranqueado, nas pesquisas do Google ou qualquer outro mecanismo.

A gente tem um post aqui em nosso blog apenas sobre SEO e vendas, explorando os conceitos básicos e dando dicas essenciais, fique à vontade para conferir.

Um aspecto importantíssimo são as palavras-chave, elas têm grande importância para o ranqueado do seu site nas pesquisas. Sobretudo não é necessário exagerar na quantidade que você distribui a palavra-chave pela sua página, os termos precisam estar presentes e além disso, em quantidade controlada. Inicialmente, use a palavra-chave no título, na meta-descrição, nos atributos alternativos de imagem e nos subtítulos.

Pesquise a palavra-chave

Antes de definir uma palavra-chave para sua página, é imprescindível que você faça uma breve pesquisa sobre ela. Saiba com que frequência as pessoas a pesquisam e seu potencial de vendas. Em outras palavras, volume de pesquisa, essa variável indica o interesse dos usuários a uma determinada palavra-chave, um alto volume de pesquisa indica uma alta popularidade, o que significa que você obterá pesquisas mais ativas para ela quando a atribuir a sua página.
Existem dois tipos de palavra-chave e isso tem que ser levado em consideração na hora de escolhe-la, elas podem ser divididas entre head-tail que são compostas por uma única palavra simples que consequentemente são mais procuradas e abrangentes, e o outro tipo é conhecido como long-tail que são a junção de poucas palavras, sendo mais específicas e direcionadas. Uma dica interessante para quem está começando a investir em SEO é optar por palavras-chave de long-tail. Por que elas apresentam uma menor concorrência nas buscas.

E muito mais

Por fim, de forma geral ter um blog em 2022 possibilita, além da visibilidade do Google, que seus conteúdos sejam vistos e divulgados através de outros redes sociais, aumentando seu tráfego. Gera um ótimo engajamento, por meio de sessões de comentários e compartilhamento. E também ajuda a melhorar a autoridade da sua empresa, pois, um blog demonstra que o seu negócio abrange os mais diversos assuntos relacionados a sua área.

Dicas para iniciar um blog eficiente em 2022

Se você leu até agora sem ter um blog em 2022 e quer começar um do zero imediatamente, siga os passos a seguir que não tem erro:

1. Conheça outros blogs no seu nicho

Em primeiro lugar é imprescindível iniciar um processo de pesquisa pra conhecer outros blogs que tenham um conteúdo voltado para a mesma área em que você deseja fazer parte. Algumas perguntas são muito interessantes pra que você se faça enquanto pesquisa. Que tipo de tráfego mensal eles recebem? Para quais palavras-chave eles direcionam? Quais são suas postagens mais populares? Existem diversas ferramentas que podem te ajudam a chegar a essas respostas, como: ahrefs, sem rush e funções do próprio Google. Também descubra como esses blogs ganham dinheiro, se vendem cursos, serviços etc. Isso vai ajudar você a se nortear em como investir inicialmente para começar a ter uma renda.
Se você está inserido no âmbito do marketing digital, publicidade e marketing de conteúdo separamos algumas referências de blogs profissionais nacionais e internacionais que você deve conhecer para manter-se sempre atualizado em como desenvolver um blog nessa área e compreender as tendências do mercado.

Nacionais

Wedoiti

Em nosso blog procuramos trazer conteúdo informativo e educativo tanto sobre marketing digital e tecnologias como redes sociais. Da mesma forma sobre User Experience e Web Design de forma simples e acessível.

Resultados Digitais

O blog da Resultados Digitais proporciona uma leitura muito informativa com posts instrutivos, por meio de exemplos práticos de desenvolvimento de estratégias de marketing digital.

B9

Desde 2002, o blog conta com uma diversidade extensa, tratando sobre assuntos relacionados a criatividade e inspiração nas mais diversas áreas: negócios, mídias sociais, publicidade, comunicação.

Internacionais

Ahrefs

O blog da Ahrefs guia os usuários a expandir o conhecimento de SEO e marketing com tutoriais detalhados e estudos de caso muito completos. Instruindo a um Marketing mais eficaz, pois como eles mesmos dizem tudo parte do processo de gerar consciência, interesse e desejo por um produto ou serviço.

Backlinko

Outro blog interessante é o Backlinko. Segundo eles mesmos o blog em questão é onde os profissionais de marketing procuram dicas comprovados de SEO. Ele contém artigos extremamente trabalhados com guias de ferramentas e plataformas, sendo essencial para os profissionais da área. Tanto que profissionais de marketing de empresas como Apple, Disney, IBM e Amazon assinam a newsletter do Backlinko.

Hootsuite

O Hootsuite é uma plataforma de gerenciamento de redes sociais bem cativante e muito usada no mercado. O blog deles conta com um conteúdo diverso sobre o setor de marketing digital e é referência em muitos trabalhos.

2. Conquiste seguidores em outras mídias sociais

Foque em ter uma base de público, seguidores, em alguma rede social. Tente conquista-los em Lista de e-mails, Tiktok, Instagram e etc. Concentre-se no que faz mais sentido para a sua marca. Uma lista de e-mail, é uma obrigação para qualquer pessoa que quer trabalhar com blog, especialmente para aqueles que desejam vender serviços ou produtos. Temos um artigo inteiro sobre newsletter que com certeza será muito útil para você. Descubra qual plataforma serve melhor aos seus propósitos e, em seguida invista tempo em aprender quais são as tendencias dela e conquiste um público para que você tenha quem chamar para o seu blog.
Blog 2022 - redes sociais

3. Tenha posts na gaveta antes de começar seu blog em 2022

Tenha em mente que é difícil atrair seus primeiros visitantes para o seu novo blog, e é um sinal negativo para eles chegarem no seu blog e verem pouquíssimos posts existindo ali. Quando você já inicia com diversos artigos, é um sinal de confiança e faz com que o usuário passe mais tempo navegando nos seus posts logo no início. Algumas pessoas recomendam começar com 5 posts, mas esse número pode variar.

4. Agora é só configurar e publicar

Por fim recomendamos configurar seu blog em 2022 com WordPress. Não se preocupe tanto com o design do blog, comece com algo simples. Quando seu blog atingir novos objetivos e você acreditar que já é hora de aumentar o nível, atualize o visual do blog com um construtor de páginas como o Elementor por exemplo.

Existem diversas opções para atualizar a aparência, é interessante também pesquisas e entender como os outros blogs da sua área se comportam nesse sentido para que você consiga adaptar as suas necessidades e estética. Mas primordialmente o maior foco deve ser configurar um site com bom desempenho e carregamento rápido, mesmo que não seja super sofisticado desde o primeiro dia.
Após tudo estar configurado e estruturado, publique as primeiras postagens do blog e dê continuidade com frequência.

Como manter o blog em 2022 atualizado?

Depois que o seu site já estiver no ar, seu trabalho será voltado para mantê-lo e gerar conteúdo com regularidade, com planejamento e estudo. Segue algumas estratégias essenciais para você atualizar seu blog cada vez mais.
Blog 2022 - criatividade

Textos atrativos

Uma técnica interessante para você implementar no seu conteúdo é o storytelling. Essa técnica pode ser usada para vender, mas também para produção de novos conteúdos. Contar estórias, é uma maneira de envolver e transmitir um conteúdo de forma criativa e original. Também é proveitoso buscar dados, fatos, curiosidades sobre o tema que você quer transformar em conteúdo. Com essas informações diferentes seu conteúdo se tornará muito mais atrativo.

Tendências, notícia e destaques

Manter um blog sempre atualizado requer que você como criador de conteúdo esteja sempre antenado com o que acontece em relação a área em que o seu negócio está inserido. Então observe com atenção as tendencias, notícias associadas e dê destaque ao que estiver em evidência.

Atualize o conteúdo já publicado

Com pouco tempo um conteúdo já pode se tornar datado, desatualizado, e os links posicionados no seu conteúdo podem estar quebrados ou apresentar qualquer outro problema. Essas características podem prejudicar o seu blog fazendo com que os visitantes criem uma imagem ruim do seu negócio. Então após algum tempo, volte nos posts já publicados e os atualize.

Conclusão

Em suma, já fazem anos que os blogs são ferramentas poderosíssimas para gerar um alto grau de engajamento com os visitantes de um site, além de atrair potenciais clientes em uma estratégia de marketing de conteúdo e inbound marketing.
Enquanto os clientes acompanham os conteúdos do seu blog, você está no imaginário deles. No momento que eles decidirem fazer uma compra, é da sua empresa que eles vão se lembrar. Então faça um bom trabalho de blog que você estabelecerá sua marca de forma predominante com um crescimento palpável de conversões.

Mas Blog não é o único item que você deve se debruçar quando se pensa em aumentar as conversões na internet, esse foi o último post da nossa série de artigos com o intuito de mostrar motivos pelo qual o seu site não é performático. Na semana passada apresentamos o quarto motivo, se você perdeu fique à vontade para conferir.

Growth marketing

Se você precisa dar mais visibilidade para seu site, gerar mais leads e clientes. Fale Conosco. 

A mentalidade Growth Hacking está no DNA das nossas ações de marketing digital.

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.

Rolar para cima

Deixe seus dados que entraremos em contato