Como fazer growth hacking em redes sociais

A ideia do growth hacking é tentar novas táticas, analisar e refinar dados e, iterar. Com a mídia social, você pode compartilhar nas diferentes redes e revisar suas taxas de cliques para entender como está melhorando o tráfego. O growth hacking em redes sociais pode lhe ajudar muito a potencializar seu negócio de forma eficaz. Nesse sentido,  ampliando a visibilidade da sua marca e aumentando as vendas através do Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest, YouTube e outras plataformas sociais populares.
Growth hacking em redes sociais (1)

O que é Growth Hacking no Marketing Digital?

Growth hacking é uma técnica de marketing usada por startups, profissionais de marketing digital e empreendedores para aumentar o crescimento de seus negócios. Todos nós já ouvimos histórias sobre o sucesso da noite para o dia de algumas startups de tecnologia que se tornaram empresas multibilionárias em apenas alguns anos. No entanto, de alguma forma, quase todas as startups de sucesso conseguiram ganhar força rapidamente graças ao  fenômeno que ficou conhecido como ‘growth hacking’.

As melhores técnicas de growth hacking em redes sociais

O crescimento geralmente está ligado às vendas, mas outras métricas também são importantes. Por exemplo, se você está obtendo mais seguidores nas redes sociais, coletando mais endereços de e-mail e obtendo mais comentários em seu blog, sua empresa está crescendo de maneiras diferentes.
Vamos dar uma olhada em algumas das principais estratégias para growth hacking em redes sociais. Você pode começar por qualquer uma delas ainda hoje.

1. Encontre plataformas de mídia social que seus concorrentes não estão usando

growth hacking em redes sociais
Se você estiver em um setor competitivo, talvez não consiga dominar o Instagram ou o TikTok. Logo considere procurar por redes sociais menores. O Pinterest, por exemplo é uma plataforma perfeita para muitas pequenas e médias empresas. Confira o exemplo da Mimoo Toys.

Mimoo Toys no Pinterest

A Mimoo Toys é uma loja online brasileira de brinquedos para crianças. Ela foi fundada pela estilista Branca Polegato. Ela trabalhou como estilista em São Paulo de 1997 a 2013.  Até que um dia ela decidiu engravidar e se mudar para o interior para ter mais qualidade de vida e fazer algo diferente. Confira o depoimento dela disponível na página do Pinterest.
“Durante esse período, o Pinterest foi decisivo para me ajudar a escolher um novo negócio. Nas minhas aulas de criatividade, aprendi a selecionar e guardar referências de inspiração para apoiar meu trabalho com a ajuda de um notebook. Naquela época, eu também estava acostumada a fazer pesquisas em revistas e sites internacionais. Quando descobri o Pinterest, adorei poder organizar minhas ideias e inspirações nas pastas, que podiam ser compartilhadas com outras pessoas que tinham o mesmo interesse. Quando decidi mudar de vida, as pesquisas no Pinterest eram como uma bússola. Afinal, tudo estava lá: os lugares que eu queria conhecer, o estilo que eu queria seguir, as lojas que eu sonhava visitar… Assim, foi fácil encontrar meu novo caminho!”

Reddit, Profit.ly e The Dots são exemplos de sucesso em certos nichos

A maior parte do público das plataformas sociais mais difundidas não fazem ideia da existência da Reddit, Profit.ly e The Dots. Todavia elas são exemplos de sucesso em certos nichos.
O Reddit é muito utilizado por nativos digitais, profissionais de tecnologia, marketing, finanças, criptoeconomia, entre outros setores. Ele ganhou muita fama em 2021 quando um grupo de pessoas em um fórum do Reddit se uniu para aumentar o valor das ações da GameStop.
O objetivo dos participantes do fórum era fazer com que as ações de empresas que tivessem sofrido nos últimos anos se valorizassem novamente. Entre as escolhidas estavam a BlackBerry, a Macy’s e a AMC. Contudo a GameStop foi a empresa que eles mais conseguiram valorizar. Suas ações subiram mais de 750% em janeiro  de 2021.
Se você acha que o Reddit é muito de nicho confira então o Profit.ly para corretores de ações ou o The Dots para criativos.
Quando você pode dominar uma plataforma de mídia social sobre seus concorrentes, você tem acesso irrestrito ao seu público. Além disso, você pode canalizar o tráfego do seu site para a plataforma social e vice-versa, criando um ambiente agradável para fazer bom uso do seu público.
Existem muitas maneiras de abordar esse hack de crescimento. Talvez você tenha ouvido os membros do seu público falando sobre um site, então você o investiga. Aí você começa a postar. Antes que você perceba, você tem uma base e um canal de interação com seu público.

2. Faça parceria com outra empresa para compartilhar públicos

Parceria growth hacking
Falando em público, as parcerias são os heróis desconhecidos do mundo do growth hacking de redes sociais. Se sua marca tem um público de 50.000 seguidores e outra marca, em uma área relacionada, tem outros 50.000 seguidores, há uma oportunidade a ser explorada. Nesse sentido, você pode trabalhar em conjunto com ela para alcançar 100.000 seguidores para as duas marcas.
Não se trata de procurar por um concorrente direto. Em vez disso, concentre-se em encontrar um negócio que complemente o seu. Por exemplo, talvez você venda comida caseira para animais de estimação. Você pode fazer parceria com uma empresa que vende brinquedos para animais de estimação.
Prepare-se com ideias e formas de combinar seu público de maneira orgânica com o seu parceiro. Como marcando um ao outro nas mídias sociais, oferecendo pacotes de produtos que combinam seus produtos ou até mesmo algo tão simples como fazer postagens cruzadas nos respectivos sites das duas empresas.

3. Recompense seus seguidores

recompensas
Brindes são uma maneira testada e comprovada de fazer com que as pessoas se interessem pela sua marca – e rápido.
Um sorteio nas redes sociais, bem anunciado,  pode ser uma ótima opção. Divulgue em tantos lugares quanto possível para angariar participação. Você também pode recompensar as pessoas por compartilhar sua oferta com seus amigos.
Ou talvez você ofereça algo especial com cada participação de seus seguidores. Como por exemplo, as marcas podem oferecer aos seus clientes online que compartilhem seu conteúdo nas redes sociais e ganhem um cupom de desconto como recompensa. Isso ajudará os proprietários de marcas a aumentar o reconhecimento de seus produtos/serviços, e seus clientes influentes que concordaram em compartilhar conteúdo de mídia social para eles também comprarão para utilizar seus cupons. Mas a solução não se resume apenas a cupons, brindes gratuitos como e-books, whitepapers, templates, ferramentas, também são otimas formas de recompensar seus seguidores.

4. Participe de pequenos eventos locais

evento
Um verdadeiro growth hacker de redes sociais não elimina nenhum caminho potencial que possa levá-lo a um objetivo. Isso inclui ficar offline para incentivar o crescimento.
Se você tiver pequenos eventos relacionados a nichos em sua área (ou mesmo fora da cidade) considere participar. Você pode ir como convidado ou reservar um estande para o seu negócio.
Conhecer pessoas ao vivo, apertar suas mãos e perguntar sobre suas necessidades pode torná-lo uma solução ainda mais adequada para seus seguidores. Além disso, tornará suas redes sociais muito mais visíveis para quem ainda não te segue e está no evento.

5. Teste

testes de growth hacking

Uma abordagem orientada a testes minimiza surpresas desagradáveis, ajuda você a escalar mais rapidamente, facilita o processo de aprovação e refina sua estratégia.

O teste é extremamente importante no marketing de mídias sociais. Nas redes sociais pagas, é uma prática recomendada testar vários criativos e diferentes versões de chamadas e textos antes de lançar a campanha publicitária para todo o mercado-alvo.
Para isso é importante conhecer as principais fontes de dados disponíveis no mercado. O Meta Business, por exemplo, permite que você faça testes A/Bs e obtenha dados detalhados sobre o resultado de cada campanha. Em suma, o growth hacking em redes sociais busca direcionar o foco para aquilo que está dando certo e entender o que não deu.

6. Interaja

interagindo redes sociais
Hoje, você pode construir influência muito mais rápido concentrando-se em um nicho e ficando online. Quer você se concentre em blogs de orientações para SEO ou em redes sociais, focar em um público restrito o levará mais longe, mais rápido. Na internet, é eficaz tornar-se relevante dentro de uma área de especialização cuidadosamente selecionada, um tópico específico.
Esta abordagem de interação e foco vai te ajudar em duas áreas. Nas redes sociais, ao estar em um canal mais de nicho ajudará você a obter compartilhamentos de um público principal quando você postar algo novo e dar à sua postagem um impulso crítico desde o início. Em SEO, os backlinks de sites relevantes servirão como fortes sinais para os mecanismos de pesquisa, mesmo quando os sites vinculados forem um pouco pequenos.
Além de tirar dúvidas, você pode dar sugestões ou dar sua opinião sobre um determinado produto ou serviço. Faça com que seja interessante para outras pessoas se comunicarem com você e oferecerem suas perspectivas.

7. Hackeie as hashtags

encontrar hashtag
Por uma questão de descoberta de conteúdo, as palavras-chave são muito parecidas com as hashtags. Ambas funcionam como frequências de rádio – assim que você souber onde sintonizar, encontrará seu conteúdo favorito. Com uma bela diferença a nosso favor, profissionais de marketing digital – com hashtags e palavras-chave, você também pode transmitir.
Aprofunde-se no Instagram, Twitter ou LinkedIn e com certeza irá preferir hashtags que têm menor alcance, mas taxas de engajamento mais altas. Essas tags devem estar no arsenal do growth hacking em redes sociais.

8. Crie uma identidade de marca forte

Growth hacking em redes sociais
Naturalmente, é difícil falar sobre sua marca se você não criar uma que seja impressionante. Por isso, é importante destacar sua marca. A marca que você representa deve repercutir em suas postagens. Portanto, você precisa escolher um visual predominante para sua marca, incluindo gráficos atraentes e fontes legíveis.
As pessoas se relacionam com marcas que têm uma personalidade forte. No entanto, para transmitir esse tipo de impacto, você precisa fazer seu logotipo para que seja simples de lembrar. Combine um ícone e um texto diretamente relacionado ao seu negócio. Você também precisa adicionar um slogan e escolher um esquema de cores.

Concluindo o growth hacking de redes sociais

Se você quer aprender growth hacking de redes sociais, primeiro pense no que sua empresa precisa. Então, depois de tentar muitas coisas diferentes e provavelmente falhar em algumas delas, você poderá decidir o que funciona melhor para você. Mas se for mais fácil para você começar do zero, tente usar as mídias sociais para começar, pois hoje em dia é uma das maneiras mais eficazes de direcionar tráfego para seu site e conquistar novos clientes.

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.

Rolar para cima

Deixe seus dados que entraremos em contato