O que são backlinks e como eles atraem visitantes para seu site

A princípio, para você aumentar a geração de leads, clientes e negócios no seu site é essencial fazer com que ele receba cada vez mais visitantes. Um dos processos mais usadas para atingir este objetivo é investir em estratégias de backlinks.
site de compra - backlink

O que são backlinks?

De antemão, backlinks são links que direcionam um site para outro. Logo, quando um site recebe uma quantidade considerável de backlinks de diversos sites,  mecanismos de pesquisa como o Google o ranqueiam melhor nas buscas. Dessa forma gerando cada vez mais visitas orgânicas para o site. Como resultado isso pode representar diretamente uma probabilidade maior de geração de leads e conversões. Por isso, a conquista de novos backlinks é uma estratégia fundamental para SEO.

Primordialmente os mecanismos de pesquisa compreendem os backlinks como um indicador, ou seja, se um outro site usou uma página sua como referência te apontando por meio de um link, isso sinaliza que seu conteúdo tem qualidade e se destaca dos demais. Desta forma, quanto mais destes links seu site receber ele ganha pontos de autoridade e consequentemente quanto maior essa autoridade for maior também será a chance de ser bem ranqueado nas buscas orgânicas.

Como surgiu a importância dos backlinks

A importância dos backlinks está ligada ao resultado de um conceito inovador desenvolvido pelos fundadores do Google, chamado de classificação ponderada. Larry Page, um dos fundadores do Google, imaginou que um mecanismo de busca na Internet poderia classificar links com base no conceito de classificação ponderada.
Em síntese, a classificação ponderada examina a frequência com que outras páginas se vinculam a um site ou a uma página específica em no site. Com a ajuda da cabeça de matemático do Sergey Brin, outro fundador do Google, a ideia se transformou no PageRank, o algoritmo fundamental da Pesquisa do Google.
Como consequência, larry page e  Sergey Brin criaram um sistema de classificação que premia backlinks originados de fontes com autoridade e penaliza aqueles que não o possuem. Além disso, eles escreveram e apresentaram um artigo para a Universidade de Stanford que introduziu o tema  backlinks, no mundo da pesquisa, na altura, comparando-o com citações de fontes em trabalhos acadêmicos.
Portanto backlinks são a base do Google PageRank até hoje. O mesmo principio é utilizado também pelos demais mecanismos de busca e é o principal responsável por muitas das regras que ditam as estratégias de SEO atualmente.
Growth marketing

Se você precisa dar mais visibilidade para seu site, gerar mais leads e clientes. Fale Conosco. 

A mentalidade Growth Hacking está no DNA das nossas ações de marketing digital.

Crie uma estratégia de backlinks para o seu site

Agora você já sabe que os backlinks funcionam como  referências ou menções ao seu site. Portanto se ele é “bem-visto” pelo Google a tendência é que os usuários confiem mais nele. Contudo, não é apenas na questão da autoridade das suas páginas que os backlinks tem influência direta. Eles também impactam na aquisição de tráfego de referência (referral); no fortalecimento da sua marca (brand awareness) e na construção do relacionamento com o seu cliente.
Apesar disso é importante frisar que nem todos os backlinks são benéficos para o seu site. Em outras palavras alguns deles podem ser tóxicos. Os Backlinks tóxicos são links de sites que podem enfraquecer todo o seu trabalho de SEO. Como consequência seu site será penalizado com  menos visitantes orgânicos, diminuirá  a quantidade de visitantes e  leads que poderiam se transformar em novas conversões. A seguir apresentaremos algumas características que você tem que ter em mente para ter apenas bons  backlinks em seu site.

Seu site precisa de bons backlinks

Em suma, para sua estratégia de backlinks ter êxito é necessário identificar quais são as características de um bom backlink para não ter os tóxicos atrapalhando o seu site. As principais características de backlinks saudáveis são:
site de compra - backlink2

Autoridade

De antemão, no momento em que você recebe um backlink de um site que tem uma boa autoridade, ou seja, um site que também já recebeu backlinks de outros sites de qualidade, você consequentemente acaba recebendo parte dessa autoridade. Os mecanismos de busca, como o Google, prezam muito por sites que transmitem uma boa reputação. Os backlinks que são atribuídos por sites com autoridade são conhecidos como backlinks de alta qualidade. Portanto, eles ajudam a atingir esse objetivo de aumentar a autoridade do seu site proporcionando um resultado cada  vez mais positivo nas pesquisas orgânicas assim como uma boa reputação.

Links naturais

Outro fator característico essencial está relacionado com a intenção do link, mais especificamente a naturalidade do backlink. Ou seja, o uso daquele link precisa estar no contexto do conteúdo apresentado.
Nesse sentido, por exemplo, não há qualquer razão que justifique um backlink para uma ração para gatos dentro de um site médico ou jurídico.  Logo, se o usuário ou o Google percebem que há backlinks que redirecionam para o seu site, gerados de forma inadequada, ele perde credibilidade.

Texto âncora

As vezes desprezado, o texto âncora é também um fator muito importante para a qualidade dos backlinks para seu site. Geralmente os backlinks ficam embutidos em uma palavra-chave ou frase dentro do corpo da página, esse texto com link é chamado de texto âncora. O ideal é que o texto âncora seja sucinto e que faça sentido tanto para o conteúdo do site que contém o link e do site que receberá. Além disso o texto também precisa deixar claro qual é o tema da página que a pessoa será direcionada, com o intuito de não surpreender negativamente o usuário.
Uma recomendação importante e que não é tão falada é de que se você receber diversos backlinks que contiverem o mesmo texto âncora, o Google entenderá que você não está trabalhando com backlinks de forma natural. Como resultado  você perderá credibilidade. Uma saída para isto é explorar variações do texto âncora sem perder sua essência.

Posição dos backlinks na página

Além disso outra característica fundamental é a posição em que os backlinks aparecem na página. Dessa forma, dependendo de como são posicionados na página a autoridade que seu site receberá é diferente. Portanto, quando os backlinks estão posicionados nos primeiros parágrafos do conteúdo de uma página eles são interpretados como mais relevantes.

Mercado

Por fim os backlinks que você deve focar em receber devem vir de sites de empresas que atuam em um mercado que faça mais sentido em relação ao seu e que transmitam relevância. Não necessariamente é preciso que venha do mesmo ramo do seu negócio, mas é interessante que os direcionamentos sejam emitidos de áreas correlatas. Caso contrário o usuário ficará perdido ao entrar no seu site e você perderá possíveis clientes, então fique atento.

7 orientações para seu site conquistar novos Backlinks

Agora que você sabe como identificar backlinks saudáveis e que devem ser priorizados na sua estratégia, partiremos agora para algumas dicas muito relevantes para que você consiga conquistar novos links apontando para o seu site, e que como foi citado ao longo deste artigo, será de grande valia para que você atinja novos clientes e consolide seu site no seu setor de atuação. Á princípio existem diversas sugestões do que se fazer durante o processo de conseguir backlinks, entre as mais recomendadas estão as que relacionamos a seguir.
Wedoiti - backlink3

Crie conteúdo interessante

Uma dica que pode parecer obvia, mas tem que ser ressaltada e levada em consideração em sua estratégia de backlinks é relacionada a criação de conteúdo. Quando você cria um artigo, post ou qualquer outra forma de conteúdo para o usuário e esse conteúdo tem qualidade, ou seja, ele oferece algo novo e interessante sendo feito com cuidado, automaticamente atrairá outras páginas que poderão gerar um novo backlink para o seu site. Dessa forma  referenciando seu site e ajudando você a conquistar mais público com uma classificação melhor pelos mecanismos de pesquisa como já dito anteriormente.

Faça guest blogging

Definitivamente uma das estratégias mais populares para conquistar novos backlinks é o guest post. Basicamente o guest post consiste em produzir um conteúdo como convidado para um blog durante uma parceria. Ela pode funcionar de diversas maneiras, depende do que é combinado entre ambas as partes. Geralmente são trocas, você envia um backlinks e também recebe. Um aspecto essencial é escolher muito bem o site que você firmará essa parceria, encontre bons parceiros e consequentemente você terá bons backlinks.

Descubra se mencionaram o seu site

Um método simples e muito eficaz para conquistar novos backlinks se encontra no monitoramento das menções ao nome da sua marca em sites pela internet. Se um site citou o nome da sua marca em algum conteúdo você pode descobrir isso por meio de uma ferramenta gratuita do Google. Para isso, basta você acessar o Google Alerts e criar um alerta para toda vez que o nome da sua empresa for citado na internet. Em seguida quando você receber um aviso de que citaram o seu site, entre em contato com a empresa e solicite que eles criem um backlink para o conteúdo citado. Você também pode negociar com o intuito de conseguir uma nova parceria e garantir futuros backlinks.

Arrume links quebrados

 Os links quebrados geralmente são resultados de páginas que foram tiradas do ar por algum site ou que estão quebradas por conta de algum erro, como o 404. Existem diversas ferramentas que vão fazer você encontrar esses links quebrados, como o Ahrefs, Screaming frog e o Check my links, falaremos com mais detalhes sobre estas ferramentas na parte final deste artigo. Quando você encontrar um link quebrado em algum site você pode oferecer um conteúdo para repor aquela página quebrada ou oferecer uma substituição do link. Isso ajudará o site em questão, e como retribuição você pode inserir backlinks para o seu site.

Ajude um jornalista

Para efetivar esse método você deve estar presente e disponível em comunidades e canais que jornalistas acessam e solicitam fontes. Existem algumas plataformas especificas para suprir essa necessidade, além de você ter fácil acesso a comunidades em redes sociais que os jornalistas trocam informações. Basicamente o método consiste em ajudar os jornalistas que procuram citações, existem diversos deles trabalhando com pesquisas em diversas áreas diferentes, então você deve encontrar uma solicitação de algum jornalista em você tenha algum conteúdo que seja relevante para ele usar como fonte, deste modo você oferece seu conteúdo em troca da citação, sendo uma ótima maneira de construir links de qualidade.

Faça depoimentos

Assim também existe a possibilidade de conseguir backlinks fazendo depoimentos. Basicamente para colocar em prática este método você precisa pensar nos serviços e produtos que usa. Logo depois escreva um depoimento completo falando sobre a experiencia de usufruir daquele serviço ou produto, além de compartilhar com ele a permissão para que publiquem o depoimento no site do serviço ou produto. Geralmente o site que receber o depoimento ficará feliz em usá-lo e existe uma grande possibilidade de incluírem um link para o seu site como um crédito.

Não compre backlinks

Por fim e não menos importante, tenha sempre em mente que nunca é uma boa opção comprar backlinks. Por mais que a proposta que te oferecerem para a compra pareça interessante, o que falamos anteriormente sobre naturalidade dos backlinks pesa muito mais. Os mecanismos de pesquisa com seus sistemas automatizados em algum momento vão descobrir que os backlinks foram comprado e seu site será penalizado ranqueando pior nas buscas.

As principais ferramentas para trabalhar com backlinks

Definitivamente para que você consiga efetivar toda a sua estratégia de backlinks é imprescindível que você utilize as ferramentas certas. Segue abaixo algumas indicações de ferramentas que vão fazer você ter mais conversões no seu site, se destacando dos concorrentes.

SEMrush

Uma das principais ferramentas é a SEMrush. Ela se destaca em especial pelas funcionalidades como a análise de concorrência, pesquisa de palavras-chave e melhorias de SEO, sendo uma excelente opção para quem só pode adquirir uma única ferramenta para suprir diversas funções. Sendo muito útil para corrigir links quebrados no seu site. Além disso, possibilita encontrar links quebrados no site de potenciais parceiros do mercado. Por meio dele também é possível identificar quais são as suas páginas que mais recebem backlinks e quais precisam ser priorizadas, quais são os sites que mais fazem links para o seu site de compra e quais os textos âncora mais são apontados para o seu, que são informações vitais para a sua estratégia.
semrush

Ahrefs

O Ahrefs é apontado por muitos profissionais do marketing como sendo uma das ferramentas mais completas do mercado no quesito backlinks. A ferramenta em questão avalia os links do seu domínio, notifica os links perdidos e recebidos, avalia o seu perfil de backlinks, faz auditoria dos links e tudo que você precisa saber sobre o seu site. Além disso a ferramenta se faz extremamente necessária para várias estratégias de aquisição de backlinks.
Wedoiti - ahrefs

Conclusão

Em síntese os backlinks contribuem com o melhor posicionamento orgânico do seu site nos mecanismos de busca. Em outras palavras, eles ajudam o seu conteúdo a aparecer no topo dos resultados do Google. Além disso, consequentemente o fluxo de visitas das suas páginas aumenta, o que pode resultar em uma maior quantidade de visitas, leads, clientes e conversões para o seu site.
Quanto mais backlinks o seu site possuir na internet, maior as chances de conseguir ainda mais links. Contudo é importante se atentar à qualidade e diversidade deles. Melhor que receber 10 links de um único domínio é receber 2 links de 5 domínios diferentes.
Mas voce não deve se debruçar somente em  backlinks quando se pensa em vender mais na internet.  Na semana que vem confira aqui em nosso blog o terceiro motivo pelo qual o seu site não é performático. Na semana passada apresentamos o primeiro motivo, se você perdeu fique à vontade para conferir.

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.

Rolar para cima

Deixe seus dados que entraremos em contato